segunda-feira, 27 de março de 2017

Notícias de Educação - 27/mar/2017


Na Sala de Aula

Como a sala de aula pode enfrentar a onda de notícias falsas
É preciso mudar a chave e assumir um novo papel. “Eles [pais e professores] devem ser menos uma fonte de saber para a criança e mais mentores e parceiros em um processo colaborativo e de investigação”. "É ter outra atitude educativa, que não é de transmissão e memorização de conteúdos clássicos, mas sim dialética, a partir da relação do sujeito com o contexto para incorporar novos conhecimentos e entender o mundo em que ele vive”. Uma ponte para esse tipo de compreensão pode vir de atividades e desafios em sala de aula com a edição verbetes da Wikipedia, que proporcionaram a integração de conhecimentos. (Gazeta do Povo)

Vamos à neuróbica: ginástica cerebral é importante para manter mente ativa e saudável
Bíceps, tríceps, pernas, abdômen e... cérebro. Isso mesmo, cérebro! Mais do que passar horas e horas exercitando somente o corpo, é preciso malhar também a mente. Responsável pelo aprendizado, pela memória e concentração, o cérebro funciona como uma poupança: quanto mais cheio, mais “rico”. Para evitar atrofia ou pane, recorra o quanto antes à neuróbica. (Hoje em Dia)

Educação executiva: tecnologias digitais impactam a aprendizagem
  • Hoje as tecnologias digitais provocam cada vez mais impacto nas formas de aprendizagem e no mercado do trabalho, que passa por sua maior transformação desde a Revolução Industrial. A academia trabalha em um ambiente de elevada incerteza. O aluno sai da Universidade e depois de quatro, cinco anos poderá estar trabalhando em algo que ainda não existia no momento de sua formatura. Mas, como disse o filósofo francês Edgar Morin: "a educação é a 'força do futuro', porque constitui um dos instrumentos mais poderosos para realizar a mudança".
  • (Jornal do Comércio)



Avaliações

Avaliação de estudantes de medicina já tem resultados
  • Os estudantes que participaram da primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), realizada em 2016, já podem consultar seus desempenhos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta feira, 24, os resultados, que também estão acessíveis aos coordenadores de cursos.
  • (MEC)
  • Só 1,9% dos estudantes de medicina tiram nota máxima em nova avaliação nacional
  • (G1)

Inclusão

“A diversidade nas salas favorece o aprendizado”
  • Há quase vinte anos dirigindo o Programa de Formação de Professores da Universidade de Stanford, uma das mais renomadas dos Estados Unidos, e com forte trabalho direcionado à diversidade e equidade na educação, Rachel A. Lotan chama a atenção para o desafio duplo que é ser um aluno imigrante. “Eles precisam aprender o conteúdo curricular e a língua ao mesmo tempo”. A professora diz, no entanto, que uma solução para essa e outras questões de disparidade na escola é tão simples quanto eficaz: a aprendizagem cooperativa, isto é, trabalhos em grupo.
  • (Carta Educação)
Lei de Cotas faz 5 anos com os primeiros alunos do sistema sonhando com o futuro
  • De 2014 para 2015, o número de vagas reservadas nas universidades brasileiras cresceu cerca de 25%. Só no primeiro semestre do ano passado, as universidades e institutos federais brasileiros contavam com mais de 97 mil lugares destinados para a política de cotas, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Quem viveu a experiência de ingressar no ensino superior como cotista garante que a medida não só é importante, como extremamente útil para a sociedade.
  • (Hoje em Dia)
Após verificação, UFF desclassifica 113 candidatos a ocupar vagas de cotistas
  • A pró-reitoria de graduação da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói, na região metropolitana do Rio, declarou 113 candidatos não aptos para ingressar nos cursos de graduação por meio das cotas. Os candidatos faziam parte dos 198 convocados pela Comissão de Aferição da Autodeclaração de Cor/Etnia para entrevista após terem documentos e foto verificados.
  • (Folha de São Paulo)

Leis, políticas e politicagens

CE: Lei pode virar tema de aulas
  • Projeto que torna obrigatório o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha em escolas da rede estadual do Ceará começou a tramitar na Assembleia Legislativa. Segundo a proposta, a ação incluiria ainda outras reflexões sobre o combate à violência contra a mulher, divulgando e estimulando o uso do serviço de disque-denúncia contra casos do tipo.
  • (O Povo)
Justiça suspende novos contratos de temporários na Educação de Goiânia
  • O juiz Fabiano Abel de Aragão Fernandes determinou, por meio de liminar, a suspensão imediata da contratação de servidores temporários na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME). Segundo o magistrado, o chamamento desses funcionários prejudica os candidatos que foram aprovados no concurso público realizado no ano passado e que ainda aguardam a convocação.
  • (G1)

Ensino Superior

Pezão culpa professores por Uerj sem aulas e ameaça cortar salários em 30%
  • O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, defendeu nesta sexta-feira (24) o corte de 30% do salário dos professores e funcionários da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) como forma de pressionar os profissionais que não estão trabalhando a retornar à universidade. Segundo ele, as aulas -- suspensas desde dezembro do ano passado devido à falta de recursos para manutenção do campus e ao atraso no salário de professores e terceirizados --, só não começaram por causa dos professores.
  • (Uol)
  • 'É uma declaração de guerra à Uerj', diz presidente de sindicato sobre decisão de Pezão de cortar 30% de salários
  • (G1)

Profissonais da Educação

Professores podem ter regras diferentes na aposentadoria
  • A decisão do presidente Michel Temer de retirar da reforma da Previdência os servidores municipais e estaduais que têm regime próprio na aposentadoria poderá ampliar as distorções no magistério. Se for adiante como proposto por Temer, a reforma fará com que mais de dois milhões de professores do país convivam com, pelo menos, três regras diferentes para a aposentadoria, a depender se trabalham na rede estadual, privada ou federal.
  • (Gazeta do Povo)
Professores protestam contra reformas de Temer no centro de SP
  • Professores protestaram contra a reforma da Previdência neste sábado, 25, na região central da capital paulista. De acordo com o Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), o ato foi convocado não apenas em oposição à medida do governo federal, mas também contra a medida que institui o regime de previdência complementar para os servidores municipais (Sampaprev), em tramitação na Câmara da cidade.
  • (Exame)

Eventos

Escola de Rio Preto é selecionada para participar de documentário da ONU
  • A igualdade de gêneros é um tema que tem sido bastante discutido na sociedade devido à novas descobertas e preconceitos sofridos. Em São José do Rio Preto (SP), uma escola dá o exemplo ao educar seus alunos com a prática da igualdade entre os sexos e, por isso, foi selecionada para participar de um documentário da Organização das Nações Unidas (ONU), que será exibido em todo o mundo.
  • (G1)

Outras do dia

Sem baby-talking: por que conversar com os bebês é importante
‘Conversar’ com um bebê que ainda não fala pode ser uma tarefa difícil para muita gente. Mas um estudo publicado recentemente na revista especializada The Infancy reforça a importância deste hábito e sugere que conversar com crianças bem pequenas – escutar seus balbucios e responder a eles de forma correta, sem baby-talking, como se fosse realmente uma conversa – beneficia o desenvolvimento da linguagem delas. (Veja)

Cada vez mais colombianos estão sobrequalificados para seus trabalhos
  • Os sites de busca de emprego na Colômbia estão cheios de ofertas. Abundam os anúncios para trabalhos com pouca remuneração, que mal superam o mínimo estabelecido pela lei (aproximadamente 930 reais). Muitos profissionais, com formações acadêmicas que acumulam vários títulos, acabam concorrendo a esses cargos diante da falta de opções que se ajustem às suas capacidades.
  • (El País)