segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Notícias de Educação - 18/set/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Menos trigonometria, mais pensamento crítico: Especialista do MIT sugere estratégias contra 'passividade' de alunos

Disciplinas de pouca aplicação prática e ensino de conteúdo distante do contexto real são prejudiciais aos alunos por ensiná-los a pensar de um modo linear, que não os prepara para o mundo. É o que diz a especialista americana em educação Jennifer Groff, pesquisadora-assistente do Laboratório de Mídias (Media Lab) do MIT (sigla em inglês para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Groff é autora de estudos sobre ensino personalizado, inovações em sistemas de aprendizagem e uso de jogos e tecnologias em sala de aula.
BBC

O que você sabe sobre o uso da tecnologia por crianças?

Em artigo, Rafael Parente responde seis perguntas sobre os benefícios e perigos do contato de crianças com ferramentas digitais. Teste seus conhecimentos
Porvir

Tecnologia na educação: como utilizá-la a seu favor

Canal do Ensino

Ensino em outro idioma na infância estimula o cérebro

Nos últimos 20 anos, o número de escolas bilíngues no Estado de São Paulo passou de 20 para 100, sendo a maior concentração de matrículas na educação infantil (até 4 anos). Para especialistas e coordenadores desses colégios, o aumento na procura se deve ao avanço de pesquisas que mostram os benefícios neurológicos e cognitivos do ensino bilíngue na primeira infância. Benefícios para crianças vai além de conseguir se comunicar com mais gente. Há vantagens neurológicas e cognitivas; e o aluno aprende a ler na primeira língua e aplica o conhecimento para dominar a segunda.
O Estado de São Paulo

Alfabetizar na língua materna amplia interesse

O Estado de São Paulo

(Opinião) Na aula de inglês, sem medo de errar

O Estado de São Paulo

Aprendizado começa na mesa: alimentação adequada determina sucesso em sala de aula

Biscoito ou bisnaguinha? Pão francês ou integral? Suco de caixinha ou leite fermentado? Quem se preocupa com o rendimento escolar dos filhos nem sempre associa o sucesso no desempenho em sala de aula com a alimentação adequada. Mas o problema surge mesmo quando os produtos processados substituem alimentos naturais, ricos em componentes necessários para a nutrição adequada do organismo. Para evitar que o desenvolvimento escolar seja prejudicado, é fundamental que os pais estimulem dieta balanceada.
Gazeta do Povo

Gestão

Quando é preciso trocar de escola

Se em geral os pais pensam em trocar de escola quando o filho enfrenta algum tipo de dificuldade, a facilidade extrema deve provocar igualmente um alerta. “Se quando era criança não aprendeu a estudar e a pesquisar, que faculdade esse jovem vai fazer mais tarde? Que tipo de profissional se tornará? Estudar e pesquisar são comportamentos importantes para a vida toda”, afirma Maria Irene Maluf, do conselho da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Segundo Maria Irene, na tentativa de manter o “cliente”, muitas escolas dão facilidades demais, provocando uma falsa sensação de que as crianças estão aprendendo bem.
O Estado de São Paulo

Escola para a vida toda muda com o aluno

O Estado de São Paulo

‘Escola tem de respeitar o ritmo de cada um’

O Estado de São Paulo

‘Sempre acordaram felizes, querendo ir para o colégio’

O Estado de São Paulo

Colégios ajudam na escolha de carreira

A preocupação com a escolha da carreira e da faculdade não está restrita aos estudantes e às suas famílias. Além do ensino de disciplinas como Matemática e Português, muitos colégios têm trabalhado com os alunos formas de encontrar o melhor caminho no momento de decisão profissional.
O Estado de São Paulo

Contato com profissionais é aposta de colégios na escolha de carreira

O Estado de São Paulo

Pais devem ficar atentos à reajuste da mensalidade escolar

O período de rematrícula nas escolas particulares tem início este mês e vai até outubro, e os pais devem prestar atenção para os reajustes praticados pelas instituições. Não existe um índice determinado para os aumentos, mas o valor do reajuste deve estar de acordo com as despesas da escola e só poderá ser realizado uma vez por ano.
Terra

Paraná aplica bilhões na educação (quando não há fraude)

O Paraná despeja bilhões em educação. Em 2016, foram R$ 9,8 bilhões destinados para essa função, que engloba todos os gastos do ensino fundamental ao superior, de salários à manutenção. É um montante considerável: representa 19,8% das despesas liquidadas no ano. É tanta coisa que, em termos relativos, o Paraná gasta mais do que países que figuram no topo do ranking dos indicadores educacionais: Coreia do Sul (14,5%), Suíça (13,9%), Dinamarca (13,5%) e Noruega (13%). O Paraná, que investe tanto em educação, é justamente palco de uma imensa roubalheira no setor.
Gazeta do Povo

Inclusão

Por que estudantes com deficiência ainda são excluídos das escolas?

Nas últimas semanas, foi impossível evitar o mal estar causado por duas notícias veiculadas na imprensa. Uma delas trazia um garoto que foi barrado de ir ao cinema com a turma da escola em que estuda, em Belo Horizonte. O estudante tem paralisia cerebral e é cadeirante.
Também não passou despercebida uma comunidade de mães, na Argentina, que comemorou, em um grupo de conversas, a saída de um estudante portador de síndrome de Asperger, um transtorno de espectro autista, do colégio San Antonio de Padua, que providenciou a sua transferência.
E por que ainda permitimos que episódios como esses aconteçam?
Carta Educação

Meu país é rico, mas eu não posso ir à escola

Recentemente, vem avançando a escolarização dos menores —entre 2000 e 2015 o acesso à escola primária chegou a 90% das crianças— mas ainda restam 264 milhões fora da escola em todo o mundo. E dois terços deles vivem em países ricos em recursos naturais, mas que paradoxalmente ocupam os últimos postos de desenvolvimento e têm orçamentos em educação inferiores a 3% de seu PIB. Para chamar a atenção sobre esta realidade tão gritante, a ONG Entreculturas lançou a campanha Escolas em perigo de extinção e, com ela, um relatório intitulado Educação em zonas de conflito que analisa minuciosamente as relações entre o direito à educação, a exploração dos recursos naturais, a paz e o desenvolvimento sustentável.
El País

Leis e políticas

Para cinco mil famílias no Brasil, a sala de aula é dentro de casa

Pelo menos cinco mil famílias brasileiras trocaram a escola formal dos filhos pelas aulas em casa. Mas várias delas acabaram processadas. O assunto foi parar no Supremo Tribunal Federal.
Pode ser por dificuldade de adaptação da criança em uma sala de aula cheia de gente ou porque os pais consideram que a escola é ruim e que o resultado em casa pode ser melhor. Mas a decisão de não matricular os filhos numa instituição de ensino é polêmica, divide os especialistas e pode criar problemas com a Justiça.
JN

Comissão de Educação pode votar bônus a professores por desempenho dos alunos

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode analisar na terça-feira (19) projeto que concede um bônus salarial aos professores de acordo com o desempenho dos alunos nas avaliações de desempenho realizada pelos sistemas de ensino. O PLS 294/2014 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), para dispor sobre a avaliação dos professores na educação básica pública. De acordo com o projeto, os sistemas de ensino avaliarão os professores por meio da aplicação anual de exame de desempenho de aprendizagem de seus alunos. Será concedido bônus salarial aos professores que obtiverem resultado positivo no exame.
Câmara

Relator da BNCC diz que esta política irá impactar a educação por até 30 anos

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. "A BNCC vai impactar a educação no Brasil pelos próximos 20 ou 30 anos", afirmou. Disse que a BNCC é "uma política pública de alta saliência na opinião pública". Um dos maiores desafios do CNE é o de apresentar um resultado que estabeleça a "pacificação" entre as diferentes correntes que defendem propostas de bases curriculares.
Terra

Educação ambiental é inserida no currículo das escolas da rede estadual de ensino de MS

Resolução da secretaria estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) insere a educação ambiental no currículo das escolas da rede estadual. A determinação foi publicada na edição desta sexta-feira (15), do Diário Oficial do estado, e já entrou em vigor. Segundo a resolução, a educação ambiental passa a ser tema integrante do currículo da educação formal e estará presente de forma articulada nos conhecimentos repassados aos estudantes em todas as etapas e modalidades de ensino.
G1

Opinião

O problema da educação

O relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre os gastos do Brasil com educação revela um problema bastante conhecido: a tendência do País de investir mais no ensino superior do que no ensino fundamental. País gastou quase o mesmo que os países desenvolvidos, mas gastou mal, como evidenciam as altas taxas de repetência e evasão.
O Estado de São Paulo

Os problemas crônicos do nosso Ensino Superior

A divulgação, nesta semana, do Relatório “Education at a Glance” de 2017, da OCDE, suscita a oportunidade para uma breve reflexão sobre o Ensino Superior no Brasil. A metodologia usada no relatório é bastante robusta, mas não é possível fazer comparações rigorosas, pois os critérios podem mudar a cada ano. De qualquer forma, para quem acompanha o setor, não há novidades. Importa focar os problemas crônicos, que continuam representando enormes desafios. O primeiro deles é entender a missão do Ensino Superior.
Veja

Entrar na universidade: uma reflexão sobre o processo de acesso ao ensino superior

Uma reflexão importante: selecionar é necessário. Não seria se o número de vagas fosse igual ao de pretendentes. Imagine um time de futebol com cinco mil jogadores! A pergunta, então, é: como fazer uma boa seleção? Há muitas faces para essa questão. Para muitos, as provas são boas porque condicionam, em um efeito cascata, o ensino Médio e o Fundamental. Por outro lado, muitos educadores criticam essa vinculação, afirmando que a Educação das crianças e jovens não pode estar voltada para o vestibular, mas para a preparação para a vida. Por que provas tão longas e extenuantes, em tempos tão exíguos, com tão poucas vagas?
Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Estágio longe da crise: vagas cresceram 31% no 1º semestre deste ano

Enquanto a crise econômica faz mais de 13 milhões de brasileiros vítimas do desemprego, as oportunidades de estágio crescem a passos largos. Somente entre o primeiro semestre de 2016 e igual período deste ano houve aumento de 31% na quantidade de vagas ofertadas para estudantes matriculados e frequentes em cursos superiores, técnicos e médio. E a boa notícia não para por aí. Se por um lado o salário do trabalhador está cada vez mais achatado, o do estagiário tem registrado aumento.
Hoje em Dia

EAD

Alunos denunciam falhas em programa de educação a distância investigado na UFSC

Enquanto recaem suspeitas sobre o uso irregular pela UFSC de recursos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Santa Catarina, ainda sob investigação da Polícia Federal na Operação Ouvidos Moucos, alunos e ex-estudantes relatam condições deficientes na infraestrutura dos polos presenciais pelo Estado e na forma como a modalidade é oferecida. Falta de material didático, atraso no início dos cursos e redução do número de tutores nos polos presenciais são alguns dos problemas relatados.
Diário Catarinense

Polícia Federal pega carteiro, motorista e operador de telemarketing com bolsa da UFSC

Gazeta do Povo

Mitos e verdades sobre educação a distância

Há algum tempo se houve falar em educação a distância, porém, existem ainda dúvidas sobre muitas questões tais como, a maneira como são aplicados os seus métodos de ensino, como trabalham os profissionais dessa área entre outras questões. Com tanta falta de conhecimento sobre o assunto, criou-se uma série de mitos sobre a educação a distância.
Administradores

Ensino Superior

RUF - Ranking Universitário Folha de São Paulo

Melhores universidades pagas são menos disputadas que piores públicas

Folha de São Paulo

Melhores cursos nas particulares podem custar 5 vezes a média nacional

Folha de São Paulo

Universidades privadas de ponta dão bolsas para diversificar quadro de alunos

Folha de São Paulo

Direito é atualmente o curso superior mais popular no Brasil

Folha de São Paulo

Universidades públicas reforçam lobby para tentar garantir verbas

Folha de São Paulo

Sem verbas nem para as lâmpadas, estaduais do Rio perdem estudantes

Folha de São Paulo

Contêiner vira sala de aula na UFRJ, melhor universidade do país

Folha de São Paulo

Universidades 'novas' buscam recursos por meio de rede própria

Folha de São Paulo

Cresce o número de escolas com programas que unem várias áreas

Folha de São Paulo

Brasil não mede evasão escolar nem analisa os perfis dos alunos

Folha de São Paulo

Unicamp passa USP e chega ao 2º lugar no RUF; UFRJ segue na liderança

Folha de São Paulo

Líder em produção científica no RUF, USP perde em ensino

Folha de São Paulo

Pesquisa e parceria com empresas ajudam Unicamp a contornar crise

Folha de São Paulo

Cultura dos bacharéis: corrida por diplomas desvaloriza graduações

No Brasil, tradicionalmente, um curso superior sempre foi visto como a porta de entrada para uma vida melhor. Ao possibilitar mais espaço no mercado de trabalho, salários atrativos e facilidade de progressão na carreira através da formação continuada, o diploma parecia trazer consigo uma série de garantias e estabilidade. Hoje, não mais. A expansão do ensino superior no país, a abertura de cursos de qualidade questionável e a crise econômica ajudaram a criar um cenário em que a formação superior se tornou requisito mínimo para a entrada em cargos de nível inicial. Como resultado, muitos jovens recém-saídos da graduação agora se deparam com as portas fechadas no mercado de trabalho, precisando aceitar pagamentos inferiores e funções desconectadas da formação. O culto ao diploma está chegando ao fim?
Gazeta do Povo

Centro universitário traz a Fortaleza modelo híbrido de ensino

Mais um grande grupo de educação aterrissa em Fortaleza, onde já atuam perto de 70 instituições de ensino superior. A novidade do Centro Universitário Unicesumar é o foco nos cursos de engenharia, arquitetura e urbanismo num modelo de ensino híbrido (50% a distância, 50% presencial), resultando num baixo valor da mensalidade (R$ 799, reduzido para R$ 719,10 com o desconto de pontualidade).
O Povo

Economistas querem fim de diploma obrigatório

Economistas vêm compartilhando na internet abaixo-assinado criticando a obrigatoriedade de cursar uma graduação em economia e estar credenciado no conselho de classe para atuar na área.
O Cofecon (Conselho Federal de Economia) afirma que a obrigatoriedade do diploma protege empresas e governos de prejuízos causados por maus profissionais. Também destaca que a fiscalização é responsabilidade dos conselhos definida em lei.
MSN

Veto à Polícia Militar em universidades públicas é mito

Ao longo da semana, a Gazeta do Povo mostrou, em uma série de reportagens, como o consumo de drogas é tolerado nas universidades públicas brasileiras. Nas cinco regiões do país, depoimentos de alunos e funcionários – além de fotografias feitas em visita a universidades – deixam claro que o consumo de entorpecentes, a maconha em especial, raramente é coibido pelas universidades. Parte da resistência se deve a uma pauta ideológica: a polícia é vista como inimiga, como se os tempos do regime militar não tivessem acabado. Outra parte acontece por um equívoco legal.
Gazeta do Povo

Transtornos mentais entre jovens preocupa universidades

(...) Relatos como esses se tornaram cada vez mais frequentes e mobilizam universidades e movimentos estudantis a estruturar grupos de prevenção e combate aos transtornos mentais. As ações, para oferecer ajuda ou prevenir problemas como depressão e suicídio, incluem a criação de núcleos de atendimento mental, palestras e até o acompanhamento de páginas dos alunos nas redes sociais.
Uol

Profissionais da Educação

SP tem quase 2 professores agredidos ao dia; ataque vai de soco a cadeirada

A cada dia, em média, quase dois professores são agredidos em seus locais de trabalho no Estado de São Paulo, mostram dados de registros policiais obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação.
Folha de São Paulo

PA: Professores entram em greve por tempo indeterminado em Belém

Professores do estado entraram em greve por tempo indeterminado. Eles aguardam uma resposta do governo do estado para reunir e entrar em um acordo quanto ao piso salarial, que, segundo eles, não aumenta desde 2015. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sinteep), hoje, um professor recebe R$1.917,00 para 200 horas/mês, valor estabelecido em 2015 que até hoje não foi alterado e deveria estar em 2.298,00 para 200 horas/mês.
G1

Outras do dia

Por que Cambridge estuda liberar uso de laptops em provas

Quando a caligrafia em uma prova é ilegível, a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, adota a seguinte prática: o estudante vai à instituição e lê suas respostas em voz alta estas são transcritas e encaminhadas aos examinadores.
Segundo o jornal britânico The Telegraph, cada vez mais estudantes são convocados durante as férias de verão para realizar esse procedimento.
Um dos motivos apontados é a diminuição da habilidade dos alunos em escrever à mão. Por isso, a universidade, fundada em 1209, está considerando permitir que estudantes usem laptops em provas em vez de caneta e papel.
Nexo

Estudante que assistiu à aula pelado diz que ficou 'chateado' por terem tirado foto: 'A função do artista é provocar'

Após ser flagrado assistindo à aula pelado na Universidade Federal de Goiás (UFG), o estudante de artes visuais Auro Sérgio, de 37 anos, esclarece que o ato tinha o objetivo de discutir sobre arte contemporânea e seu ensino. A foto do aluno nu, usando apenas um chapéu estilo sombreiro e sandálias, viralizou na internet. Ele não imaginava tamanha repercussão.
G1