quarta-feira, 26 de julho de 2017

Notícias de Educação - 26/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Conheça os benefícios de salas de aula invertidas

Para um professor experiente, inverter uma sala de aula significa mudar completamente a forma como eles ensinam por anos. Isso, é claro, exige bastante lição de casa para o educador. Sendo assim, porque essa ainda é uma boa ideia? Veja a seguir os 3 principais benefícios de salas de aula invertidas.
Universia

Qual a importância dos livros didáticos e por que devemos cuidar deles?

Para milhares de crianças, o livro didático é o primeiro contato com o universo do livro. Para outros milhares, durante muitos anos, ele seguirá como único suporte de conhecimento cultural, científico e literário, uma vez que muitas não têm e não terão acesso a bens culturais. Sendo assim, os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), distribuídos nas escolas públicas brasileiras, requerem um cuidado todo especial e colaborativo.
O Globo

Precisamos formar alunos para profissões que ainda nem existem

Segundo uma nota recente do FMI sobre educação, assinada por Nagwa Riad, a geração nascida entre 1980 e 2000 —mesmo os que já estão empregados— enfrentará mudanças constantes e profundas em seu universo profissional. O documento ressalta que isso "significa que muitos, se não a maioria, precisarão se 'reequipar' e aprender novas habilidades diversas vezes durante sua vida laboral".
Folha de São Paulo

4 estratégias para melhorar as discussões em classe

Existem muitas maneiras ou estratégias que podem ajudar a melhorar a discussão em uma sala de aula, mas que nem sempre é colocada em prática, pois muitos educadores optam por uma abordagem mais convencional.
Canal do Ensino

4 dicas para engajar e acolher os estudantes na volta às aulas

Após um período do recesso, estudantes voltam cheios de energia para escola. Apesar dos ânimos renovados, também tendem a ficar dispersos e pouco engajados com a rotina escolar. Mas como atrair a atenção deles e transformar a volta às aulas em um momento acolhedor? Para auxiliar professores que estão em busca de estratégias inovadoras para o início do segundo semestre letivo, o Porvir reuniu algumas dicas de ferramentas e técnicas de facilitação de grupos que fortalecem o diálogo e a cooperação entre crianças e adolescentes.
Porvir

Inclusão

Diretor é demitido após aumentar rigor na seleção por cotas em universidade federal

Depois de o novo processo de seleção por cotas raciais rejeitar quase 70% dos candidatos inicialmente selecionados, a UFU (Universidade Federal de Uberlândia) exonerou o responsável pelo processo de admissão, Dennys Xavier. Ele ocupava o cargo de diretor de processos seletivos desde o início do ano.
Gazeta do Povo

USP abre 4.110 vagas para idosos em disciplinas da graduação

O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade está em sua 47ª edição e é completamente gratuito. São 472 cursos disponíveis, em temáticas variadas como Inteligência Artificial, Mecatrônica, Comércio Eletrônico, Jornalismo Esportivo – a pauta além do futebol, Produção Audiovisual em Comunicação Digital e Oficina de caracterização de jóias e pedras preciosas.
G1

Leis e políticas

Proposta obriga novas escolas a construírem quadras poliesportivas

Em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6757/16, do deputado Deley (PTB-RJ), obriga as novas escolas de ensino fundamental e médio a construir quadras poliesportivas para a prática de educação física. A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara

As línguas silenciadas do Brasil

Estima-se que, no país, sejam faladas mais de cem línguas indígenas, todas ameaçadas de extinção. Impulsionadas pelas próprias etnias, elas vivem um momento tímido de revitalização.Para aprender a língua de seu povo, o professor Txaywa Pataxó, de 29 anos, precisou estudar os fatores que, por diversas vezes, quase provocaram sua extinção. Mergulhou na história do Brasil e descobriu fatos violentos que dispersaram os pataxós, forçados a abandonar a própria língua para escapar da perseguição.
Terra

Seu filho é alfabetizado?

No português de Portugal, existem as palavras literária e letrado – a primeira corresponde ao termo inglês literacy, e a segunda ao termo brasileiro erudito. No Brasil, os correspondentes seriam alfabetizado e letrado. No Brasil, apenas 6,5% dos jovens têm um domínio da língua adequado para o exercício da crítica e argumentação, requisitos básicos para a democracia.
Veja

Ensino Superior

O Fies muda para conter rombo bilionário

Começam nesta terça-feira as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Serão oferecidas 75.000 vagas para estudantes de baixa renda para o segundo semestre deste ano em instituições de ensino superior, com as mesmas regras do último semestre. Pode se inscrever quem fez Enem a partir de 2010, não tirou zero na redação e fez mais de 450 pontos no total. A partir do próximo semestre, no entanto, o governo passará a adotar um novo modelo para fornecer o financiamento.
Exame

Eventos

Episódio final da série de debates trata de Educação Integral, gestão democrática e monitoramento

Nesta sexta-feira (28/7), o movimento Todos Pela Educação e o Observatório do PNE promovem o último episódio da série de debates sobre o Plano Nacional de Educação, transmitidos ao vivo pelo Facebook. A Educação Integral – contemplada na meta 6 – e a gestão democrática – tema da meta 19 – são os assuntos deste debate, que levanta também questões sobre o monitoramento do plano.
Todos pela Educação

Entidades organizam Conferência Nacional Popular da Educação

No próximo dia 8 de agosto, a coordenação executiva da Conferência Nacional Popular da Educação (CONAPE) irá se reunir em Brasília para tratar dos encaminhamentos da edição deste ano da conferência e também para participar de uma Audiência Pública no Senado Federal.
CGN

Outras do dia

Pais, professores e médicos estão entre os 30 pedófilos presos pela PF

A Polícia Federal prendeu 27 pessoas em flagrante e três preventivamente até às 10h20 desta terça-feira (25), no âmbito da Operação Glasnost, que combate a exploração sexual de crianças e o compartilhamento de pornografia infantil na internet.
Paraná Portal