quarta-feira, 14 de junho de 2017

Notícias de Educação - 14/jun/2017


Na Sala de Aula

É fundamental trazer a política para dentro das salas de aula
Qual a importância de jovens vivenciarem as funções de um juíz, prefeito ou deputado? Com o crescente movimento de politização juvenil, reforçado pelas manifestações estudantis de 2013, 2015 e 2016, fica cada vez mais evidente a aspiração dos jovens participarem ativamente da política do país. Jogo da Política permite simular a atuação de um juiz, prefeito ou deputado; a metodologia apoia o debate político em sala de aula. (Carta Educação)

Jogos são usados para desenvolver empatia e trabalhar comunicação não-violenta
Em financiamento coletivo no Catarse, o jogo GROK usa princípios da comunicação não-violenta para apoiar os participantes a construírem relações de confiança e cooperação, aprendendo a lidar com os conflitos de uma forma diferente. Com 75 cartas de sentimentos, 75 cartas de necessidades e um manual de instruções, o material oferece 20 formas diferentes de jogar. (Porvir)


Gestão de Escola



Governo Temer quer livro didático com base curricular não aprovada
  • O governo Michel Temer quer contemplar na próxima compra de livros didáticos uma versão não definitiva da Base Nacional Comum Curricular. O texto da Base segue em análise no CNE (Conselho Nacional de Educação), mas o próximo edital de livros prevê o uso de sua terceira versão, ainda não oficial.
  • (Folha de São Paulo)

Inclusão

Quase dois mil candidatos vão fazer a videoprova em Libras do Enem
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano vai oferecer várias formas acessíveis para que os candidatos com algum tipo de deficiência possam ter maior proveito na hora de realizar o teste. Entre as opções mais solicitadas pelos inscritos, a videoprova traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi a mais pedida pelas pessoas com deficiência auditiva, procurada por 1.897 participantes. (iG)


Leis, políticas e politicagens


Janot inicia ofensiva contra leis municipais que proíbem discussão sobre gênero em escolas
  • A Procuradoria-Geral da República (PGR) começou uma ofensiva contra leis municipais que proíbem o ensino de "ideologia de gênero" nas escolas mantidas pelas prefeituras. Até agora, já foram apresentadas sete ações contra as cidades do Novo Gama (GO), Cascavel (PR), Paranaguá (PR), Blumenau (SC), Palmas (TO), Tubarão (SC) e Ipatinga (MG). O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entende que tais leis têm fundo religioso e estimulam o sofrimento, violência, marginalização e evasão escolar de homossexuais.
  • (O Globo)
Estudo sugere política nacional de leitura para enfrentar analfabetismo funcional
  • Apenas 25% dos brasileiros dominam plenamente a leitura. Mais da metade dos estudantes do País (exatamente 51%) estão abaixo do chamado nível 2 da atividade, o que significa dizer que ainda não são considerados leitores plenos. E 43% das pessoas entrevistadas pela pesquisa “Retratos da Leitura”, feita em 2015, afirmam que não leem por “falta de tempo”. A consultora da Câmara considerou os dados muito ruins e defendeu uma mudança no enfoque das ações governamentais.
  • (Câmara)

Para pensar - artigos e opiniões

Baixa educação, alta criminalidade
  • Nossa sociedade padece de medo por causa dos alarmantes números da criminalidade em todo o País e especialmente no estado de São Paulo. Grande parte desta crescente violência está ligada aos baixos investimentos em educação, bem como à falta de qualidade do nosso ensino.
  • (Carta Educação)
A educação de nossos filhos
  • Uma das razões do atraso brasileiro é o nível de nossa educação. O problema vai muito além do que supõe a maioria das pessoas. É muito comum que esse atraso seja associado a problemas como precariedade física das escolas, elevada evasão de professores, etc. Questões como essas são relevantes. Fazendo uso de uma antiga expressão, porém, "o buraco é mais embaixo". Um dos maiores desafios que o país enfrenta - e que afeta todas as classes sociais - é algo que pode soar estranho aos leitores, mas que procurarei justificar no artigo: uma grande proporção dos brasileiros simplesmente não sabe como funciona o capitalismo. E isso começa pela elite.
  • (Valor)
Quando a escola "mata" o aluno
  • "Se a escola destrói a autoconfiança do aluno, ela matou o aluno pobre." As palavras me remeteram a histórias que tenho escutado de pais convocados para reuniões escolares nas quais ouvem dos responsáveis pedagógicos que seus filhos são incapazes de acompanhar o ritmo, de se comportar ou de se concentrar.
  • (Folha de São Paulo)

Pesquisas e Estatísticas

Homens ainda são minoria entre professores de creche e pré-escola
Presença masculina na educação infantil cresceu nos últimos anos, mas segue pequena; profissionais relatam preconceito. A participação dos homens no magistério é maior conforme o avanço das etapas de ensino. Segundo o Censo Escolar 2016, na creche (de 0 a 3 anos), eles somam 2,3% do total de docentes. Na pré-escola (4 e 5 anos), são 4,8 %. Nos anos iniciais do fundamental, a taxa é de 10,7% e nos finais (do 6.º ao 9.º ano) o índice salta para quase um terço (30,4%) do total. (O Estado de São Paulo)


Eventos


Cidades, negócios e educação do futuro
  • Grandes mentes reunidas para pensar como serão as cidades, os negócios e a educação do futuro. Foi o que aconteceu entre os dias 8 e 9 de junho, em São Paulo, durante o Wired Festival, que trouxe especialistas de várias parte do Brasil e do mundo para discutir o que vem por aí.
  • (Época Negócios)
Olimpíada Internacional de Matemática vai estrear premiação para mulheres
A 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017, em inglês) estreará uma premiação especial para mulheres, que passará a fazer parte do calendário permanente do evento. Com representantes de 110 países, a olimpíada acontecerá de 17 a 23 de julho, no Rio de Janeiro. (Uol)


Outras do dia


Escola particular pode obrigar os pais a comprar materiais e serviços de um único fornecedor?
  • Independente da natureza dos serviços ou produtos, as famílias não podem ser obrigadas a contrair um contrato compulsório com outros fornecedores além da escola. Isso configura o que está definido no Código de Defesa do Consumidor (inciso I do artigo 39) que como venda casada - e é crime.
  • (O Globo)
Prédio na Zona Oeste de SP é cedido para abrigar 1ª escola portuguesa no Brasil
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, publicou nesta terça-feira (13) um decreto que autoriza o governo de Portugal a usar por 20 anos o prédio e o terreno do Centro Educativo Regional Centro-Oeste, no bairro Sumaré, Zona Oeste na capital paulista. O projeto não terá fins lucrativos e é voltado a alunos dos ciclos infantil, fundamental e médio. (G1)