quinta-feira, 27 de abril de 2017

Notícias de Educação - 27/abr/2017


Na Sala de Aula

Suicídio: como falar sobre o ato sem promovê-lo
Abril trouxe notícias sobre suicídios consumados e tentados em diferentes Estados do país, como Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Em alguns casos, a polícia investiga possível relação com um jogo virtual chamado Baleia Azul, que estaria induzindo adolescentes a automutilações e ao suicídio. Os casos reacenderam a discussão sobre como tratar temas polêmicos sem incentivar imitações no mundo real, o chamado "efeito Werther", referência a um livro do século 18 que desencadeou uma onda de suicídios na Europa. (BBC)


Avaliações


Enem 2018 terá mais ênfase em português e matemática, afirma presidente do Inep
A edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá dar mais ênfase às questões das disciplinas de português e matemática, afirmou Maria Inês Fini, presidente do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, em simpósio realizado no Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), em Curitiba, nesta terça-feira (25). Segundo ela, o exame deverá dialogar com o novo ensino médio, em que as únicas disciplinas obrigatórias para os três anos são Matemática e Língua Portuguesa. (Gazeta do Povo)


Gestão de Escola


Projeto social para ensinar eletrônica vira negócio em 1 ano
Amigos de faculdade, uma ideia na cabeça, a vontade de empreender e a missão de ajudar alguém. Muitos são os jovens que sonham em aproveitar as relações nascidas em sala de aula para colocar em prática um projeto, que diante de muita dedicação pode se tornar um negócio de impacto social. Esse foi o caso de Ismael Dias e Pedro Chianca, que estavam no mestrado de engenharia eletrônica na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) no começo de 2016 e, em seguida, começaram a desenvolver um kit para ensinar eletrônica e programação para crianças. Os resultados não poderiam ter vindo mais rápido. (Porvir)

SP: Doria corta cartolina, tinta guache e sulfite e atrasa verba para escolas
  • As escolas municipais de São Paulo, sob responsabilidade do prefeito João Doria (PSDB), não vão receber material escolar de uso coletivo neste semestre, como papel sulfite, tinta guache e cartolina. Além disso, não há previsão de quando chegará nas unidades uma verba extra que poderia ser usada para suprir essa necessidade.
  • (Folha de São Paulo)


Inclusão

Proporção de alunos com deficiência diminui no Ensino Médio e Superior
  • A maior proporção de alunos com deficiência é observada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que tinha 461.519 matrículas em 2016 (ou 3% do total). Mas tanto o percentual como o número absoluto de matrículas caem conforme se avança nas etapas da Educação Básica e até a Educação Superior. Já na Educação Infantil, esse percentual se mantêm estagnado em 0,8% desde 2012, embora em números absolutos a quantidade de matrículas tenha crescido no período – de 59.108 para 69.784.
  • (O Estado de São Paulo)

Leis, políticas e politicagens

TJDFT permite que GDF não cumpra prazos do Plano Distrital de Educação
  • Uma vitória obtida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na Justiça pode significar uma derrota para a população da capital federal. O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) concedeu liminar suspendendo dois artigos do Plano Distrital de Educação (PDE). Um deles, o artigo 3º, estabelecia prazos para o cumprimento de metas que preveem melhorias no ensino público de Brasília. Com a liminar, o GDF fica temporariamente livre de cumprir essas datas.
  • (Metrópoles)

EAD

11 cursos online grátis oferecidos por professores da USP
  • Atualmente há muitas plataformas que oferecem cursos online de qualificação sobre temas variados. Coursera, FutureLearn, Udacity são exemplos de iniciativas internacionais. Do Brasil, uma das mais conhecidas é o Veduca, que tem algumas opções de cursos ministrados por professores da USP.
  • (Exame)

Ensino Superior

STF autoriza universidades públicas a cobrarem pós-graduações
  • O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (26), por 9 votos a 1, que as universidades públicas podem cobrar taxas e mensalidades pelo oferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu, aqueles que possuem caráter de especialização e ao final conferem direito a um certificado, e não a um diploma, como no caso de mestrados e doutorados.
  • (Exame)
MEC suspende tramitação de abertura de curso de tecnologia
  • O Ministério da Educação (MEC) decidiu suspender por 120 dias a tramitação dos pedidos de autorização de cursos superiores de tecnologia em serviços jurídicos e equivalentes. Essa graduação forma tecnólogos após dois ou três anos de estudo e capacita profissionais para atuar como auxiliar em assuntos ligados à Justiça em escritórios de advocacia, cartórios judiciais, empresas e organizações em geral.
  • (Correio Braziliene)
MEC descredencia 32 instituições de educação superior
  • O Ministério da Educação (MEC) descredenciou 32 instituições de educação superior. As decisões foram publicadas hoje (26) no Diário Oficial da União. As instituições têm até 30 dias para apresentar recurso contra a decisão ao Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão consultivo do MEC.
  • (EBC)

Profissonais da Educação

Contra represálias, uma greve de guerrilha
Paralisações são comuns no mundo da Educação. Mas há um setor que nunca para: as escolas particulares. Bem... não parava. Na greve geral prevista para esta sexta-feira, dia 28 de abril, as instituições privadas estão liderando o movimento. O foco é a cidade de São Paulo. (Nova Escola)

  • Planalto monitora greve de 6ª e estuda cortar ponto de servidores
  • (Exame)

  • Mais de 4 milhões de professores devem aderir à greve geral
  • (Carta Educação)
  • Trabalhadores em greve ocupam prédio da Secretaria de Educação em Goiânia
  • (Opção)
  • Vexame! Professores das escolas mais caras de SP param no dia 28
  • (Veja)

Outras do dia

Minsitério determina que PF investigue envolvidos em Baleia-Azul
  • O jogo é praticado em comunidades fechadas de redes sociais como Facebook e Whatsapp e instiga os participantes, em maioria adolescentes, a cumprirem 50 tarefas, sendo que a última delas é o suicídio. De acordo com o Ministério da Justiça, a medida foi tomada após apelos feitos a Serraglio pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e pelos deputados federais Laudívio Carvalho (SD-MG), Carmem Zanoto (PPS-SC), Pollyana Gama (PPS-SP) e Eliziane Gama (PPS-MA).
  • (Exame)
SP: Holiday vira presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Câmara de SP
  • No centro de polêmicas envolvendo a rede de ensino municipal, o vereador Fernando Holiday (DEM), do Movimento Brasil Livre, foi eleito nesta quarta-feira (26) presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal.
  • (R7)