sexta-feira, 19 de maio de 2017

Notícias de Educação - 19/mai/2017


Na Sala de Aula

E agora? 9 dicas para debater a crise do governo Temer nas aulas
Poucos dias após ter completado um ano, o governo do presidente Michel Temer é abalado por denúncias de corrupção. Seja em casa, na escola ou nas redes sociais, estudantes têm contato com informações vindas de diferentes fontes, que nem sempre são confiáveis. Para apoiar o professor a organizar o debate e facilitar o entendimento do noticiário por parte dos alunos, o Porvir passou a tarde desta quinta-feira garimpando sugestões de atividades para serem trabalhadas em sala de aula. (Porvir)

CE: Escola municipal recebe primeira sala de inovação tecnológica do País
  • Ferramentas digitais para possibilitar novas dinâmicas em sala de aula e facilitar a aprendizagem dos alunos, além de propiciar maior conhecimento prático. A inovação vai ser oportunizada aos alunos da Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, no bairro Floresta, primeira escola pública do País a receber o equipamento. A iniciativa, laboratório experimental do projeto Google Educação, foi inaugurada na manhã de ontem.
  • (O Povo)


Avaliações

Passa de 5 milhões o número de inscritos no Enem 2017
  • Às 11h desta quinta-feira, 18, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 registrou 5.210.305 inscritos. Os dados são do Sistema de Inscrição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Amanhã, dia 19, sexta, é o último dia para as inscrições
  • (MEC)
  • Enem 2017 tem pouco mais da metade de inscritos do ano passado
  • (Veja)

Para pensar - artigos e opiniões

A escola e seus problemas começaram há milênios
  • As escolas sumérias nasceram da necessidade de ensinar a escrita aos jovens que trabalhariam na administração do palácio real e do templo, as duas grandes fontes de poder. Mas muitas outras matérias foram ensinadas, como teologia, matemática, geografia, zoologia, botânica, geologia, gramática e linguística. As escolas se converteram em algo parecido com centros de pesquisa e de criação literária. Evoluímos um pouco na organização escolar e nos métodos pedagógicos –afinal, o chicote e a palmatória foram banidos da sala de aula há algumas décadas–, mas não tanto quanto precisamos: em quantas escolas a repetição e memorização continuam sendo as principais técnicas didáticas?
  • (Folha de São Paulo)

Profissonais da Educação

Professores da rede municipal de Educação suspendem greve em Goiânia
  • Os professores da rede municipal de Goiânia encerraram a greve após assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (18). O Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed) informou que as aulas nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), serão retomadas na terça-feira (23).
  • (G1)

Eventos

Professores defendem educação emocional para melhorar aprendizado de crianças
  • Professores defenderam a inclusão da educação emocional nas escolas, como forma de melhorar o aprendizado das crianças e auxiliar a resolução de conflitos pessoais e familiares. O tema foi debatido nesta quinta-feira (18) em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
  • (Câmara)

Outras do dia

SP: Consulta a bibliotecas cai 70% em nove anos
  • Em dez anos, a consulta aos livros nas bibliotecas paulistanas caiu 70% – de 2,3 milhões em 2007 para 733 mil em 2016, conforme dados tabulados pelo Estado e obtidos em relatórios do Sistema Municipal de Bibliotecas. A administração municipal espera que, com a mudança no horário e outras melhorias consiga ampliar em até 50% o público das bibliotecas municipais.
  • (O Estado de São Paulo)