terça-feira, 19 de setembro de 2017

Notícias de Educação - 19/set/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Estudantes no centro do processo educativo

Como gestores e professores podem adotar novas atitudes partindo da premissa de que todos os estudantes, sem exceção, têm capacidade de aprender e podem contribuir com a sua própria educação
Porvir

Nove formas de vencer a procrastinação nos estudos

A procrastinação — mania de adiar ou, no bom português, “enrolar” a execução de uma tarefa — tem se tornado mais frequente com o turbilhão de informações (e distrações) gerado pelas novas tecnologias. Mas, de acordo com especialistas, existem técnicas capazes de ajudar os alunos a manterem o foco. Segundo o psicólogo Maurino Bertoldo Silva, o ato de procrastinar é recorrente entre os estudantes, principalmente os brasileiros.
Gazeta do Povo

Como a tecnologia afeta a forma de educar?

Basta olhar o cenário das multinacionais para ver como as empresas estão investindo tecnologia em educação. Para Antonio Almeida, as escolas terão, cada vez mais, aulas virtuais. Já as lições feitas no caderno vão diminuir. “Hoje há alunos que têm 4 horas de aula de professor virtual. Então, de acordo com a resposta do estudante, o software de inteligência artificial sabe achar uma solução”, explica Antonio. Nesse sentido, para as novas gerações, os livros também podem estar mais presentes no ambiente virtual.
Experience

Avaliação

Encerramento do Enem por Escola

O encerramento do Enem por Escola era uma sugestão antiga das equipes técnicas responsáveis pelas atividades relativas ao Exame, que alertaram diferentes gestões sobre a inadequação da divulgação desses dados. Em 2016 e 2017, o Inep construiu um consenso interno a respeito da necessidade de descontinuar o cálculo e a divulgação do Enem por Escola e, consequentemente, avançar para os aprimoramentos necessários ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Instituído nos anos 1990, o Saeb tem instrumentos mais adequados para a avaliação da qualidade da educação ofertada nos sistemas de educação e nas escolas brasileiras.
Inep

Gestão

Preços de mensalidades no ensino superior sobem 1,2% no 2º semestre

Os cursos de ensino superior presencial tiveram em média reajuste de preços de 1,2% no ciclo de matrículas do segundo semestre de 2017 na comparação com igual período do ano passado, de acordo com levantamento do Quero Bolsa, plataforma online que reúne bolsas de estudos em universidades privadas. No ensino a distância, o reajuste das mensalidades foi maior, da ordem de 3,8%.
Uol

Inflação da educação é o triplo; saúde é o dobro

O brasileiro tem acompanhado mês a mês, no último ano, a queda da inflação. O preço dos alimentos já sobe menos, o estacionamento não aumenta como antes, mas dois itens insistem em não dar trégua: os serviços de educação e saúde continuam sendo reajustados acima do índice geral de preços. Entre as explicações para essa resistência está no fato de que o consumidor, nesses casos, não abre mão da qualidade e da confiança dos serviços privados. Os preços, desse jeito, não cedem.
O Povo

Mercado educacional segue no alvo dos investimentos

Na rota dos grandes investidores, o mercado de educação vive um momento de expansão no Brasil. Nos últimos anos, o governo tem incentivado o desenvolvimento do setor, diminuindo a burocracia para a abertura de novas faculdades, o que atraiu investidores de todo o mundo. Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo INEP em 2015, as instituições de ensino superior (IES) privadas representam 87,5% do total. De acordo com o consultor, na educação básica, esses movimentos econômicos ainda são mais recentes e em fase de desenvolvimento.
Experience

Vagas em creches e escolas infantis serão ampliadas em BH após termo firmado com o MP

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o município de Belo Horizonte e já homologado na Vara da Infância e Juventude, vai ampliar o número de vagas em creches para crianças de zero a três anos, e, na pré-escola, para crianças de quatro a cinco anos.
Hoje em Dia

Inclusão

Novas práticas e formas de avaliação tentam incluir alunos com TDAH na escola

Segundo a Associação Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH afeta 5% da população de crianças do planeta. "As escolas não estão preparadas e a estrutura de funcionamento pedagógico das instituições engessa muita coisa. Além disso, é importante que se tenha o olhar de um especialista. Não é raro receber crianças com dificuldades escolares, mas nem todas têm TDAH". Pesquisas apontam que estudantes com o transtorno têm risco de repetência três vezes maior.
O Globo

Conselho aprova regra que obriga escolas a usar “nome social” para travestis

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou um parecer que obriga escolas de todo o país a aceitarem o uso do “nome social” de travestis. A votação, que aconteceu na semana passada, foi unânime. Agora, o texto deve ser encaminhado para o Ministério da Educação (MEC).
Gazeta do Povo

Leis e políticas

Comissão Permanente de Formação de Professores da Unicamp divulga manifesto sobre a BNCC

Para a comissão, "o processo de construção de uma Base não pode estar atrelado a, nem ser expressão de interesses de pequenos grupos ou de corporações que vêm historicamente tratando a educação e as respectivas reformas educacionais segundo interesses alheios à própria educação e ao desenvolvimento dos sujeitos/cidadãos."
Unicamp

Comissão permite que trabalho voluntário valha como atividade curricular em curso superior

A Comissão de Educação aprovou proposta que prevê que o trabalho voluntário realizado por estudantes possa contar como atividade para fins de cumprimento do currículo de cursos superiores. As normas para essa contabilização serão estabelecidas pelas instituições de ensino superior.
Câmara

Opinião

Em educação o Vietnam é aqui

Meu queixo bateu no chão quando constatei que o escore médio no PISA registrado pelos jovens vietnamitas sobrepujou o obtido pelos alunos do Reino Unido, Suécia, França e Estados Unidos. A renda média dos 20 países que superaram os asiáticos é oito vezes maior! A dos 20 países que ficaram logo atrás, seis vezes. Imagine o Catanduvense mandando bem na Champions League. É mais ou menos por aí. Segundo o diretor de educação da OCDE, Andreas Schleicher, o fenômeno vietnamita deve-se ao desenho de um curriculum eficiente e do compromisso do governo com uma estratégia de longo prazo para alavancar a educação, incluindo a preocupação com a formação dos professores.
Exame

Ensino Superior

Crise na educação leva à busca de financiamento

A partir deste mês, 90 mil estudantes e 20 mil pesquisadores deixarão de receber as bolsas de estudo pagas pelo CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC). A medida, que interrompe carreiras e pesquisas, é resultado do corte de 44% no orçamento inicial de R$1,3 bilhão. O Fies, programa do governo destinado a financiar a graduação no ensino superior, também está em crise e deverá ser revisto, por causa da inadimplência de 53% dos estudantes beneficiados. Sem o apoio do governo, quem quer estudar está recorrendo a bolsas oferecidas por faculdades ou empresas e financiamentos de companhias especializadas.
Experience

Selecionadas instituições que vão oferecer formação continuada

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira, 18, a lista de instituições federais de educação superior que foram selecionadas para oferecer cursos de formação continuada, em nível de aperfeiçoamento, com foco na prevenção e combate à violência, ao preconceito e à discriminação no ambiente escolar. Cada projeto receberá até R$ 300 mil.
MEC

Eventos

Guia apoia educadores a envolver alunos nas decisões da escola

Porvir lança na quinta-feira, dia 21, guia especial Participação dos Estudantes na Escola. Debate sobre a importância da cultura democrática para transformar a educação será realizado em São Paulo
Porvir

Comissão debaterá base comum curricular da educação básica

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) fará na quarta-feira (20) audiência pública interativa sobre a Base Nacional Comum Curricular. Os participantes vão debater os desafios para a implementação e o combate às desigualdades educacionais. A reunião está marcada para as 9h30.
Senado

Design Thinking é tema de palestra na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e a Frente Parlamentar Mista da Educação promovem, nesta quarta-feira (20), a palestra "10 fatos que o mundo precisa saber sobre Design Thinking", com o especialista em Neurociência pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e em antropologia pela ESPM (RJ), Victor Gonçalves. Ele também possui MBA em Gestão de Pessoas (IBMR). Design thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, e que coloca das pessoas no centro do desenvolvimento dos produtos.
Câmara

Comissão mista debate novas regras do Fies na quarta

Foram convidados para discutir o tema com os parlamentares representantes do Ministério da Educação; do Ministério da Fazenda; do Ministério do Planejamento; do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE); do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU); e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Câmara