segunda-feira, 22 de maio de 2017

Notícias de Educação - 22/mai/2017


Na Sala de Aula

O bem-sucedido projeto anti-bullying que a Finlândia está exportando à América Latina
Desde 2009, o bullying nas escolas do país vem diminuindo drasticamente graças a um método revolucionário para combater situações nas quais um estudante ou um grupo hostiliza de forma sistemática um colega. Segundo levantamento com 30 mil estudantes entre 7 e 15 anos, o modelo adotado, desenvolvido na Universidade de Turku, no sudoeste do país, chegou eliminar completamente o bullying em até 80% das escolas e reduziu a prática em outras 20%. (BBC)

Eleva adota minissérie inspirada na Netflix em programa socioemocional
A ênfase no desenvolvimento de competências socioemocionais que deve constar na versão final da Base Nacional Comum Curricular já faz grandes empresas de educação do país se movimentarem e desenvolverem programas específicos para atender a essa nova demanda. A Eleva Educação, por exemplo, criou o Laboratório Inteligência de Vida – LIV, um programa já aplicado na nova Escola Eleva de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), que adota diferentes estratégias para apoiar alunos a lidar com suas emoções em uma aula que acontece desde a educação infantil até o ensino médio. (Porvir)

Após dar pintos para alunos cuidarem, escola no PI vê reduzir casos de gravidez precoce
Uma ação que visa reduzir o número de estudantes grávidas na adolescência já apresentou resultados positivos em um ano de execução em Teresina. Segundo a professora Lessandra Ribeiro, idealizadora do projeto “Na Adolescência não faça filhos, leia livros” a escola percebeu uma redução nos casos de gravidez precoce. (G1)


Avaliações




Avaliação de Alfabetização terá resultados abertos no dia 22
  • Os resultados preliminares da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016 serão divulgados para as escolas na próxima segunda-feira, 22. Terão acesso aos resultados apenas as instituições de ensino com, no mínimo, dez estudantes matriculados no momento da avaliação e que tiveram taxa de participação de 80% dos estudantes matriculados no terceiro ano, de acordo com os dados do Censo Escolar 2016. Para receber os resultados, as escolas devem manter seus cadastros atualizados junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
  • (MEC)
Enem tem mais de 6,5 milhões de inscritos; nº é inferior ao do ano passado
  • As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017 terminaram às 23h59 dessa sexta-feira (19). Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), até as 15h mais de 6,5 milhões pessoas se inscreveram para o exame. O órgão, no entanto, não informou o volume total de inscrições efetuadas até o fim do dia.
  • (Uol)

Gestão de Escola

Projetos na educação miram as novas gerações
Hortolândia deixou de ser um bairro periférico de Sumaré para se tornar o maior polo de tecnologia da RPT (Região do Polo Têxtil), isso tudo em pouco mais de duas décadas. Ao completar 26 anos de emancipação, a cidade se volta com novos olhares para o futuro de seus estudantes. A intenção da nova administração é preparar as crianças de hoje para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. (O Liberal)

Escolas em áreas violentas têm evasão elevada em 55%
Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação mostrou que, no ano passado, 821 alunos de 20 escolas abandonaram os estudos no Rio de Janeiro. Essas unidades ficam em áreas de risco, e, em 2016, estiveram entre as que mais suspenderam aulas por conta de situações de violência. (Gazeta do Povo)

Aposta da gestão Doria, creche por convênio tem qualidade em xeque
As creches terceirizadas por meio de convênios –que são a aposta da gestão João Doria (PSDB) para expandir vagas na rede municipal de São Paulo– registram na média condições piores de atendimento, com maior proporção de alunos por educador, supervisão pedagógica deficiente e infraestrutura inadequada. (Folha de São Paulo)


Inclusão




Banheiro único para meninos e meninas em escolas é medida que ignora segurança
Não mais plaquinhas com homens e mulheres: seguindo uma lei estadual de 2001, as escolas públicas de São Paulo agora garantem aos alunos o direito de usar o banheiro de acordo com a sua identidade de gênero e orientação sexual. Isso significa que os alunos trans têm liberdade para escolher qual banheiro frequentar nos intervalos entre as aulas. Segundo dados da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atualmente há 365 estudantes utilizando o nome social no sistema de ensino paulista. Mas a iniciativa é tão benéfica quanto seus idealizadores sugerem? (Gazeta do Povo)


Para pensar - artigos e opiniões


"Aulas entusiasmadas"
  • Por uma coisa ou outra, as aulas entusiasmadas não são a regra. São pontuais. A maioria dos livros didáticos não favorece o trabalho com música e outras linguagens artísticas. E, muitas vezes e infelizmente, quando o professor resolve inserir signos artísticos, as pessoas pensam que ele quer “enrolar o tempo”. Eu só lamento. E espero que nosso ensino médio consiga se reinventar em algum momento, que os professores tenham mais entusiasmo e mais espaço para trabalhar, que a comunidade escolar colabore e que os alunos se envolvam.
  • (O Povo)

EAD

Educação digital e a oportunidade de expandir o conhecimento
A combinação entre os entraves de mobilidade e a eficiência da tecnologia resultaram em soluções como os métodos de educação a distância, que têm se expandido rapidamente. O Brasil já contabiliza 1,4 milhão de adeptos dessa modalidade de ensino, conforme dados do Censo da Educação Superior 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (CanalTech)


Profissonais da Educação


Governo de MT dá reajuste de 7,6% a servidores da educação
  • O governo do Estado anunciou, ontem, que vai conceder 7,69% de reajuste aos salários dos profissionais da Educação Básica de Mato Grosso. O benefício, acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, é estendido a todos os profissionais da carreira de magistério, como professores, diretores, técnicos e assessores pedagógicos.
  • (Só Notícias)

Eventos

Reforma do Ensino Médio: um mapa dos desafios para aplicar as mudanças
  • A reforma do Ensino Médio que foi aprovada em fevereiro deste ano pelo Congresso, após ter sido apresentada às pressas como Medida Provisória em setembro passado pelo Governo Temer, traz mais indagações do que certezas sobre o futuro da educação brasileira. Seminário do EL PAÍS reúne especialistas em São Paulo que defendem protagonismo dos estudantes.
  • (El País)
“Educação inclusiva não é moda, é necessidade”, diz professor espanhol durante congresso em PE
  • Na manhã deste sábado (20), o 1º Congresso Internacional Inclusion, realizado em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (Litoral Sul de Pernambuco), contou com a participação do educador espanhol Miguel Lopez Melero, um dos criadores do Projeto Roma. Em 1990, em parceria com outros educadores, Melero criou uma proposta pedagógica na qual a melhor maneira de educar pessoas com síndrome de Down seria em salas de aula regulares.
  • (NE10)
Documentário investiga a realidade do ensino médio em escolas públicas
Um retrato da juventude, um estudo sobre o ensino médio, uma reflexão sobre a desigualdade social do país. É disso que trata o documentário "Nunca me Sonharam", do diretor Cacau Rhoden, que estreia nos cinemas de São Paulo e do Rio no dia 8 de junho. (Folha de São Paulo)


Outras do dia


Dia do Pedagogo é comemorado neste sábado, dia 20 de maio
  • A importante função de ensinar é lembrada neste sábado, 20, quando se comemora no Brasil o Dia do Pedagogo, profissional que tem por função planejar, executar e coordenar tarefas do setor da educação. A data foi instituída por meio da Lei nº 13.083/2015 e tem o objetivo de promover a discussão do papel da família e das escolas no desenvolvimento das crianças, delimitando as responsabilidades de cada um.
  • (MEC)
Professora argentina é suspensa por brincar no Facebook com a prova de uma aluna
  • A professora de inglês Gabriela Jarsun, de Banfield, cidade na periferia de Buenos Aires, Argentina, corrigia as provas do ensino médio (alunos com idades entre 15 e 16 anos) da Escola Antonio Mentruyt quando viu que uma das alunas tinha respondido uma pergunta inteira em espanhol, ao invés de inglês. Jarsun tirou uma foto da resposta e publicou em seu perfil do Facebook com o comentário "nunca deixam de me surpreender" em 9 de maio. Foi afastada de suas funções pela escola em que trabalha.
  • (El País)