terça-feira, 25 de julho de 2017

Notícias de Educação - 25/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

'A tecnologia precisa estar na sala de aula’, diz diretor do Google for Education

"Existe uma massa de informação ao alcance de todos que precisa ser transformada em conhecimento. Esse é o 'pulo do gato' para compreendermos o papel do professor. Ele é fundamental nessa jornada, ajudando o aluno com a curadoria de informação". A afirmação é de Rodrigo Pimentel, responsável pelo “Google for Education”, a área de educação da empresa.
O Globo

Quadro negro não basta: ensino de ciências deve trocar decoreba por experiência concreta

Já se passaram 2.343 anos desde que Aristóteles fundou um modelo de ensino ao ar livre, em que os estudantes caminhavam e interagem com o mundo em vez de ficarem presos à teoria. Era a chamada escola peripatética. A bem-vinda massificação da educação, entretanto, forçou a criação de sistemas padronizados, onde por vezes o contato com o mundo real é reduzido. Isto é um problema sobretudo nas aulas de ciências. Sobretudo no Brasil, o 63º colocado em ciências entre os 70 países participantes do Pisa. Especialistas dizem que é hora de mudar.
Gazeta do Povo

Educação e tecnologia lado a lado

O universo digital está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Enquanto os mais velhos aprendem gradativamente como lidar com as novas tecnologias, as novas nascem navegando nas redes. Diante desse novo cenário, a educação também tem se adaptado para aliar as novidades ao aprendizado.
Claudia

Aplicativo que ajuda no dever de casa ganha versão em português

Usado por cerca de 2,5 milhões de usuários da língua inglesa desde seu lançamento em julho de 2016, o aplicativo Socratic acaba de chegar ao Brasil. O app promete tirar dúvidas dos alunos na hora de fazer o dever de casa. Gratuito e disponível para Android e iOS, o aplicativo permite que o estudante tire uma foto de uma pergunta da lição ou escreva a questão (por enquanto apenas na versão para iOS) e instantaneamente receba explicações, conceitos mais difíceis, perguntas e respostas, vídeos e definições sobre o tema. Além de português e inglês, o app também pode ser usado em espanhol, indonésio, alemão e francês.
Porvir

Exercícios para a mente: 6 dicas para ficar mais esperto

A noção de que a inteligência pode ser incrementada começou a ser levada a sério. Inspirados no trabalho das pesquisadoras, muitos neurocientistas procuraram novas formas de alcançar ganhos cognitivos, inclusive para quem não tem autismo. Abaixo, você vai conhecer algumas delas.
Exame

Avaliação

Tendência é Enem ficar mais difícil e não incluir itinerários, diz especialista

Antes mesmo que a reforma do ensino médio entre em vigor, os alunos devem enfrentar mais dificuldade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo avaliação do diretor do Cursinho da Poli, Gilberto Alvarez. À frente do curso preparatório há 17 anos, Alvarez espera que a prova considere apenas os conteúdos da base curricular obrigatória, que será comum a todos os alunos que cursarem o ensino secundário. A quantidade de questões de alta complexidade no Enem, para ele, devem aumentar.
O Estado de São Paulo

Gestão

Voucher educacional é tratado como solução provisória no Brasil - mas não deveria

Com a obrigatoriedade, a partir de 2016, de matricular crianças de 4 e 5 anos, diversas regiões do país passaram a suprir a escassez de vagas no ensino público comprando vagas em instituições privadas ou oferecendo dinheiro para as famílias pagarem as mensalidades. Apesar de ser uma solução provisória, a transformação do modelo em algo permanente é uma hipótese a ser levada a sério.
Gazeta do Povo

Rede paulistana terá já em 2018 aulas de programação e de ética na internet

A partir de 2018, alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo terão aulas de programação e de ética na internet, com base em um currículo de tecnologia que será adotado por todas as escolas. O plano da prefeitura paulistana é ter salas munidas de tablets e, em alguns casos, até de impressoras 3D.
Folha de São Paulo

FGV analisa efeitos da violência armada em sala de aula

Entre julho de 2016 e julho de 2017, a cidade do Rio de Janeiro registrou 3.829 tiroteios, uma média de mais de 10 por dia, o que vem afetando o funcionamento de boa parte das 1.809 instituições de ensino fundamental e médio e as 461 creches e serviços de educação infantil. Os dados constam do estudo - divulgado hoje - Educação em Alvo: Os Efeitos da Violência Armada nas Salas de Aula.
Terra

Leis e políticas

Escola sem Partido tenta anular critério de redação do ENEM

Além de considerar o critério subjetivo e injusto, por entender que a legislação sobre os direitos humanos não está entre os temas cobrados dos candidatos, a ação entende que “o próprio INEP desrespeita os direitos humanos propriamente ditos, uma vez que as liberdades de pensamento e opinião, além de garantidas pela Constituição Federal, estão previstas na Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Carta Educação

Opinião

Cultura Maker na educação

O famoso conceito “Do it yourself” – em português, o “faça-você-mesmo” –, ganhou adeptos dos amantes da tecnologia por meio da Cultura Maker, mais técnica e colaborativa. O conceito se tornou popular com o lançamento da revista americana Make, em 2005, e com a Maker Faire, em 2006. Desde então, o movimento ganhou força e percorreu o mundo como forma de produzir e empreender, tornando-se também um aliado na Educação.
Campo Grande News

Quem paga pelo ensino

Se o colapso das finanças públicas desnudou a urgência de reformar o sistema perdulário de aposentadorias, transformações não menos importantes se impõem na segunda maior despesa finalística do Estado brasileiro –a educação. Os 5% do PIB destinados à educação, compatíveis com padrões internacionais, mostram-se entretanto ineficientes e mal distribuídos.
Folha de São Paulo

Que educação o Brasil quer e precisa?

Nesse momento de retrocessos na garantia de direitos e nas políticas públicas a pergunta pode nos ajudar a reafirmar os consensos construídos até aqui. O PNE (Plano Nacional de Educação) 2014-2024 é, sem dúvidas, o principal deles, pois foi construído após mais de quatro anos de debate, com ampla participação da sociedade em processos de conferências e consultas públicas antes de sua aprovação pelo Congresso.
Uol

Estatística, pesquisas e estudos

62 milhões de meninas não têm acesso à educação no mundo, diz Unesco

Ao menos 62 milhões de meninas no mundo não têm acesso à educação, enquanto dois terços dos analfabetos são mulheres, alertou nesta segunda-feira (24) em Santiago do Chile Irina Bokova, diretora da Unesco.
G1

Ensino Superior

Fies abre 75 mil vagas para o segundo semestre deste ano

O MEC (Ministério da Educação) informa que as inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre deste ano serão abertas na próxima terça-feira (25). Ao todo, serão oferecidas 75 mil novas vagas para financiamento em instituições de ensino superior privadas em todo o País. O prazo ficará aberto até sexta-feira (28).
iG

Profissionais da Educação

Servidores da educação de Maceió entram em greve por tempo indeterminado

Professores da rede municipal de ensino entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (24). Segundo eles, a prefeitura de Maceió informou que não vai dar reajuste salaral para a categoria.
G1