quinta-feira, 18 de maio de 2017

Notícias de Educação - 18/mai/2017


Na Sala de Aula

Ouvir professores, pais e até alunos foi fundamental para a Finlândia ter sucesso com sua nova base
Na escola do futuro finlandesa, os educadores dão foco em aprendizagem significativa e competências holísticas, os alunos têm participação ativa na aprendizagem e são incentivados a buscar caminhos individuais de estudo. Além disso, o ambiente escolar enfatiza as competências sociais e a colaboração. Sua renovação curricular foi iniciada a partir da escuta de vários públicos: educadores, pais, alunos e administradores do sistema. (Nova Escola)

Educação sobre sexualidade e gênero previne violência sexual, diz especialista
  • Ensinar e debater nas escolas sobre sexualidade e gênero, para além dos aspectos biológicos, pode contribuir de forma eficaz para a redução da violência sexual contra crianças e adolescentes. A afirmação é da doutora em educação Maria América Ungaretti, representante no Brasil da Rede Ecpat (sigla em inglês para Fim da Prostituição Infantil, Pornografia Infantil e Tráfico de Crianças para Propósitos Sexuais), uma coalizão de organizações da sociedade civil que trabalha para a eliminação da exploração sexual de crianças e adolescentes.
  • (IstoÉ)

  • Quando a tática do Estado para lidar com a homofobia é a omissão
  • (Carta Educação)

Avaliações

A dois dias do fim do prazo, Enem 2017 recebeu metade do número de inscrições de 2016
  • A dois dias do fim do prazo, a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 4.540.126 inscrições, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 11h desta quinta-feira (17). O número representa praticamente metade (48,9%) do total de inscritos na edição de 2016, quando ocorreram 9.276.328 cadastros.
  • (G1)
  • Enem 2017 não terá o prazo de inscrição prorrogado, diz Inep
  • (G1)
  • Estudantes já podem baixar o aplicativo do Enem
  • (Exame)
  • Pais e professores podem acompanhar Enem 2017 pelo aplicativo
  • (Brasil Escola)

Gestão de Escola

Ministério da Educação suspende ajuste anual do Fundeb para Alagoas
  • A suspensão acontece em virtude de uma ação judicial movida pelo Governo do Estado do Ceará, que pediu a suspensão da portaria 565 publicada pelo o MEC no dia 20 de abril deste ano, que trazia um demonstrativo do reajuste para todos os estados do país.
  • (G1)

Inclusão

Enem: veja como será a prova traduzida em Libras para os surdos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (17), um exemplo de como será a vídeo-prova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a ser oferecida pela primeira vez aos candidatos surdos no Enem 2017. Qualquer pessoa pode acessar o simulado para conhecer o recurso. (G1)


Leis, políticas e politicagens


O Brasil precisa mesmo de um currículo unificado?
Desde abril, o Brasil tem um guia pormenorizado do que espera da educação: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta os conteúdos mínimos que devem ser trabalhados nas escolas em todos o país. Com a implementação da base, que o Ministério da Educação (MEC) espera realizar em dois anos, o texto será referência obrigatória na elaboração dos currículos feita pelas escolas para ensino infantil, fundamental e médio. No entanto, em um país de formação tão diversa como o Brasil, um currículo unificado será mesmo a melhor abordagem? Conceder mais autonomia aos estados não seria mais acertado? (Gazeta do Povo)


Para pensar - artigos e opiniões


O berço do crime e o crime no berço
  • Os estímulos e experiências vividos nessa fase (primeiros seis anos de vida( contribuem para o fortalecimento das sinapses que parecem mais necessárias à adaptação do indivíduo e para o enfraquecimento e eventual poda das sinapses menos utilizadas. Crianças que vivem em permanente estado de tensão tendem a manter ativado seu sistema de alerta e desenvolvem mais lentamente outras capacidades pouco relacionadas à sobrevivência imediata. Este tipo de situação, chamado de estresse tóxico, é tido como um dos principais obstáculos ao desenvolvimento infantil e seus principais fatores de risco podem estar no ambiente familiar e social da criança pequena, tais como agressão e maus-tratos ao bebê, violência doméstica, ambiente excessivamente barulhento e agitado, envolvimento de familiares com álcool e drogas, carência alimentar, entre outros.
  • (Nexo)
Desenvolvimento sustentável e educação
  • A oferta de uma Educação de qualidade passa, necessariamente, pela oferta da Educação Integral.E isso não significa apenas oferecer escolas em tempo integral, como muitos pensam. Pensar em Educação Integral é aterrissar no chão de escola os quatro pilares da Unesco de Jacques Delors: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a conviver. Em outras palavras, significa integrar às habilidades cognitivas as chamadas habilidades socioemocionais, tais como abertura ao novo, colaboração e persistência, entre outras. Felizmente, o Brasil deu um passo importante nessa direção ao inserir de forma explícita na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), dez diretrizes globaisque também tratam dessas habilidades.
  • (IstoÉ)
A boa educação sempre faz a diferença
  • O Brasil não pode abrir mão de uma boa educação. Todo os grandes planos para o setor lançados nos últimos governos ficaram pela metade, não atingiram os objetivos esperados, o que é péssimo. Para reduzir as enormes desigualdades sociais que nos envergonham, não basta apenas crescimento econômico. É preciso um amplo processo de educação de qualidade para que possamos acumular riquezas. Sem isso, estaremos condenados a ser um país de renda média, com grande abismo entre ricos e pobres.
  • (Correio Braaziliense)

Pesquisas e Estatísticas

De 40 mil entrevistados de todo o mundo, só 3,4% afirmam estudar português
  • Numa pesquisa realizada pela Babbel com 40 mil pessoas de todo o mundo, apenas 3.4% afirmaram estudar português – o que revela o baixo poder de influência da língua no mundo, apesar de ser vista com grande simpatia. Ainda assim, a língua portuguesa é a sexta mais falada (considerando apenas os falantes nativos).
  • (Estudo Prático)

Ensino Superior

Professores e funcionários da Uerj acampam em frente ao Palácio Guanabara
  • Um grupo de professores, funcionários e estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) montaram barracas de acampamento em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, na noite desta terça-feira (16). Os protesto pede um retorno sobre pagamento de salários e bolsas atrasados.
  • (G1)
Ministro da Educação descarta alunos de graduação no Ciência sem Fronteiras
  • As comissões de Educação e de Fiscalização Financeira e Controle realizaram nesta quarta-feira (17) uma audiência pública com o ministro da Educação, Mendonça Filho. Ele apresentou as diretrizes e prioridades para este ano. O programa Ciência sem Fronteiras permanecerá com foco apenas na pós-graduação, com 5 mil bolsas em 2017.
  • (Câmara)

Profissonais da Educação

Ministro diz ser contra terceirização de professores e a favor da aposentadoria especial
  • O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), afirmou nesta quarta-feira (17), em audiência na Câmara dos Deputados, que é contra a terceirização de professores e é a favor de regime especial de aposentadoria para docentes.
  • (G1)

Eventos

Comissão de Educação analisa experiência inédita de Londrina
  • A secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, é a convidada do próximo ciclo de palestras Educação em Debate. Maria Tereza foi escolhida secretária de Educação em processo de seleção nacional inédito no País, realizado pela prefeitura após sugestão do presidente da Frente da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), que é morador da cidade.
  • (Câmara)