segunda-feira, 24 de julho de 2017

Notícias de Educação - 24/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

5 mitos sobre o cérebro em que até neurocientistas acreditam

Para entender o quanto os mitos sobre o cérebro estão espalhados na população, um grupo de pesquisadores da Universidade de Houston recrutou participantes no site Testmybrain.org. A enquete incluía 32 frases sobre o cérebro. Quatorze delas eram verdadeiras, enquanto outras 18 eram mitos, inclusive o famoso “Só usamos 10% do cérebro”.
Superinteressante

Competência socioemocional é demanda para novo ensino médio, dizem especialistas

Habilidades que não são ensinadas com giz e lousa - como responsabilidade, estabilidade emocional, extroversão, empatia e resiliência - deixaram de ser assunto restrito às pesquisas acadêmicas. Elas já são avaliadas como critério de seleção em vestibulares e desenvolvidas de forma dispersa em colégios das redes pública e particular. Em meio às expectativas com a reforma do ensino médio e a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa (que definirá o que cada aluno deve aprender nesse período escolar), educadores ouvidos pelo Estado defendem que o tema ganhe mais espaço em disciplinas obrigatórias dessa etapa e na formação de professores.
O Estado de São Paulo

Google e Fundação Lemann apoiam criação de banco de planos de aula

A Fundação Lemann e o Google se uniram para criar um banco nacional de planos de aula. A ideia é oferecer gratuitamente o material a professores de todo o país. O projeto será levado adiante pela Associação Nova Escola. O objetivo é reunir 6.000 planos de aula para educação infantil e ensino fundamental, nas disciplinas Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Inglês, Ciências, Arte e Educação Física.
Gazeta do Povo

Escolas substituem dever de casa por tempo de leitura. Funciona?

Alunos de ensino primário em um distrito escolar da Flórida terão uma bem-vinda – mas controversa – nova política quando retornarem para a escola no ano letivo que começa no próximo mês: nada de lição de casa tradicional. Eles terão que fazer outra coisa para ajudá-los academicamente: ler por 20 minutos todas as noites.
Gazeta do Povo

O que é bullying e como isso pode afetar aprendizado de estudantes

Bullying é um termo que deriva de “bully“, uma palavra inglesa que significa “valentão”. Trata-se de uma forma de agressão que intimida, humilha ou machuca outra pessoa. Nas escolas este é um assunto cada vez mais debatido, uma vez que há um aumento nos casos de bullying dentro dos colégios, sejam eles públicos ou privados, de acordo com uma pesquisa elaborada pelo Ministério da Saúde.
Estudo Prático

Avaliação

Exames padronizados, como o Enem, podem atrapalhar mais do que ajudar

Em abril deste ano, o Comitê de Educação da Casa dos Comuns do Reino Unido emitiu um alerta: os exames padronizados aplicados obrigatoriamente no ensino primário não melhoram as condições de ensino e têm um impacto negativo no bem-estar das crianças. Há outros indícios de que testes do tipo, como Enem, podem criar distorções no currículo: em vez de ensinar o que é preciso, o foco passa a ser os bons resultados no exame.
Gazeta do Povo

Dados preliminares do Censo Escolar serão utilizados para a aplicação do Saeb 2017

Todas as escolas participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2017 devem informar os dados da Matrícula Inicial do Censo Escolar 2017 até 31 de julho. A participação no Censo Escolar 2017 é uma das condições para participar dos instrumentos de avaliação do Saeb. A participação é obrigatória para as escolas da rede pública e facultativa para as escolas de rede privada, que tiveram até 14 de julho para aderir.
Inep

Gestão

Governo da Libéria cedeu a gestão de escolas a instituições privadas. Deu certo

O país está entregando algumas de suas escolas públicas à Bridge International Academies, empresa privada apoiada por Bill Gates e Mark Zuckerberg, para ver se ela consegue criar melhores condições. Até o momento, os resultados parecem melhores – muito melhores.
Gazeta do Povo

Governo corta R$ 5,9 bi dos ministérios e pode atingir Educação

O novo contingenciamento deverá ser distribuído pelos ministérios e poderá chegar ao Ministério da Educação. “Na Educação se opera acima no mínimo e há despesas que não são contabilizadas. Faremos um grande esforço para preservar a pasta”, afirmou o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, que disse que o Ministério da Saúde será poupado.
Gazeta do Povo

Educação Integral para garantir qualidade e equidade: como estamos nesse caminho?

Diante dos desafios a serem enfrentados no caminho para a qualidade e a equidade na Educação Pública brasileira, a ampliação da oferta de Educação Integral é uma resposta promissora. O Plano Nacional de Educação (PNE) reforça essa agenda, explicitamente na Meta 6. Implementar políticas, no entanto, que concretizem essa maior exposição das crianças, adolescentes e jovens a situações de aprendizagem não é tarefa simples. Implica mudanças estruturais e de gestão que vão desde a infraestrutura básica para a realização das atividades até a definição de propostas pedagógicas que tragam contribuições efetivas nesse sentido, passando pela necessária formação dos profissionais envolvidos. Essas medidas exigem a mobilização de recursos, planejamento e tempo para uma implementação de qualidade – por isso, embora o PNE vigore até 2024, é fundamental que as políticas sejam colocadas em execução o quanto antes.
O Estado de São Paulo

Alunos da rede estadual de São Paulo podem baixar Office 365 gratuitamente

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo informa que todos os alunos e professores da rede estadual de ensino paulista podem baixar gratuitamente o pacote Office 365. A obtenção do programa na rede pública é o resultado de uma parceria entre a pasta e a Microsoft, que é a criadora de aplicativos como Word e PowerPoint.
iG

Inclusão

Rede criada por jovens fortalece cursinhos universitários populares

Das experiências à frente do Einstein Floripa, os jovens criaram a Brasil Cursinhos em 2016. “Queremos transformar a educação no país. Então vamos ajudar tanto os jovens de baixa renda que querem e merecem entrar no ensino superior, quanto os universitários voluntários que podem ser líderes capazes de mudar o país”, diz Servaes, que decidiu trocar a engenharia pela administração depois de experimentar o gerenciamento de um cursinho popular.
Porvir

Estatística, pesquisas e estudos

Alunos de escolas públicas apontam 'incapacidade' e 'falta de dinheiro' como motivos para não cursar faculdade

"Ainda tem gente que acha que como não tem dinheiro não pode fazer uma universidade pública", diz estudante da USP São Carlos que realizou a pesquisa. Muitos jovens não buscam o ensino superior porque acham que não têm capacidade ou que é desnecessário. Também há quem acredite que a USP é paga e, por ser pobre, não seria possível cursá-la.
G1

Os canhotos têm mais talento que os outros?

Mas será verdade que os canhotos têm mais probabilidades de serem geniais? Demos uma olhada nas evidências mais recentes, incluindo nosso novo estudo sobre a lateralidade e a aptidão para a matemática. Este estudo indica que, no caso da matemática, isso pode ser verdade.
El País

Os 10 melhores MBAs do mundo para quem quer empreender

O Financial Times publicou este mês o ranking dos melhores MBAs do mundo para quem quer ter seu próprio negócio. Dentre os critérios avaliados estão porcentagem de alunos que iniciaram um negócio, porcentagem de empreendedoras mulheres e o quanto a escola ajudou a conseguir financiamento.
Exame

Ensino Superior

Unicamp registra queda de 13,64% no número de professores desde 1995, diz associação de docentes

Líder entre as universidades da América Latina em ranking divulgado pela revista Times Higher Education (THE) , a Unicamp registrou uma queda de 13,64% no número de professores desde 1995, segundo a associação que representa os docentes. Para a pesquisadora Ângela Soligo, com o corte de verbas, os professores que se aposentam não são repostos, o que é prejudicial ao ensino.
G1

O Fies encolheu para os pobres

Há duas semanas, o governo federal baixou a Medida Provisória 785, que muda as regras pelas quais os estudantes universitários poderão pleitear financiamento do Fies, que hoje beneficia mais de 117 mil estudantes universitários. A MP 785 tenta corrigir situações de estudantes, como Bruna, que não conseguem prosseguir na universidade por conta de endividamento, mas o foco principal é dar sustentabilidade financeira ao programa. Um diagnóstico do programa feito em junho deste ano pelo Ministério da Fazenda calculou em R$ 3,1 bilhões o rombo nas contas do Fies por causa da distribuição indiscriminada de bolsas promovidas até 2015 pelo governo Dilma Rousseff.
Época

Ferramentas novas para uma Administração moderna

Agora, mais do que nunca, a metodologia de ensino passa a ser um diferencial e, por isso, as instituições estão introduzindo novas ferramentas dentro da sala de aula para atrair os alunos e transformá-los em tomadores de decisões. Em um mundo totalmente digitalizado, lidar com estudantes da era digital na sala de aula tornou-se um desafio constante. Por isso, a técnica dos professores é “conviver harmonicamente” com a tecnologia e usá-la como aliada ao ensino, em favor da aula.
O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Prefeitura de Ribeirão Preto planeja criar ‘Uber do Professor’

Um projeto da prefeitura de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, quer criar um sistema de trabalho que foi apelidado pelos servidores de “Uber da Educação” ou “Professor Delivery”. A ideia é pagar por aulas avulsas a docentes, sem ligação com o município, sempre que faltarem profissionais na rede municipal de ensino.
O Estado de São Paulo

Ausência de professor da rede pública chega a 30 dias no ano no Estado de SP

Cada professor das redes públicas de ensino do Estado de São Paulo registra, em média, 30 dias de ausência das escolas em um ano. O principal motivo é o volume de licenças médicas, que representam, na média, 60% dos dias de ausência na rede estadual e na rede municipal da capital paulista. No restante das prefeituras do Estado, esse índice é de 39%.
Folha de São Paulo

Eventos

Sete brasileiros vencem concurso de redação da ONU

Sete estudantes brasileiros estão entre os 60 jovens de 27 países vencedores do concurso de redação Muitas Línguas, Um Mundo, realizado em parceria com a escola global de idiomas ELS (English Language School) e a agência Impacto Acadêmico das Nações Unidas (Unai, na sigla em inglês). A informação é da ONU News.
Terra

Brasil fica em 37º em Olimpíada de Matemática, com duas pratas

A equipe brasileira terminou em 37º lugar na Olimpíada Internacional de Matemática, que reuniu competidores de 111 países no Rio de Janeiro. Com duas pratas, um bronze e três menções honrosas, o time nacional registrou a pior colocação desde 2000.
Folha de São Paulo

Coreia do Sul e China vencem Olimpíada de Matemática no RJ

Terra

Outras do dia

Sucesso de Game of Thrones provoca onda de estudos sobre a Idade Média

Há quem leve o fanatismo tão a sério que já o transformou em tema de pesquisa e promete dedicar semestres ou anos a estudos relacionados à série. Esse assunto foi abordado por uma matéria publicada na revista Time , neste mês. Afinal, por trás de toda a loucura que a série Game of Thrones (GOT) inspira, há o interesse acadêmico. Afinal, você já ouviu falar em medievalismo? Um medievalista não é cosplayer. Ele, na realidade, é um estudioso da Idade Média.
iG

Agências bancárias fechadas não viram creches 6 meses após Doria anunciar plano em SP

Seis meses após o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar a intenção de expandir as vagas de creches da capital paulista tendo como uma das estratégias o uso de prédios de agências bancárias, a administração não conseguiu viabilizar nenhuma escola de ensino infantil com base nessa ideia.
G1