segunda-feira, 17 de julho de 2017

Notícias de Educação - 17/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Construtivismo segue popular no Brasil apesar das críticas

Tachado por críticos como um “mero conceito” e definido pelos adeptos como uma “metodologia concreta”, o construtivismo é tema de divergência entre especialistas de educação, mas segue popular no Brasil.
Gazeta do Povo

Alunos de São Paulo passam as férias na escola

As férias de julho ainda estão pela metade, mas, para alguns alunos de São Paulo, a rotina diária ficou muito parecida com a do restante do ano: acordam cedo e seguem para a escola. Como muitas famílias não têm com quem deixar os filhos, colégios particulares investem no período integral mesmo durante o recesso escolar. As unidades garantem que a programação é voltada para a diversão e descanso.
Folha de São Paulo

Pais sem dever de casa: escola que ensina, lava roupa e corta cabelo divide opiniões

A Ponto Omega, nos Jardins, região nobre de São Paulo, recebe crianças de 3 meses a 6 anos e disponibiliza uma rede de serviços que vão da educação básica com pedagogos a corte de cabelo, uniformes limpos e passados e uma coleção de facilities – nome dado aos extras –, que ultrapassam as preocupações pedagógicas. Cobiçado por uns, condenado por outros, o combo – demandado, conforme a escola, pelos próprios pais – é um ponto de apoio para que as mães, ocupadas também com a casa e o trabalho, possam curtir os filhos com mais qualidade e tempo.
Hoje em Dia

Gestão

Cortes ameaçam sobrevivência dos institutos federais de ciência e tecnologia

Os cortes no orçamento dos institutos federais de ciência e tecnologia “causará danos irrecuperáveis a instituições estratégicas, alijando o Estado brasileiro de instrumentos essenciais para qualquer movimento de recuperação de nossa economia”. Esse é o alerta de um manifesto assinado por alguns dos mais importantes centros de pesquisa do País.
IstoÉ

Fiepe critica aporte de recursos do FNE em educação

O presidente da Federação de Indústria do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, criticou a iniciativa da União de retirar uma parte dos recursos dos fundos de desenvolvimento e constitucionais para bancar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que faz empréstimos para estudantes bancarem o curso superior. Na região, isso reduziria os recursos emprestados pelo Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
JC Online

Inclusão

USP ganha com criação de cotas, mas debate tem que continuar, diz reitor

O reitor adianta ser contrário a comissões de verificação de cor de pele para cotistas. Legislações municipal de SP e federal já preveem a ferramenta, e a Unesp anunciou comissão específica para atuar em casos de denúncias. "A função da universidade é abrir suas portas. Em caso de denúncia, [deve haver ação do] Ministério Público e processo por falsidade ideológica."
Folha de São Paulo

Representante de povos na Educação defende modelo diferenciado de aprendizagem

Primeira representante dos povos indígenas na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Célia Xakriabá batalha diariamente, para que não seja a última a ocupar o cargo. Com o desafio de pensar uma política pública integrada para a educação indígena no Estado, a professora de cultura do território Xakriabá, em São João das Missões, lembra que o ensino nas escolas das aldeias deve respeitar e considerar a vivência e a realidade de cada um dos 12 povos de Minas.
Hoje em Dia

Opinião

Os fora da escola: desfazendo mitos

Quem são esses jovens que estão fora da escola? Com base em números sobre evasão escolar divulgados pelo INEP e em uma análise elaborada pela economista Mariana Leite, do IDados, vemos que há três grupos que merecem atenção especial.
Veja

"A geografia da escola não reflete a realidade"

Nossa cultura de espaço é parca e num país continental como o Brasil isso merece atenção especial. Há uma distância entre a geografia francesa e outras importadas que aprendemos na escola e a geografia real brasileira, que é invisibilizada, minorizada. E isso é ruim tanto para nossa cidadania quanto para as conexões dos nossos mapas mentais.
O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

Países mais corruptos têm desempenho pior no Pisa, diz pesquisa

Os problemas éticos do país também podem se manifestar nas escolas de outras maneiras que não incluem somente as discussões em salas de aula. Um cruzamento de dados feito pelo Instituto IDados revelou que os países menos éticos, como Brasil e República Dominicana, também são aqueles com desempenhos comparativamente mais baixos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês).
O Globo

Frequência escolar tem segundo melhor resultado da história

A presença dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família dentro das salas de aula tem crescido a cada dia. Prova disso é que o Ministério da Educação registrou, nos meses de abril e maio deste ano, o segundo melhor resultado da história neste período em relação à frequência escolar dos estudantes em situação de vulnerabilidade social – 87,16% compareceram às aulas regularmente. Esse número só é inferior ao mesmo período de 2014, que registrou 89,22%.
MEC

EAD

Dez cursos online gratuitos em português

Nos últimos anos, a oferta de cursos online de alta qualidade explodiu. Plataformas domo Edx, Coursera e Canvas oferecem uma infinidade de temas, com professores de algumas das melhores universidades do mundo. Problema: uma minoria tem versão em português. Por isso, a Gazeta do Povo separou 10 cursos que podem ser aproveitados pelo público brasileiro. Todos são gratuitos, mas na maior parte dos casos é possível obter um certificado de conclusão por uma taxa que varia de 29 a 99 dólares (de 90 a 315 reais, aproximadamente).
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Unilab: Reitoria vai manter oferta de bolsas

Após manifestações estudantis e uma reunião do conselho universitário, a reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) retrocedeu, ontem, da decisão de não ofertar bolsas a alunos estrangeiros novatos. O benefício, que totaliza R$ 530 por aluno para alimentação, moradia e transporte, continuará sendo disponibilizado. Não há garantia de oferta para todos, mas os pleitos serão analisados.
O Povo

Em crise financeira, Uerj faz vestibular com procura mais baixa em 18 anos

Em meio a uma grave crise financeira, a Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) iniciou neste domingo (16) o vestibular para o ano de 2018, com o menor número de concorrentes desde que adotou o modelo atual de provas, há cerca de 20 anos.
Folha de São Paulo

Eventos

A olimpíada dos geninhos da matemática

O Rio de Janeiro, sede da Olimpíada de 2016, recebe nos dias 18 e 19 de julho outra competição mundial, só que bem longe das quadras esportivas. Trata-se da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês), que neste ano vai enclausurar 619 atletas dos cálculos num amplo salão de um hotel da Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca . VEJA desta semana mostra que a IMO vai muito além do universo restrito dos gênios do pensamento abstrato — e o país escolhido para sediá-la sempre sai ganhando. As escolas mobilizam-se, a torcida pelos atletas locais ganha força e a matemática se beneficia de uma vigorosa polida em sua imagem de matéria que a meninada odeia.
Veja

Outras do dia

Risco de suicídio entre alunos de medicina exige cuidados

As causas para o alto nível de problemas de saúde mental entre alunos de medicina é apontada em pesquisa publicada pela revista científica britânica Student BMJ. “Estudantes muitas vezes têm um calendário implacável de exames, além de ter que controlar a tensão emocional de ver pacientes doentes e ainda manter altos padrões profissionais”, escreve o editor da Student BMJ, Matthew Billingley. Estudos realizados em 43 países corroboram esta conclusão: há uma alta prevalência de depressão entre estudantes de medicina.
Gazeta do Povo

Pagar conta e picar cebola: esta escola te ensinará a ser adulto

Você sabe quanto dinheiro tem na sua conta e como organizá-lo? E cortar vegetais? Ou tirar manchas de vinho? Ou, ainda, desentupir o ralo da pia e consertar um buraco na parede? Muitos jovens – a famosa geração Y, ou millenial – podem ter dificuldades em tarefas domésticas que pareceriam básicas para seus pais. Conheça o Adulting Collective - uma comunidade de cursos e eventos para ajudar millennials a desenvolverem habilidades básicas da vida adulta.
Exame

Justiça extingue ação contra ocupações de alunos no colégio Pedro 2º, no RJ

A ação havia sido impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF), que considerava ilícita a ocupação dos alunos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que limitava os gastos federais com educação pelos próximos 20 anos.
Uol

Apesar dos temores, ‘Efeito Trump’ não reduziu interesse de estudantes estrangeiros

Depois que o presidente Trump anunciou uma proibição temporária de imigrações em janeiro, líderes acadêmicos rapidamente condenaram a ação, e alertaram que ela poderia impedir alguns dos intelectuais mais talentosos do mundo. Mas um estudo nacional com escritórios de admissão de universidades constatou que, até maio, estudantes internacionais continuam interessados em estudar nos Estados Unidos, com a demanda geral se mantendo constante em comparação aos anos anteriores.
Gazeta do Povo

Aluno ganha indenização após se machucar na educação física em escola no AC

Um estudante ganhou na Justiça uma ação por ter se machucado com o desabamento de um palanque durante a aula de educação física em uma escola pública de Rio Branco. Segundo a decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, o Estado do Acre deve pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais à família.
G1