quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Notícias de Educação - 16/nov/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Por que nossas crianças não vão bem em matemática?

O problema é sistêmico. As universidade não ensinam aos docentes como as crianças pensam e de que modo valorizar essa peculiaridade, da mesma maneira que muitas redes falham no apoio aos professores. “Eles precisam de atividades de aperfeiçoamento constante para lidar com as perguntas e questionamentos dos estudantes”, pontua Priscila. Perguntas essas que, segundo a educadora, dão pistas sobre como a metodologia é parte do processo de aprendizagem da disciplina.
O Globo

O próximo alvo da patrulha ideológica: a matemática

Tradicionalmente considerada uma disciplina objetiva, a matemática ensinada nas escolas não debate questões sociais e culturais comuns a disciplinas como sociologia, história e filosofia. Mas deveria? Para alguns acadêmicos, a resposta é sim.
Nos últimos anos, tem ganhado força uma corrente segundo a qual a matemática tradicional privilegia os estudantes com base na etnia.
Gazeta do Povo

Yes, we can? Por que o Brasil não consegue falar inglês

Novo ranking mostra país estagnado no nível de conhecimento da língua. Falta de proficiência tem consequências diretas sobre a economia
De acordo com o Movimento Todos pela Educação, dos 2.438.249 alunos de escolas municipais e estaduais do Brasil, apenas 1.225.082 demonstraram o aprendizado adequado na competência de leitura e interpretação de textos em português até o 5º ano. Ou seja, cerca de metade dos alunos não aprendeu de forma correta conceitos básicos ensinados. “Uma coisa é certa: o aluno terá mais dificuldade para aprender um novo idioma se não dominar o seu. Não dá para compreender o verbo ‘to be’ se não consegue conjugar o verbo ser”, explica Silvia Colello.
Gazeta do Povo

Avaliação

Gabarito do Enem 2017 é divulgado

Com o gabarito, o estudante saberá quantas questões ele acertou, porém, as notas só serão divulgadas no dia 19 de janeiro, segundo o Ministério da Educação. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) permite que um mesmo número de acertos gere notas diferentes, pois as questões têm pesos diferentes.
G1

Saiba quantos Maracanãs seriam lotados com os faltosos do Enem

O Globo

Gestão

A educação no Brasil que deixa mais de 1 milhão de crianças para trás

Saber ler e escrever com fluência é um direito de todos. Dominar a leitura e a escrita é um passo importante, não apenas para acessar e construir novos conhecimentos nas mais diferentes áreas, como também para potencializar o exercício da cidadania. Contudo, neste 14 de novembro, Dia Nacional da Alfabetização, temos pouco a celebrar: o Brasil tem fracassado na tarefa de alfabetizar os estudantes ao longo da História.
HuffPost

"Judicialização" provoca efeitos ruins na educação, diz MEC

Após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que atendendo a uma ação civil movida pela Associação Escola Sem Partido e que proibiu a nota zero automático para textos considerados desrespeitosos aos direitos humanos, a secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, criticou o movimento e a "judicialização" da educação.
Uol

Pais se mobilizam contra reajustes, negociam e até processam escolas

O susto com os reajustes é comum entre pais de alunos de escolas particulares. Muitas famílias cortam gastos em casa para poder pagar o novo valor ou mudam os filhos para colégios mais baratos. Mas há também os que se mobilizam, fazem abaixo-assinados, formam comissões e até processam a escola.
Folha de São Paulo

Entenda os reajustes nas mensalidades das escolas e o que os pais podem fazer

Folha de São Paulo

3 startups dinamarquesas de educação de olho no Brasil

A mais recente edição do Conecte-C, série de encontros promovidos pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), que foi realizada no último dia 7 de novembro, apresentou três plataformas desenvolvidas por empresas dinamarquesas. As startups colocam o mercado brasileiro no radar e já estão à procura de parceiros comerciais e potenciais clientes.
Porvir

Inclusão

Igreja Anglicana diz que meninos devem ser livres para usar saias e saltos sem preconceitos

A Igreja Anglicana publicou um novo guia de aconselhamento contra o bullying por orientação sexual destinado aos professores de suas 4.700 escolas, intitulado Valuing All God’s Children (Valorizando Todos os Filhos de Deus). Entre suas recomendações para difundir a mensagem cristã “sem exceção ou exclusão”, há uma que diz que as crianças não devem se ver restringidas por seu gênero na hora de se vestir. Pelo contrário, os meninos devem se sentir livres para escolher usar roupas geralmente associadas ao sexo oposto, como uma saia de balé, uma tiara ou saltos, e as meninas, cintos de ferramentas e capas de super-heróis. Além disso, seus educadores não devem corrigir esses comportamentos nem fazer comentários ou avaliações sobre eles.
El País

A polêmica orientação da Igreja Anglicana para que escolas deixem crianças vestir roupas identificadas com outro gênero

BBC

Opinião

Colaboração e confiança: ingredientes básicos do modelo educacional da Finlândia

Um dos objetivos do programa é entender como o ensino técnico e tecnológico é concebido na Finlândia e quais são as suas potencialidades. A ideia era estudar essas características a fundo e trazer os seus princípios para o cenário brasileiro. Quando voltamos ao Brasil, tivemos cinco meses para analisar e colocar em prática o que aprendemos por lá, não como uma mera reprodução daquele sistema aqui, mas adaptando e recriando o que vivemos por lá à nossa realidade. Com isso, já são diversos os projetos e as experiências exitosas que temos pelo Brasil e que provêm dessa formação.
Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa da USP aponta que apenas 12% dos alunos da rede pública cogitam cursar ensino superior

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Economia e Administração da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba (SP), aponta que a maioria dos jovens se sente insegura ao fazer a escolha da profissão. Os estudantes de ensino médio da rede pública foram classificados em seis perfis, que vão dos inseguros aos que já escolheram o que fazer profissionalmente. Apenas 12% cogitam cursar o ensino superior e 35% têm medo de escolher a carreira errada.
G1

A primeira infância é a solução contra desigualdade

No Brasil, 59% das crianças de famílias com renda superior a cinco salários mínimos frequentam creches, e 9% estão em busca de uma vaga. Ao olhar para as famílias com renda de até dois salários mínimos, a situação é bem diferente. Apenas 26% das crianças frequentam alguma creche – bem abaixo da meta de 50% estabelecida no Plano Nacional de Educação –, e 34% estão em busca de uma vaga. E essa desigualdade, que já começa nos primeiros sopros de vida, só tende a se alargar ainda mais — uma vez que essas crianças que são deixadas para trás tem menos chances de resgatar o tempo perdido. Pesquisas mostram que quanto mais cedo começar o investimento, maior a taxa de retorno para as crianças, as famílias, e os países.
Exame

EAD

Os frutos do ensino à distância

Como as matrículas nos cursos com horários flexíveis estão dando aos brasileiros mais oportunidades de transformação em suas carreiras e até na vida pessoal
Época

Escola de negócios lança "Netflix da educação" e projeta faturar R$ 5 milhões por mês

A escola de negócios Saint Paul lançou nesta terça-feira (14) uma plataforma de educação corporativa por assinatura, batizada de LIT, disponível para qualquer dispositivo com conexão à internet. Ela integra inteligência artificial IBM Watson para ensinar conteúdo de negócios aos alunos e para personalizar o processo de aprendizagem.
Info Money

Ensino Superior

Desistências e desligamentos aumentam nas universidades brasileiras

Em meio a uma disponibilidade limitada de cadeiras, chama a atenção o volume de estudantes matriculados que deixam seus cursos para trás. Nos últimos cinco anos, a quantidade de vagas ociosas cresceu 36%. A cada 10 estudantes que se matricularam, cerca de três desistiram (27,6%). Alunos desistentes ou desligados pela instituição comandam alta na evasão, que coincide com incertezas nos programas de crédito.
Estado de Minas

Reitor da USP escolhido por Alckmin quer diversificar fontes de receita

Atual vice-reitor, ele havia sido o mais votado em eleição interna na instituição feita em outubro. Entre as principais propostas de Agopyan, estão aproximar a USP, a mais importante instituição de ensino superior do País, da sociedade e diversificar as fontes de receita da instituição.
Uol

USP terá alternativas de receita apenas no longo prazo, declara novo reitor

Folha de São Paulo

10 mitos sobre estudar no exterior

Quando você compartilha a sua vontade de estudar no exterior, certamente deve ouvir um monte de opiniões a respeito do assunto. Algumas válidas, outras nem tanto.
É sempre bom prestar atenção para as pessoas que te cercam, elas conhecem você. Mas também vale a pena ficar atento aos mitos, “verdades” construídas que não necessariamente se aplicam a você e que precisam ser melhor exploradas, para evitar a derrubada dos seus planos.
O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

São Paulo será a primeira cidade a aderir ao Programa de Residência Pedagógica

O município de São Paulo será o primeiro do país a aderir ao Programa de Residência Pedagógica, que, criado pelo Ministério da Educação, faz parte da Política Nacional de Alfabetização. Durante o lançamento da iniciativa Construindo a educação integral para o século 21, na manhã desta terça-feira, 14, em São Paulo, o ministro da Educação, Mendonça Filho, enalteceu o pioneirismo de um município com as dimensões da capital paulista na implantação da residência pedagógica. “Essa inovação redesenhou e ofereceu ao Brasil uma visão ousada do ponto de vista da formação de professores”, declarou.
MEC

Outras do dia

Acusação de apologia ao nazismo em escola será apurada por Secretaria de Educação do Rio

A Secretaria de Estado de Educação do Rio abriu sindicância para apurar a realização de uma atividade em uma feira de ciências na Escola Estadual Miécimo da Silva, localizada em Campo Grande, conforme noticiou o colunista Ancelmo Gois.
Em fotos publicadas em redes sociais, alguns alunos aparecem vestidos de médicos com o símbolo nazista no jaleco e outros encenam ser vítimas do Holocausto, com o corpo coberto de tinta vermelha. Sobre o cenário, uma faixa com os dizeres "laboratório nazista".
O Globo

Militantes de esquerda tentam impedir exibição de filme sobre Olavo de Carvalho em universidade

Os estudantes que pretendiam exibir o filme O Jardim das Aflições na UFBA (Universidade Federal da Bahia) nesta segunda-feira tiveram dois adversários. O primeiro foi a reitoria. O outro, um grupo de militantes de esquerda.
Gazeta do Povo

Cientistas criam implante cerebral capaz de melhorar a memória

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul criou um implante cerebral que consegue melhorar a memória dos pacientes. Segundo o estudo publicado pelos cientistas, o implante garantiu uma melhoria de 30% no desempenho dos pacientes que o testaram em testes de memória de curto prazo.
Olhar Digital