sexta-feira, 21 de julho de 2017

Notícias de Educação - 21/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Pais do milênio confiam na inteligência artificial para educação dos filhos

Os pais do milênio, nascidos entre 1985 e 2000, cresceram acompanhando o rápido desenvolvimento tecnológico propiciado pela internet, e agora criarão seus filhos, da geração Alpha (entre 2010 e 2025), num ambiente de mudanças ainda mais acelerado. Do cuidado com as crianças, passando pela assistência médica e até pelos animais de estimação, eles viverão cercados pela inteligência artificial.
O Globo

Inclusão

“Você faz faxina? Não, faço mestrado. Sou professora”

A professora e historiadora Luana Tolentino viralizou nas redes sociais após relatar um caso de racismo sofrido em Belo Horizonte. Na quarta 19, a docente caminhava pela rua quando foi abordada por uma senhora branca que perguntou se ela fazia faxina. Luana escreveu um depoimento sobre o caso, refletindo sobre os impactos do racismo na sociedade.
Carta Educação

Direito de cotas passa a valer para cursos de mestrado e doutorado da UFU

O Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (Conpep) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aprovou nesta quarta-feira (19) o direito de cotas para candidatos negros, pardos, indígenas ou com alguma deficiência nos processos seletivos dos programas de pós-graduação dos cursos de mestrado e doutorado.
G1

Leis e políticas

Proposta proíbe funcionamento de cursos mal avaliados pelo MEC

Cursos de nível superior mal avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), mas que estejam funcionando por decisão judicial podem ser proibidos de continuarem suas atividades. Está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 195/2017, que veda a concessão de tutela antecipada a cursos nessa condição.
Senado

Comissão aprova regulamentação da profissão de pedagogo

Pelo texto, a profissão será privativa de portadores de diploma de curso de graduação em Pedagogia, para exercerem a docência, bem como atividades nas quais sejam exigidos conhecimentos pedagógicos.
Câmara

Opinião

Tecnologia e educação: reflexões sobre o ensino híbrido.

O uso crescente da tecnologia, ao longo dos anos, trouxe consigo mudanças que envolvem a necessidade imprescindível de aprendizado contínuo, a identificação de formas diversificadas de aprendizado, a especialização unindo conceituação teórica ao pragmatismo, a valorização do indivíduo em todas as suas vertentes e a percepção de que o poder está nas mãos daqueles que possuem conhecimento.
Administradores

Estatística, pesquisas e estudos

Em SP, alunos do município querem tecnologia, mas rejeitam reforço

Para seis em cada dez alunos do ensino fundamental municipal, a escola deve usar internet e tecnologia, propor atividades culturais, esportivas e em grupo e abrir espaço para discussões. Projetos de leitura e reforço escolar, entretanto, não têm o mesmo apelo. Só 29% dos estudantes gostam de participar de projetos de leitura e 20%, de reforço. O cenário é resultado de uma pesquisa inédita feita pela Secretaria Municipal de Educação com 43,6 mil alunos –cerca de 10% do total.
Folha de São Paulo

Brasil tem cinco das dez melhores universidades da América Latina

O Brasil tem cinco das dez melhores universidades da América Latina no novo ranking regional divulgado pela Times Higher Education. Nesta edição da lista, a Unicamp superou a USP (Universidade de São Paulo) e ficou com o primeiro lugar geral. Depois das duas, aparecem a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo, em sétimo lugar), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, em oitavo lugar) e a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, em nono.
Gazeta do Povo

Após Unicamp alcançar topo na América Latina, reitor pede reconhecimento do legado das universidades paulistas

G1

Influência e colaboração com mercado levam Unicamp ao topo de ranking

Uol

Profissionais da Educação

Os impactos das reformas do governo Temer para os educadores

Duas das três principais reformas econômicas pretendidas pelo governo de Michel Temer foram sancionadas nestes últimos meses: a Lei da Terceirização e a reforma trabalhista. As revisões na Previdência, por enquanto, seguem estacionadas, mas devem ser votadas ainda este ano. Com graves impactos para todos os brasileiros, as medidas também trazem prejuízos intrínsecos para a categoria dos professores que, vale lembrar, recebe em média o equivalente a metade (52,5%) do salário de outros profissionais que têm nível superior.
CR Educação Integral

Outras do dia

Violência no Rio ameaça desenvolvimento das crianças, alerta Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) alerta que a violência no Rio de Janeiro está ameaçando a capacidade de crianças da cidade desenvolverem seu potencial e afirma estar “preocupada” com a situação, principalmente em escolas. O alerta foi lançado depois que a Secretaria Municipal de Educação da cidade brasileira indicou que, de 105 dias do ano letivo, a rede funcionou sem interrupção por episódios violentos (tiroteio, toque de recolher, assalto, operação policial) em só oito.
IstoÉ

UnB revê contratos e empresas terceirizadas demitem 130 funcionários

A dificuldade orçamentária da Universidade de Brasília (UnB), com previsão de déficit de R$ 100 milhões este ano, já ameaça o quadro de terceirizados da instituição. Segundo a diretoria de Terceirização, desde a última segunda-feira (17), 130 funcionários da limpeza receberam avisos de demissão. Mas o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB), afirma que 245 pessoas já foram notificadas e o número de demissões pode chegar a 500.
G1

Unicamp oferece curso gratuito sobre Harry Potter

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai oferecer um curso grátis sobre Harry Potter, o bruxo mais famoso da literatura e do cinema. A oficina, no entanto, não é aberto a todos: faz parte de um programa da instituição voltado para pessoas com mais de 50 anos.
O Estado de São Paulo