sexta-feira, 14 de julho de 2017

Notícias de Educação - 14/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

“É preciso recuperar a disciplina e a autoridade na escola”

Não é fácil encontrar uma opinião como a de Inger Enkvist (Värmland, 1947). Enquanto a maioria dos gurus educacionais defende acabar com as fileiras de carteiras escolares e os formatos convencionais de aula e dar mais liberdade aos alunos dentro da classe, Enkvist, ex-assessora do Ministério de Educação da Suécia, acredita que é preciso recuperar a disciplina e a autoridade dos docentes na sala de aula. “As crianças têm que desenvolver hábitos sistemáticos de trabalho e para isso necessitam que um adulto as orientem. Aprender requer esforço e, quando se deixa os alunos escolherem, simplesmente não acontece.”
El País

Educação bilíngue vale mesmo a pena?

Em 2009, quando teve início um dos primeiros cursos de pós-graduação em educação bilíngue do Brasil, 10 alunos se matricularam. A última turma, iniciada em 2016, recebeu 50 estudantes. O crescimento de 500% em menos de 10 anos reflete o aumento na demanda pelo ensino bilíngue no País. Cresce também o número de escolas que adotam esse tipo de prática - até instituições que antes eram regulares vêm se transformando em bilíngues para atender à crescente procura por esse ensino multilíngue. Mas será que vale à pena colocar os filhos para aprender outro idioma desde o início da vida estudantil? Especialistas apontam vantagens para os estudantes – mas o custo ainda é elevado.
Gazeta do Povo

AltSchool, a escola futurista onde computadores são professores

Um empreendedor do Vale do Silício, nos Estados Unidos, quer revolucionar o conceito de escola. Max Ventilla criou a AltSchool, uma escola alternativa com aulas personalizadas geridas por computadores. "As atividades são personalizadas, assim como o conteúdo, segundo o conhecimento e as necessidades de cada aluno", explica.
BBC

Como trabalhar os direitos humanos?

Renata Ferraz não tem dúvidas da importância de trabalhar os direitos humanos: “Atuar nesta perspectiva é garantir a dignidade dos seres humanos, assegurar o acordo essencial que rege a sociedade. É daí que nascem a igualdade, a democracia e a diversidade”, assegura. Em conversa com o Carta Educação, a especialista elencou algumas estratégias para que as escolas e suas equipes pedagógicas desenvolvam trabalhos orientados para assegurar os direitos humanos.
Carta Educação

Jogo simula atuação do Executivo, Legislativo e Judiciário para ensinar política

Um jogo que simula os problemas reais do Executivo, do Legislativo e do Judiciário foi a forma encontrada por instituições sociais para ensinar política para os jovens brasileiros. O Jogo da Política nasceu há dois anos após o resultado da pesquisa Sonho Brasileiro da Política mostrar que 64% dos 1.400 entrevistados, de 18 a 32 anos, achavam que política tinha que ser discutida nas escolas.
Porvir

Professores terão acesso a vídeos sobre Desenvolvimento Sustentável

Como falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças? Para facilitar esse trabalho, professores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição vídeos e uma publicação explicando o que são nove dos 17 objetivos. O material, lançado em Manaus nesta quinta-feira, 13, é uma iniciativa da Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
MEC

Professores podem pedir Guia do Livro Infantil

Está disponível para educadores e escolas de todo o Brasil o Guia do Livro Infantil, material que se propõe a fazer uma curadoria de obras literárias que podem ser utilizadas na educação básica. O guia reúne 129 títulos divididos em quatro categorias para atender aos educadores que têm estudantes na faixa dos 3 aos 10 anos.
Carta Educação

Avaliação

Na Prova Brasil 2017, escolas só terão o resultado divulgado se pelo menos 80% dos alunos participarem do exame

O governo federal aumentou as exigências para a divulgação dos resultados da Prova Brasil das escolas. As notas dos estudantes de cada escola só serão divulgadas caso pelo menos 80% dos alunos matriculados participarem do teste, que neste ano será aplicado entre outubro e novembro de 2017. Na última edição da prova, realizada em 2015, a taxa mínima de participação era de 50%.
G1

Gestão

Mobilidade urbana e educação são prioridades no orçamento de Teresina para 2018

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Teresina para 2018 foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores. O projeto aprovado prevê recursos de cerca de R$ 1,5 bilhão, que devem ser investidos especialmente na área de mobilidade urbana e educação.
G1

SP: Centro Paula Souza propõe ajudar em reforma do ensino médio

O Centro Paula Souza (CPS), responsável por administrar as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs), propõe ajudar a rede estadual paulista na oferta de formação técnica após a reforma ensino médio. Com a mudança do currículo, cursos técnicos e profissionalizantes serão uma opção de percurso formativo aos alunos da última etapa da educação básica.
O Estado de São Paulo

Após polêmica, alunos do Santo Agostinho publicam carta a favor do ensino de gêneros

Alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Santo Agostinho, que tem unidades em Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, escreveram uma carta aberta se posicionando a favor do ensino de gêneros na escola. O texto é uma resposta aos questionamentos de inúmeros pais, que, na última semana, fizeram críticas ao ensino de conteúdos relacionados a gênero e sexualidade na instituição.
Hoje em Dia

Inclusão

Mundial de matemática no Rio tem só 10% de meninas entre competidores

Nesse universo dos números, um deles se destaca. Entre os 610 participantes da olimpíada, só 65 são meninas --ou seja, cerca de 10% dos competidores. Essa proporção tem se mantido nos últimos dez anos.
Uol

Leis e políticas

Brasil ainda tropeça na garantia do alfabetismo adulto

Entre 2011 e 2015, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), disponíveis no Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE), houve uma discreta redução do percentual de analfabetos absolutos no País, passando de 8,6% para 8%. Este percentual está bastante aquém do proposto pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que estipulava que essa taxa se reduzisse para 6,5% em 2015. Com base nesses dados, podemos verificar também que existem grandes discrepâncias em nível regional e por faixa etária.
O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Financiamento estudantil inflacionou mensalidades em até 20%; modelo é insustentável

A crise recente no Fies chamou atenção da opinião pública. Com frequência, a escassez orçamentária foi apontada como a vilã da redução no programa de financiamento educacional, que oferece empréstimos de longo prazo para o pagamento de mensalidades no ensino superior. Mas essa é apenas parte da explicação: o modelo atual é insustentável porque concede recursos de forma indiscriminada e indiretamente incentiva a inadimplência.
Gazeta do Povo

Ministro e deputados federais debatem projeto do novo Fies

MEC

Professores e servidores dizem que restrição de gastos impedirá manutenção de universidades federais

O representante da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, Fasubra, Rogério Mazola, afirmou, nesta quinta-feira (13), que a lei de diretrizes orçamentárias (LDO) enviada ao Congresso este ano já prevê a diminuição do orçamento do MEC de 7%, o que representa R$ 4,3 bilhões.
Câmara

Alunos e professores da Uerj encerram período letivo sem saber quando retornam

Alunos e professores da Uerj estão levando para as férias uma coleção de incertezas: paralisação de serviços terceirizados, atraso de pagamento de professores e de bolsas dos alunos. Nesta quinta-feira (13) terminam as aulas do segundo período de 2016 e não se sabe quando vai começar o próximo período.
G1

Professores suspendem greve na UEPB e aulas voltam na segunda-feira (17)

A greve dos professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi suspensa após assembleia da categoria realizada na manhã desta quinta-feira (13), em Campina Grande. O movimento já durava três meses e a previsão é de voltar as aulas na segunda-feira (17).
G1

Profissionais da Educação

Governo de Minas incorpora abonos ao vencimento básico dos servidores da Educação

Os dois primeiros abonos salariais concedidos aos servidores da Educação serão incorporados ao vencimento básico na folha de pagamento referente a junho, que é paga neste mês. A medida estava prevista em um acordo assinado entre o governador de Minas Fernando Pimentel e representantes dos trabalhadores do setor.
Hoje em Dia

Outras do dia

A importância da educação internacional na carreira

Ter uma vivência internacional é dar um salto na carreira profissional. Para atar os cintos e subir no avião rumo a essa experiência é preciso planejamento e suporte especializado para que essa experiência seja produtiva e agregue valor ao candidato. O primeiro passo para essa realização é definir claramente o objetivo da viagem.
Gazeta Esportiva