segunda-feira, 12 de junho de 2017

Notícias de Educação - 12/jun/2017


Na Sala de Aula

Spinner melhora o foco? Veja benefícios e riscos do brinquedo para crianças
  • Justamente pela natureza chamativa do brinquedo (alguns modelos fazem barulho ao serem girados, com lâmpadas de LED nas hélices e até brilham no escuro), não é boa ideia trazê-los para a sala de aula, já que a tendência é se distrair com o spinner e não prestar atenção no que diz o professor. "É como usar o celular - não dá para você prestar atenção no telefone e na aula ao mesmo tempo", diz Fernando Asbahr.
  • (Uol)
Escolas de Nova York adotam cães para melhorar desenvolvimento de alunos
O programa Comfort Dog do Departamento de Educação une certas escolas a cães provenientes da Liga Animal Americana de North Shore, um centro de resgate e adoção em Long Island. Um funcionário da escola adota um cão especialmente selecionado, que então é recebido como um apoio emocional peludo. Até agora, sete escolas participam do programa, que começou no final do ano passado, com 10 cães. Existem cachorros grandes e pequenos, velhos e jovens, e dois chamados Peter (ou Petey) Parker. Todas as escolas usam um currículo desenvolvido por um cientista de Yale que estrutura as interações com os animais em torno de lições sobre coisas como empatia e resiliência, mas, fora isso, cada unidade usa os cães de modos diferentes. (Gazeta do Povo)


Avaliações


Descubra o que mudou no Enem 2017
  • Após mais de uma década seguindo o mesmo formato e calendário geral, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar. E quem pretende fazer o Enem 2017 deve ficar ligado para não perder nenhum detalhe.
  • (G1)

Gestão de Escola

A nova revolução educacional com que a Finlândia quer preparar alunos para era digital
Há muito tempo a Finlândia é reconhecida pela qualidade de sua educação. Mas apesar de sempre figurar no topo dos rankings internacionais, o país passou a repensar seu modelo diante da era digital. Como parte disso, tem focado seus esforços tanto no ensino de habilidades quanto no de matérias. Mas nem todo mundo está feliz - há temores de que as mudanças enfraqueçam o ensino. (BBC)

Papa denuncia tendência a educação elitista: "Educar é incluir"
  • O papa Francisco denunciou nesta sexta-feira que alguns países investem pouco na formação dos jovens, "elitizando a educação" e excluindo os mais pobres, durante a inauguração da sede romana da fundação "Scholas Occurrentes".
  • (Terra)

SP: TCE mudará cálculo sobre investimento em Educação
  • Corregedor do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Antonio Roque Citadini avisou que a Corte vai desconsiderar os gastos com aposentados da rede de ensino como investimentos na Educação. A Constituição Federal determina que prefeituras aportem ao menos 25% da arrecadação na área educacional.
  • (Diário do Grande ABC)

Inclusão

Desigualdade educacional começa na Creche
Dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica, do Todos Pela Educação, mostram que, em 2016, menos de um terço (21,9%) do total das crianças pertencentes às famílias 25% mais pobres do País frequentavam creches. Já nas famílias 25% de mais ricas, mais da metade (52,3%) das crianças até três anos estão matriculadas nas creches. (O Estado de São Paulo)

Qual a cor da educação brasileira?
  • No meio acadêmico, o negro brasileiro é numericamente sobrepujado. Mesmo que forme mais da metade da população. Sobretudo as mulheres negras, que somam o fator de preconceito relativo ao gênero, são menos presentes nas universidades. Nos corpos docentes, são difíceis de encontrar. O panorama, quando analisado de perto, revela um racismo que atravanca o protagonismo do negro enquanto sujeito político coletivo.
  • (Folha PE)


Leis, políticas e politicagens

Na única cidade com lei da Escola Sem Partido, o apocalipse temido pelos professores não veio
  • Os adversários do movimento Escola Sem Partido costumam argumentar que a aprovação de leis contra a doutrinação em sala geraria censura e perseguição de professores simplesmente por exporem suas opiniões. Mas não é o que aconteceu na primeira cidade do país a aprovar uma lei contra a doutrinação nas escolas.
  • (Gazeta do Povo)

Para pensar - artigos e opiniões

Ensino fundamental à distância?
  • No Brasil, o ensino fundamental, destinado a crianças e adolescentes na faixa dos 06 aos 14 anos, deve ser presencial. Não é para ocorrer, portanto, "a distância". A regra faz todo o sentido. Afinal, estamos falando de crianças e adolescentes e não de um profissional que, para seu aperfeiçoamento ou atualização, faz um curso a distância de especialização ou de língua estrangeira.
  • (Uol)

Pesquisas e Estatísticas

Nas escolas com alunos mais pobres, diretores são mais inexperientes e ganham salários menores
  • As escolas brasileiras que têm alunos classificados com nível socioeconômico mais baixo também são as que têm, com maior frequência, professores mais jovens, menos experientes e que recebem salários menores. É o que diz um estudo realizado pela Fundação Lemann com base no cruzamento de dois dados: questionários respondidos pelos diretores de mais de 50 mil escolas públicas, e as informações sobre o nível socioeconômico (NSE) dos alunos matriculados nessas escolas. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (12).
  • (G1)

Ensino Superior

Resultado do Prouni do segundo semestre será divulgado nesta segunda
Será divulgado nesta segunda-feira (12) o resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre. A lista dos selecionados será divulgada no site http://siteprouni.mec.gov.br. (G1)

UFU voltará cobrar mensalidade nos cursos de pós-graduação lato sensu
  • A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai voltar a ofertar cursos de pós-graduação lato sensu com cobrança de mensalidade. A permissão foi cedida depois que a instituição firmou, junto ao Ministério Público Federal (MPF), um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) se compromissando a cumprir condições.
  • (G1)


Outras do dia

Seis cenas “peculiares” que aconteceram em universidades públicas brasileiras
  • Nos últimos dias, as redes sociais repercutiram a apresentação de uma performance de teor erótico em um seminário na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O caso foi apenas o último (e, justiça seja feita, um dos menos bizarros) de uma lista que só tem crescido nos últimos anos.
  • (Gazeta do Povo)
Em protesto, professor da Uerj pede emprego nas ruas, posta foto e viraliza
Com o objetivo de denunciar a crise financeira que envolve a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), um professor de engenharia química saiu às ruas neste domingo (11) com um cartaz pedindo emprego. Na cartolina, ele cita algumas informações sobre o seu currículo: mestrado na Coppe/UFRJ, doutorado em Lyon na França, pós-doutorado em Barcelona, na Espanha. Ele ainda fez referência aos idiomas que domina: inglês, francês e espanhol – fluentes. (Uol)

Computador faz 'vestibular' de matemática 12 vezes mais rápido do que humanos
Uma máquina de matemática composta por 11 servidores de computadores conseguiu realizar os testes de matemática universitários da China 12 vezes mais rápido do que um estudante normal demoraria para responder às questões. Apesar do recorde, relatado pelo DailyMail, o resultado não foi tão impressionante: de 150 questões, o sistema de inteligência artificial conseguiu acertar somente 100. (Olhar Digital)

Formados em universidades de ponta nos EUA listam razões para não voltar ao Brasil
O Brasil está entre os dez países que mais enviam alunos para o ensino superior nos Estados Unidos, segundo o relatório Open Doors, do Instituto de Educação Internacional (IIE). Mas nem todos que vão, voltam. (G1)

O que é ‘dar certo’ para os jovens hoje, segundo esta antropóloga
Para os jovens de hoje, o desejo de “dar certo” vem acompanhado com o “medo de sobrar”. Esse medo está relacionado ao mercado de trabalho, cada vez mais mutante devido a incessantes mudanças tecnológicas. A cada dia se enterram velhas profissões que dão lugar a inserções parciais, precarizadas e sem continuidade garantida no mundo do trabalho. Mas é claro que este “medo de sobrar” é diferente para jovens de classes sociais distintas. (Nexo)

Etiópia desativa internet para evitar cola durante exames
  • Ativistas denunciam que o governo da Etiópia bloqueou o acesso à internet em todo o país no último dia 30 de maio para evitar vazamento de informações durante a época de provas, que vai até o dia 8 de junho. As únicas instituições que continuam online são alguns escritórios da União Africana e das Nações Unidas.
  • (Porvir)