quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Resumo do dia

Menos da metade dos professores de escolas públicas leem no tempo livre. 
Mais da metade dos alunos do 9° ano querem trabalhar e estudar. 
MEC selecionará regiões em condições de sediar novos cursos de medicina. 
Macmillan investe em portal de videoaulas brasileiro.

Material educativo traz dicas para navegação de crianças e adolescentes na web

(...) Para os educadores interessados em tratar do tema em sala de aula, um dos materiais disponíveis são as cartilhas online do movimento Família Segura na Internet. Com uma apresentação gráfica atraente e de fácil leitura, o material é dividido em 4 publicações digitais, disponíveis para download. 
Aprendiz

Lógica exercitada por jogos

Brinquedos simples contribuem ainda com o desenvolvimento do poder de síntese, agilidade, estratégia, noção espacial, concentração, entre outros 
(...) Além dos populares xadrez e cubo mágico, há pelo menos outra centena de jogos que podem ser usados por crianças, jovens e adultos. Eles variam de acordo com a faixa etária e, para ter efeito, precisam ser praticados durante, no mínimo, duas horas semanais por, ao menos, três meses seguidos, segundo o diretor do Super Cérebro, Ricardo Lamas. 
Gazeta do Povo

AC: Ano letivo começa com reajuste na rede privada de ensino

A maioria das escolas da rede privada de ensino em Rio Branco iniciaram as aulas na segunda-feira (4). O ano já começou mais caro, com reajustes que variam de 8 a 10% nas mensalidades. 
G1

Prefeitura de São Paulo mantém contratos com creches denunciadas pelo MP

Apesar de uma proibição do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, decretada em novembro, a prefeitura de São Paulo continua firmando convênios com instituições sociais para que elas ofereçam educação infantil de forma terceirizada na rede pública. Pelo descumprimento, o município poderá pagar multa diária de R$ 50 mil por trabalhador dessas creches. 
Aprendiz

Alunos da rede estadual terão aulas de empreendedorismo em SP

Os alunos da rede estadual de São Paulo terão, a partir deste mês, aulas de empreendedorismo na grade extra-curricular. Em uma parceria entre o governo do Estado e o Sebrae-SP, 1.467 educadores foram preparados para ministrar a disciplina a estudantes que frequentem do sexto ao nono ano do ensino fundamental. 
O Estado de São Paulo

Macmillan investe em portal de videoaulas brasileiro

Veduca recebe aporte de gigante do mercado editorial de olho na nova versão da plataforma 
O portal de educação Veduca, que reúne cerca de 5,3 mil videoaulas de algumas das melhores universidades do mundo, receberá um aporte de R$ 1,5 milhão do grupo editorial Macmillan e dos fundos de investimento Mountain do Brasil e 500 Startups. 
O Estado de São Paulo

Princípios e Direitos

Um grupo formado por 12 especialistas em educação on-line do mundo se reuniu para elaborar uma Declaração de Princípios e Direitos da Educação On-line, dentre eles Sebastian Thrun, da Udacity, e Betsy Corcoran, cofundadora do Edsurge. Durante mais de um mês, eles se debruçaram sobre os limites éticos do ensino virtual, até onde se pode ir e que valores respeitar. Eles produziram um documento, traduzido do EdSurge pelo Porvir, com os 9 direitos e 10 princípios da educação no contexto virtual. 
Porvir

Cartilha orientará atuação de gestor de instituições federais

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, lançaram nesta terça-feira, 5, em Brasília, a cartilha Coletânea de Entendimentos, destinada a orientar gestores de instituições federais de educação superior. A publicação foi elaborada com base em atuações da CGU e na identificação de práticas de gestão bem-sucedidas de diversos segmentos da administração pública federal, 
MEC 
Veja também: 
MEC e CGU lançam cartilha para orientar gestores de instituições federais de ensino superior (Agência Brasil)

Projeto aumenta duração de estágio para advogados e engenheiros

A Câmara analisa projeto que estabelece que não se aplica o prazo de dois anos ao estágio nas áreas de direito e engenharia. O autor, deputado Edmar Arruda (PSC-PR), argumenta que a especialização e o domínio de alguns ofícios requerem mais tempo e que a limitação legal de dois anos não tem se mostrado eficaz no caso dessas duas profissões.
Agência Câmara

Em análise, projeto de combate à violência contra professores

(...) A proposta trata de violência praticada por aluno, seus pais ou responsáveis legais e que cause lesão corporal, dano patrimonial ou morte do docente no exercício da profissão. Escolas deverão instituir mecanismos para solucionar conflitos entre professores e alunos, além de manter equipe multidisciplinar com profissionais das áreas psicossocial e de saúde. 
Agência Senado

Menos da metade dos professores de escolas públicas leem no tempo livre

(...) Mas assim como são capazes de encantar, os professores têm em suas mãos o poder de desencantar, não por intenção, às vezes por desconhecimento. Uma pesquisa feita pelo QEdu: Aprendizado em Foco, uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann., organização sem fins lucrativos voltada para educação, mostra que menos da metade dos professores das escolas públicas brasileiras tem o hábito de ler no tempo livre. 
Terra

Mais da metade dos alunos do 9° ano querem trabalhar e estudar

Começar a ganhar o próprio dinheiro, seja para ajudar a família seja para pagar os próprios gastos, é o desejo de mais da metade (55%) dos estudantes brasileiros que cursam o 9° ano do ensino fundamental. Eles não querem sair da escola, pretendem conciliar as horas de estudo com as jornadas nas empresas. Antes disso, ainda no 5° ano - se abaixo dos 14 anos, proibidos por lei -, 14% dos alunos de escolas públicas já trabalham foram de casa. 
Terra 
Veja também: 
14% dos alunos do 5º ano da rede pública trabalham (Aprendiz)

DF tem a maior incidência de tráfico de drogas próximo às escolas

Pouco mais de um terço (35%) das escolas públicas brasileiras tem tráfico de drogas nas proximidades. Separados os Estados e o Distrito Federal (DF), a proporção sobe. No DF, mais da metade dos estabelecimentos (53,2%), a maior proporção do país, registram a ocorrência de venda e compra de drogas nas redondezas. 
Uol 
Veja também: 
Tráfico de drogas está perto de 35% das escolas públicas brasileiras (iG)

Meninas apresentam melhor desempenho em teste de ciências

Em exame da OCDE aplicado para jovens de 65 países, elas tiveram notas mais altas que os garotos 
Em um teste de ciências promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizado por jovens de 15 anos em 65 países desenvolvidos, as meninas tiveram melhor desempenho que os garotos na maioria dos lugares. Nos Estados Unidos, na maior parte dos países da Europa Ocidental e da América do Sul, no entanto, isso não aconteceu. 
Globo Online

Ação para proibir livro paradidático

Um livro que fala sobre amor, sexo, masturbação e métodos contraceptivos para pré-adolescentes entre 9 e 14 anos tem causado polêmica entre pais e movimentos religiosos no Distrito Federal. A obra Aparelho sexual e Cia., da autora francesa Hèléne Bruller, desencadeou uma petição pública com mais de 700 pedidos de revogação imediata da indicação do livro às Escolas do Brasil. 
Todos pela Educação

Busca por cursos de idiomas aumenta em sedes da Copa

Nas cidades que vão sediar os jogos da Copa das Confederações e do Mundial, aumentou a procura por cursos de idiomas. 
Bom Dia Brasil

Interesse de estrangeiros em estudar no Brasil é crescente

A cada ano, o Brasil atrai jovens estrangeiros que vêm estudar aqui. O interesse dos estudantes espanhóis pelas escolas brasileiras foi o que mais cresceu. 
Jornal da Globo

MP denuncia 72 alunos da USP por formação de quadrilha

O Ministério Público denunciou, nesta terça-feira (5), 72 estudantes da Universidade de São Paulo pela ocupação da reitoria da instituição. A confusão aconteceu em novembro de 2011, depois que os jovens protestaram contra a presença da Polícia Militar dentro do campus da USP. 
Uol

Alunos da PUC-SP arrancam arame farpado e o 'devolve' à reitora

Na noite desta segunda-feira, 4, os alunos da PUC-SP retiraram o arame farpado que havia sido instalado sobre um dos portões de acesso ao câmpus de Perdizes, zona oeste da capital. Em comunicado aberto à reitora Anna Cintra, os estudantes afirmam ter ficado "lisongeados" (sic) com a preocupação com a segurança da comunidade, mas alegam que não precisam desse tipo de proteção. Depois de arrancado, o arame foi colocado em frente à entrada principal da reitoria. 
O Estado de São Paulo

Estudantes fecham rodovia no RS contra falta de professores na Unipampa

(...) Os alunos, em sua maioria do curso de medicina veterinária, protestaram contra a falta de professores e outros problemas de estrutura no campus de Uruguaiana. Segundo os estudantes, faltam atualmente 17 docentes de veterinária – seriam apenas 13 professores para lecionar 52 disciplinas. A Unipampa afirma que o curso tem 16 professores efetivos e um temporário. 
Uol

Colégios fazem diamantes com cabelo de calouros

Os colégios da Rede Marista estão preparando uma homenagem pra lá de curiosa aos alunos que passaram no vestibular. Os calouros foram convidados a participar do projeto “Formando Cidadãos Brilhantes”, que consiste na confecção de um diamante feito a partir de seus fios de cabelos. A joia será presenteada a uma instituição ou personalidade que de alguma forma tenha contribuído para a transformação social da comunidade durante o ano passado. 
O Estado de São Paulo

Argentina apresenta hoje plano para formação de professores

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o ministro da Educação, Alberto Sileoni, vão apresentar nesta terça, dia 5, o Plano Nacional de Educação e Formação de Professores para o período que vai até 2016. O planejamento prioriza a formação dos docentes, principalmente no que tange à inclusão e igualdade. A apresentação inclui ainda um debate com especialistas em educação nos diversos níveis de ensino: básico, fundamental e superior. Na quarta-feira, a discussão será conduzida em âmbito técnico. 
Terra

MEC selecionará regiões em condições de sediar novos cursos de medicina

A partir deste ano, novos cursos de medicina serão abertos somente com a publicação de editais de chamamento público do Ministério da Educação. Com base em levantamento do governo federal, serão selecionados municípios que tenham condições de receber os cursos. O anúncio foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante, nesta terça-feira, 5, em Brasília. 
MEC 
Veja também: 
MEC diz ter 70 pedidos de abertura de novos cursos de medicina (G1) 
'O balcão fechou', diz Mercadante sobre faculdades de medicina (Globo Online) 
Médicos apoiam regras para cursos de medicina (Folha de São Paulo)

Justiça fecha faculdade no Pará por falta de credenciamento

Os cursos de graduação da Faculdade de Ensino do Estado do Pará (Fatespa) foram suspensos por decisão da Justiça Federal. Novas matrículas de alunos, assim como publicidade sobre os cursos, também foram impedidos. Mais uma faculdade é fechada no Pará por falta de credenciamento. Com essa decisão, já chega a 11 o número de instituições fechadas nos últimos dois anos no Pará por não terem autorização do Ministério da Educação (MEC) para promover cursos superiores. 
Terra

Operações do Banco do Brasil com Fies atingem R$ 9 bi

O Banco do Brasil informou nesta terça-feira que o volume de operações com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) atingiu a marca de R$ 9 bilhões. No total, de acordo com a instituição, são 253 mil estudantes atendidos. Apenas em janeiro, foram realizadas 21.820 operações no BB, um aumento de 50% em relação ao primeiro mês de 2012. 
Estado de Minas