terça-feira, 15 de agosto de 2017

Notícias de Educação - 15/ago/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

A Base quer a tecnologia na sua disciplina. E agora?

A Base Nacional Comum Curricular já teve sua terceira versão divulgada, e está em fase de discussão em audiências públicas pelo país, um dos últimos passos antes de sua homologação. É um momento de dúvidas, angústias e controvérsias – algo natural se considerarmos a complexidade do documento e a influência que terá nas políticas públicas. E uma preocupação em especial: como a tecnologia está sendo tratada na Base? Apesar de estar presente em todas as etapas de ensino, esse ainda é um assunto que gera polêmica.
Documento encara o assunto como uma competência que deve atravessar todo o currículo de uma escola. Saiba como isso pode influenciar as suas aulas.
Nova Escola

(matéria em inglês) Gerando perguntas efetivas

Os professores fazem uma média de 400 perguntas por dia, ou 70 mil por ano, de acordo com The Guardian. Embora muitas dessas questões sejam geradas em tempo real, fazer perguntas efetivas usando técnicas de questionamento leva respostas mais profundas e envolve estudantes em uma ampla gama de tarefas de pensamento crítico. Recomenda-se que os professores usem as seguintes técnicas de questionamento para promover discussões efetivas.Buscando evidências: "O que faz você pensar que _____?"
Explicando: "Quais são algumas das causas que levaram a _____?"
Relacionando conceitos, idéias e opiniões: "Como isso se compara a _____?"
Previsão: "O que você fará depois?"
Descrevendo: "O que você observou acontecer?"
Edutopia

Curso online leva aplicação da neurociência para prática da sala de aula

Compreender o funcionamento do cérebro pode ser uma ferramenta útil para apoiar o trabalho de educadores. Com a proposta de trazer as contribuições da neurociência para o dia a dia da sala de aula, um curso online irá apresentar descobertas recentes da área para quem está em busca de novas estratégias pedagógicas.
Porvir

Rede pode fazer rearranjo de alunos que trabalham, diz MEC sobre novo ensino médio

Alunos que dividem sua rotina entre estudos e trabalho podem ser transferidos para escolas que ofereçam ensino técnico e profissional, caso não se adaptem à educação em tempo integral. Segundo o coordenador de educação integral do Ministério da Educação (MEC), Lucas Fernandes, o "rearranjo de alunos" é uma das opções em casos de escolas regulares que expandirem sua carga horária, mas a decisão final sobre o tema será tomada por cada governo estadual.
O Estado de São Paulo

Gestão

MG: Escolas estaduais agonizam com infraestrutura precária

Estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com o Sindicato Único dos Trabalhadores de Minas Gerais (Sind-UTE-MG) revela que a maioria das escolas estaduais de ensino médio em Minas Gerais tem problemas de infraestrutura. O estudo mostra que, nos últimos cinco anos, pouca coisa mudou nas 3.660 escolas estaduais de ensino médio de responsabilidade do Estado. Em 2012, segundo o Censo Escolar, 63% das instituições tinham laboratório de ciência. A nova pesquisa revela aumento desse índice para 64%.
O Tempo

Prejuízo da Somos Educação aumenta 10% no 2º trimestre

O prejuízo da Somos Educação aumentou de R$ 66,3 milhões para R$ 72,2 milhões no segundo trimestre, na comparação anual. A receita líquida da companhia caiu 17%. Os custos da companhia, por sua vez, subiram quase 19%.
Valor

Inclusão

Principal universidade católica do Brasil, PUC-SP passa a oferecer banheiros unissex

A principal universidade católica do país acaba de inaugurar seu primeiro banheiro unissex coletivo. A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) fez o anúncio na última sexta-feira, na página da instituição no Facebook. Instituição diz estar atenta à “diversidade da comunidade universitária”; anúncio gerou críticas.
Gazeta do Povo

Leis e políticas

'É preciso investir em uma revolução na educação básica', diz Mendonça Filho

"É preciso investir em uma revolução na educação básica", afirmou o ministro Mendonça Filho, durante debate na TV JC realizado nesta segunda-feira (14). Entre os assuntos abordados, está a importância da iniciativa privada para mudar a educação do País
JC Online

Ensino Superior

Veto aos trotes universitários apaga rito de passagem

Os trotes universitários, uma tradição quase tão antiga quanto as instituições de ensino superior, estão sendo gradativamente banidos das universidades brasileiras. Apesar da necessidade de coibir excessos e o uso da violência, a proibição da prática está também apagando um rito de passagem importante.
Gazeta do Povo

Univesp cria maior plano de expansão em meio a crise e evasão elevada

Em meio a cortes no orçamento e a uma debandada de alunos, a Univesp (Universidade Virtual de São Paulo) se prepara para encarar a sua maior expansão. Na próxima segunda-feira (21), a instituição de ensino superior do governo Alckmin (PSDB) vai receber de uma só vez 16.780 novos alunos aprovados no último vestibular realizado em julho. O contingente é oito vezes maior do que o número atual de matriculados, na casa dos 2.200.
Folha de São Paulo

Do tradicional ao inovador, curso livre em Direito está em alta

A área jurídica oferece uma vasta gama de cursos de atualização ou extensão, e a oferta vem aumentando em resposta à crescente procura. “Há uma tendência de as pessoas procurarem cada vez mais cursos de curta duração, em relação à proporção das que procuram uma especialização”, afirma André Camargo, coordenador do Insper Direito. Quem está puxando o crescimento, revela Camargo, são os profissionais mais experientes, que muitas vezes que estão voltando para as salas de aula depois de mais de uma década afastados.
O Estado de São Paulo

Cursos na área do Direito se adaptam às startups

O Estado de São Paulo

Eventos

Publicação voltada a estudantes abordará o tema sustentabilidade

Criada com a proposta de abordar o tema sustentabilidade e meio ambiente de maneira atrativa entre estudantes do ensino fundamental, a publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável será lançada nesta terça-feira, 15, em São Paulo. No mesmo evento, previsto para ocorrer às 15h30 no Teatro João Caetano, o público conhecerá a série de oito vídeos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças.
MEC

Comissão de Educação debate metas do Plano Nacional de Educação

A Comissão de Educação promove debate nesta quinta-feira (17) sobre a Lei de Responsabilidade Educacional. O debate atende a requerimento do deputado Bacelar (Pode-BA). O debate será realizado às 9h30, no plenário 10.
Câmara

Representação no Mercosul discute papel da Universidade Latino-Americana

O papel da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) será discutido nesta quarta-feira (16) em audiência pública promovida pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.
Senado

Outras do dia

‘Hamburgada do bem’ feita por professora do RJ faz sucesso na internet

A professora Ludmila Cruzal fez de uma de suas aulas um sucesso gastronômico e da internet. Ao introduzir a letra H, de hambúrger, para alunos de 5 anos Creche Municipal José de Oliveira Telles, na cidade de Magé, na Região Metropolitana do Rio, ela se surpreendeu ao perceber que muitos estudantes nunca haviam comido a iguaria. Diante disso, a aula ganhou sabor e os pequenos experimentaram a refeição pela primeira vez, dentro da sala de aula, com todos os alimentos levados pela professora.
G1