terça-feira, 8 de agosto de 2017

Notícias de Educação - 08/ago/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Método Kumon não é fórmula mágica, mas incentiva autonomia

Criado em 1954 no Japão, o Kumon completou quatro décadas de existência em território brasileiro nesse ano. O fenômeno não passou inócuo a especialistas da área, que por anos têm divergido sobre a eficácia de um único jeito ser adequado a crianças e pré-adolescentes de diferentes perfis. O consenso é apenas um, nesse caso: não existe fórmula mágica para o aprendizado. “É arriscado dizer que um único método se aplique a todos, já que cada criança ou adolescente apresenta uma modalidade de aprendizagem própria”
Gazeta do Povo

Gazeta do Povo lança e-book com respostas sobre homeschooling

O ensino doméstico está em alta no Brasil. Cada vez mais famílias optam por deixar os filhos fora da escola e praticar o chamado homeschooling. Mas, por ser recente no país, a prática ainda gera muitas dúvidas. Por isso, a Gazeta do Povo acaba de lançar um e-book para ajudar os pais interessados nessa forma de ensino.
Gazeta do Povo

Inclusão

Pioneira no debate, USP é última das grandes universidades a adotar cota racial

Apesar de ter sido o berço do debate sobre a implantação de cotas raciais no Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) foi a última das grandes universidades públicas do país a aderir à reserva de vagas a pretos, pardos e indígenas (PPI). Quinze anos depois de o estado do Rio de Janeiro adotar as cotas raciais em suas universidades estaduais, a USP decidiu implantar, a partir de 2018, um sistema similar ao estipulado pela Lei de Cotas Para o Ensino Superior, que já está em vigor nas universidades federais desde 2013.
EBC

Opinião

Diversidade e excelência

As universidades americanas não adotam cotas (a Suprema Corte daquele país julgou esse mecanismo inconstitucional), mas a declaração de raça pode ser levada em conta como um dos elementos do processo seletivo. Vale lembrar que lá, diferentemente do que ocorre no Brasil, a nota dos alunos em testes não é o único critério utilizado na hora de avaliar candidatos. Ainda que políticas de ações afirmativas tenham também o objetivo de corrigir injustiças históricas, o principal argumento de Harvard para defender seu modelo foi que a diversidade era um valor essencial na formação de todos os seus alunos.
O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

Segurança é a principal reivindicação dos alunos do ensino médio, diz pesquisa

A maior preocupação dos jovens do ensino médio brasileiro é a violência, de acordo com estudo do Todos Pela Educação - 83,1% dos adolescentes de 15 a 19 anos citam a falta de segurança como uma questão relevante.
G1

Despreparo: calouros chegam à universidade sem saber o que os espera

Estudantes que ingressam no ensino superior têm expectativas pouco realistas do cotidiano da universidade. E não se tratam apenas de dilemas normais sobre o futuro: a imaturidade diante dos desafios da nova fase de estudos é uma característica central em um contexto em que eles não se colocam como adultos responsáveis pela sua formação e, muitas vezes, esperam ações em um perfil ainda escolar, buscando na faculdade uma extensão dos seus desejos pessoais do momento.
Gazeta do Povo

Pesquisas apontam educação como 'escudo' contra criminalidade

Estudos elaborados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e pelo professor Daniel Cerqueira, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), do Rio de Janeiro, apontam uma relação inversa entre o crime e a educação. Quanto maiores são as taxas de escolarização, menores são os registros de violência.
G1

Ensino Superior

Universidades federais do interior de Minas Gerais correm risco de fechar

Cifras de milhões de reais a receber, paralelamente a déficits e dívidas na mesma proporção. O dinheiro esperado que ainda não apareceu nos cofres das universidades brasileiras ameaça levar instituições de ensino superior sediadas em Minas à bancarrota. O estado tem a maior concentração de escolas mantidas pela União: 11. Todas agonizam por causa de cortes sucessivos de verbas que culminam em atrasos, retenções e contingenciamentos (bloqueios) de recursos pelo quarto ano consecutivo. Muitas delas, sem uma solução imediata, temem que até o fim do ano parem de funcionar.
Estado de Minas

UFV e UFSJ retomam atividades controlando gastos para concluir semestre letivo

G1

MEC autoriza a abertura de 59 cursos superiores no País

O MEC (Ministério da Educação) reconheceu mais 59 cursos superiores em 15 estados e no Distrito Federal. A portaria que oficializa a criação dos cursos foi publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da União. Com a decisão tomada pelo MEC , diferentes instituições passam a ter novas opções de formação.
iG

Univesp cria 16 mil vagas gratuitas no ensino superior em São Paulo

iG

Eventos

Educação 360: 'Por favor, pense diferente', pede educador que criou o termo 'nativo digital'

Uma educação que combine conhecimento acadêmico personalizado com realizações que transformem o mundo é a proposta do educador Marc Prensky. De acordo com ele, a mudança do modelo tradicional de educação precisa ser feita sob pena de não preparar as crianças que estão nascendo ou que ainda não nasceram para lidar com um mundo transformado daqui 20 anos. O autor do conceito de “nativos digitais” acredita que apenas uma nova perspectiva de educação será capaz de cumprir esse papel.
O Globo

Educação 360: tecnologia é importante para incluir estudante no processo de aprendizagem

Longe de ser a solução para todos os problemas da educação, a tecnologia é uma ferramenta importante para adequar o ensino às expectativas dos alunos e incluir estudantes no processo de aprendizagem. Essas são as convicções das especialistas na área que participaram do debate sobre práticas pedagógicas, promovido pelo Educação 360 Tecnologia, nesta segunda-feira, no Museu do Amanhã.
Extra

Outras do dia

Estado terá que indenizar professora agredida por aluno

A 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença da 1ª Vara de Piraju que condenou a Fazenda do Estado a indenizar uma professora agredida por um aluno dentro da escola. A indenização, a título de danos morais, foi fixada em R$ 10 mil.
Exame

Alunos de escola pública do DF usam materiais reciclados para revitalizar espaços

A escola dos sonhos ao alcance das mãos. Essa foi a proposta de uma gincana no Centro Educacional 01 (CED) do Guará II, no Distrito Federal. Os alunos do ensino fundamental e médio recolheram materiais recicláveis durante três meses e mudaram a aparência da escola.
G1