terça-feira, 13 de junho de 2017

Notícias de Educação - 13/jun/2017


Na Sala de Aula

Spinner, febre nas escolas, desperta atenção de educadores e pais de alunos
  • Essa novidade não é tão nova assim. O spinner foi criado no início da década de 90 para ajudar no tratamento de crianças com déficit de atenção. Mas, de repente, virou moda, virou febre. “Durante as aulas não pode, eles só brincam durante os intervalos, e durante as aulas as professoras dominam a sala de aula voltada para o conteúdo escolar”, afirma a professora Simone Câmara. A Sociedade Brasileira de Pedagogia vê a brincadeira com bons olhos, desde que haja moderação.
  • (G1)
Ioga ajuda alunos a aliviar estresse pré-vestibular em escola de Rio Preto
Uma vez por semana, alunos de uma escola estadual de São José do Rio Preto (SP) fazem exercícios de respiração e de flexibilidade durante aula de ioga adotada pela unidade como estratégia para aliviar o estresse pré-vestibular. (G1)


Gestão de Escola


Rio afirma que pode remanejar verba do carnaval para educação infantil
  • A Prefeitura do Rio de Janeiro afirmou nesta segunda-feira (12) que pretende dobrar a verba destinada às creches conveniadas com o município a partir do mês de agosto deste ano. Para isso, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) estuda destinar metade do subsídio do carnaval carioca para a educação infantil. Segundo cálculos da administração municipal, atualmente, a verba é R$ 10 para cada um dos 15 mil alunos atendidos em 158 unidades - a intenção é que passe para R$ 20.
  • (G1)

Inclusão

Como as escolas usam ciência do cérebro para ajudar as crianças traumatizadas a curar e aprender
A grande missão: capacitar as crianças a crescer na pobreza com as ferramentas baseadas em pesquisa para transformar seus próprios cérebros em desenvolvimento. E isso significa, em parte, dar-lhes a compreensão de que os cérebros podem realmente crescer, mudar e curar. (Mind/Shift (em inglês))


Leis, políticas e politicagens


Ganhador do Nobel da Paz 2014 pede prioridade para investimento em educação pública
Ativista indiano Kailash Satyarthi foi homenageado na Câmara dos Deputados por ocasião do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Kailash Satyarthi agradeceu a homenagem e elogiou a legislação brasileira de combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil. Ele destacou o papel do Congresso Nacional em garantir um futuro melhor para milhões de crianças do País e pediu prioridade para o investimento em educação pública. (Câmara)


Pesquisas e Estatísticas


Apenas 4 universidades privadas integram lista das 50 melhores do País, diz MEC
  • O MEC (Ministério da Educação) divulgou o IGC (Índice Geral de Cursos) referente a 2015, um indicador de qualidade que avalia as instituições de ensino superior no País. O dado revela que, entre as 50 melhores universidades brasileiras, somente quatro são privadas.
  • (iG)
Maioria dos negócios sociais olha para a educação
  • O 1º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, que analisou 579 startups brasileiras das áreas de educação, saúde, finanças sociais, cidadania, cidades e tecnologias verdes, aponta que 38% dessas empresas têm como foco a resolução de problemas da educação. Além disso, metade dos negócios mapeados disseram que podem revolucionar a educação, ainda que alguns tenham um foco em outras áreas.
  • (Porvir)

Ensino Superior

Processo seletivo do ProUni registra mais de 443 mil inscritos
  • O sistema do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 443.025 inscritos para a segunda edição de 2017, totalizando 857.949 inscrições – cada candidato pode escolher até duas opções de curso.
  • (MEC)
  • MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre; 147 mil bolsas são oferecidas
  • (Folha de São Paulo)

Eventos

Em São Paulo, congresso debaterá jornalismo de educação
  • Acontece nos próximos dias 28 e 29 deste mês o primeiro Congresso de Jornalismo de Educação do Brasil, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (zona oeste).
  • (Metrô)
Educação de crianças brasileiras no Japão será tema de audiência pública
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promove audiência pública interativa na quarta-feira (14), a partir das 10h, sobre a situação do ensino e educação de filhos de brasileiros que moram no Japão. (Senado)

Comissão sobre proposta que torna permanente o Fundeb discute fontes de financiamento para o ensino
  • A comissão especial que analisa proposta que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb - PEC 15/15) promove audiência pública nesta terça-feira (13) sobre o efeito redistributivo do fundo e as fontes de financiamento do ensino. No debate, a professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que é relatora da proposta, pretende colher sugestões para aprimorar o texto.
  • (Câmara)


Outras do dia

Dar celular às crianças é tão prejudicial quanto oferecer drogas, diz terapeuta
Os smartphones são cada vez mais populares, mesmo entre crianças e adolescentes. Mas, de acordo com Mandy Saligari, uma renomada terapeuta do Reino Unido, dar aos filhos um dispositivo do tipo pode ser tão prejudicial quanto oferecer a eles álcool ou drogas. "Eu sempre digo às pessoas: quando você dá a seu filho um tablet ou smartphone, você está realmente dando a ele uma garrafa de vinho ou um grama de cocaína", afirma ela. A profissional explica que, além de os aplicativos serem altamente viciantes, eles podem alterar a percepção dos usuários jovens sobre a privacidade e a segurança de seus atos. (Olhar Digital)