segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Notícias de Educação - 11/dez/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como diferenciar entre pequenas gozações na escola e bullying - e o que fazer em cada caso

Qualquer gozação ou agressão sofrida por uma criança na escola pode ser considerada bullying?
Para a assistente social e autora americana Signe Whitson, especializada em bullying e gerenciamento de conflitos entre crianças e adolescentes, é preciso aprender a diferenciar entre os comportamentos praticados dentro da escola justamente para não banalizá-los - e para saber como interferir em cada situação.
BBC

Escola norte-americana reduz suspensões e problemas disciplinares com meditação

Ao contrário das punições tradicionais para problemas de disciplina, meditação e aromaterapia: uma escola norte-americana trocou a detenção e as suspensões por técnicas de relaxamento para mudar o comportamento dos alunos. Os resultados são menor ocorrência de brigas e, claro, mais disciplina.
Gazeta do Povo

“Whole brain teaching”: o método de ensino que prega o aproveitamento total do cérebro

Estímulos e respostas rápidas são a base de uma abordagem de ensino que busca resolver problemas de disciplina, aumentar o engajamento dos alunos e criar uma atmosfera empolgante na sala de aula. A abordagem conhecida como “Whole Brain Teaching” (“ensino do cérebro inteiro”, em tradução livre) visa estimular diversas áreas do cérebro para aumentar o nível de atenção dos estudantes e maximizar a aprendizagem.
Gazeta do Povo

Pense em trabalhar habilidades, esqueça a profissão

Pesquisa da Pearson traça o panorama do mercado de trabalho em 2030, lista habilidades necessárias e mostra como a educação é a saída para o uso intenso de tecnologia em todos os setores
Porvir

Escola do século 21 terá que ensinar a ter concentração, diz secretário do ES

A escola que tentar resistir ao novo mundo das crianças e adolescentes vai naufragar, diz o secretário estadual da Educação de Espírito Santo, Haroldo Rocha, 61.
Responsável pela rede de ensino que obteve o melhor resultado no Pisa (teste internacional), ele descreve um novo mundo "diverso, em que tudo é muito rápido, em que nada se sustenta" e as mídias favorecem a dispersão, enquanto a aprendizagem exige foco e concentração.
Folha de São Paulo

Como ensinar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein para crianças de 6 anos

A Teoria da Relatividade de Albert Einstein é um pilar da física moderna que transformou o entendimento sobre espaço, tempo e gravidade. Por meio dela, é possível decifrar a expansão contínua do Universo, o movimento dos planetas e a existência de buracos negros.
Mas como explicar essa teoria tão importante quanto complexa para crianças?
Aí vai uma dica de narrativa, para que meninos e meninas de seis anos compreendam a descoberta de Einstein
BBC

Escola com fama de violenta retira grades: 'Precisa acreditar no jovem'

Uma mudança sutil, mas consistente está acontecendo numa escola pública de São Paulo, localizada em região de periferia com histórico de pobreza e violência: a retirada gradual de portões e grades de ferro de suas instalações, um tema tabu.
Uol

Avaliação

Efeito Enem eleva notas de corte para 2ª fase da Fuvest 2018

A Fuvest divulgou nesta sexta-feira, 8, as notas mínimas para a aprovação dos candidatos na primeira fase. Houve elevação em oito das dez carreiras mais concorridas.
Professores de cursinhos têm a explicação na ponta da língua: o crescimento tem relação com a redução no número de vagas oferecidas especificamente pela Fuvest, o que eleva a concorrência. Desde 2015, a USP adota o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método alternativo de ingresso. Com isso, das 105 carreiras em oferta neste ano, mais da metade (58) teve aumento na concorrência pela Fuvest em relação à edição anterior.
O Estado de São Paulo

Gestão

Gazeta do Povo tira do ar “Monitor da Doutrinação”. Entenda por quê

O “Monitor da Doutrinação” provocou forte repercussão entre parte dos leitores, como também entre professores e seu sindicato no Paraná, advogados e empresárias.
A reação nos levou a refletir se a ferramenta era condizente com o papel da comunicação, a finalidade editorial e a personalidade da Gazeta do Povo. Se contribuía efetivamente para a construção de um ambiente permanente de debate cordial e construtivo. Se nos colocávamos de forma amiga, respeitosa e inspiradora para fortalecer a educação brasileira. Se estávamos, de fato, cumprindo o propósito de dar poder às pessoas para compreender e transformar para melhor o seu ambiente. Se colocávamos, nesta ferramenta, a comunicação a serviço do desenvolvimento de nossa terra e nossa gente, como é missão deste veículo.
Gazeta do Povo

Como melhorar a educação no Brasil? Especialista fala sobre a criação de um sistema nacional

O UM BRASIL entrevistou Fernando Abrucio, coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da FGV-SP. Na conversa, ele analisa historicamente o federalismo brasileiro e sua repercussão no sistema educacional.
Para o especialista, é preciso criar mecanismos de colaboração entre os vários níveis de governo, o que requer, essencialmente, a criação de um sistema nacional de educação. Abrucio fala ainda sobre a situação atual da educação nacional e das dificuldades que o governo tem para conseguir realmente melhorar o cenário.
InfoMoney

Zona de guerra: profissionais de educação do Rio têm treinamento até da Cruz Vermelha

Tiroteios, crianças sem aula, muros marcados por bala perdida. Esta é a rotina de muitas escolas localizadas em áreas de risco, na cidade do Rio de Janeiro. Com o objetivo de garantir a segurança e a educação dos alunos, mais de 200 unidades de ensino municipais já elaboraram planos para minimizar os impactos da violência urbana. O preparo é semelhante ao de zonas de guerra.
Gazeta do Povo

Inclusão

Paraisópolis terá escola de elite de inglês gratuita para até mil alunos

De um lado, prédios de luxo, do outro, uma das maiores favelas da capital paulista. Em um terreno às margens de Paraisópolis que até 2010 era só mato e hoje serve de estacionamento, a Cultura Inglesa vai construir uma unidade para até mil alunos.
A escola de inglês será exatamente igual à que existe a 2 km dali, na região do Morumbi (zona oeste), onde alunos pagam ao menos R$ 2.400 por cada semestre de aula. Mas com uma diferença: os cursos serão gratuitos, voltados para a comunidade.
Folha de São Paulo

Cotista tem nota boa na universidade, mas recua em cursos com matemática

Uma das principais perguntas no debate sobre cotas em universidades públicas é se alunos beneficiados conseguem acompanhar a faculdade. Os dados mostram que aqueles que entram por esse caminho se formam com desempenho próximo aos demais alunos em pouco mais da metade dos cursos.
A nota deles é inferior, porém, especialmente nas exatas. Dos dez cursos em que os cotistas estão mais atrás dos demais, sete são dessa área.
Folha de São Paulo

Ex-cotistas, médica do RJ e advogado do STF relatam racismo e dificuldade

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Religião, gênero e alfabetização: Os entraves do novo currículo da educação básica

Já na fase final de sua elaboração, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vai guiar a educação básica a partir de 2019, se tornou objeto de discórdia entre os integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE). A principal reclamação é que os conselheiros que vão votar se aprovam ou não a unificação das diretrizes para o ensino de mais de 35 milhões de estudantes de escolas públicas e particulares não tiveram acesso ao texto com tempo hábil para uma leitura atenta. O texto não foi divulgado para o público.
Huff Post

Sobre a BNCC: uma carta aberta de professores para professores e governos

O Estado de São Paulo

Opinião

O brasileiro não estuda, mas é louco por cerimônias de formatura

Se tem uma coisa que brasileiro detesta é estudar. Perdemos sempre que inventamos de competir com o estrangeiro, e não falo aqui dos nórdicos ou das demais nações europeias, mas das republiquetas africanas e dos países mais pobres da América Latina. Perdemos inclusive quando competimos com nós mesmos, haja vista a queda vergonhosa que os nossos índices de aproveitamento sofreram nos últimos 20 anos. Mas isso não significa que desprezamos as pompas da educação.
Veja

Ensino Superior

Universidades Federais sob ataque

Para o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Tourinho, está em curso um projeto de aniquilamento das universidades públicas do país, em especial as Universidades Federais. A condução coercitiva de funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na quarta-feira 6, incluindo o atual reitor Jaime Arturo Ramirez, faz parte de uma campanha midiática de difamação de funcionários e entidades públicas, com foco na privatização da educação.
Carta Educação

Estudo sugere propostas para reduzir desigualdade nas universidades

Nessa semana, o Jornal Nacional está exibindo reportagens sobre um relatório do Banco Mundial com propostas para aumentar a eficiência do governo brasileira. Entre outras medidas, o estudo sugere que os alunos das classes mais altas paguem para estudar nas universidades públicas. O banco diz que é uma maneira de cortar gastos, sem prejudicar os mais pobres.
JN

Universidades paulistas reavaliam seus indicadores de desempenho institucional

As três universidades públicas estaduais paulistas – USP, Unicamp e Unesp – começam a rever seus sistemas de avaliação de desempenho com o objetivo de aprimorar métricas, estabelecer metas e, adicionalmente, melhorar sua inserção nas comparações internacionais.
Fapesp

Profissionais da Educação

Educação exige qualificação para profissional que auxilia aluno com deficiência

A Comissão de Educação aprovou exigência de formação mínima de “técnico em serviços de apoio à pessoa com deficiência no ambiente escolar” para os profissionais que auxiliam esses alunos em alimentação, higiene e locomoção e nas atividades escolares.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara

Em meio a greve de professores, RS regulamenta voluntários nas escolas

Em meio a uma greve de professores que já dura mais de 90 dias, o Rio Grande do Sul publicou uma portaria que reconhece o trabalho voluntário nas escolas estaduais.
A carga horária semanal estipulada é de 2h a 20h e o diploma superior é obrigatório. Não há retorno financeiro e o voluntário não tem vínculo empregatício com o Estado.
Folha de São Paulo

Outras do dia

Ações de intimidação em universidades se espalham pelo Brasil polarizado

O ambiente de ódio e intolerância que vem envenenando o Brasil nos últimos tempos também contamina as universidades brasileiras. Ainda que a animosidade entre grupos antagônicos não seja uma novidade no campus universitário, o que antes eram provocações e embates se converteram em ameaças, ataques e tentativas de censura que atingem professores e alunos. Um fenômeno que tampouco é exclusivamente brasileiro, já que universidades do Reino Unido e dos Estados Unidos também têm assistido a seus alunos, de diferentes posições do espectro político, optarem pela repressão e intimidação quando são confrontados com o contraditório.
El País

Estudante de 18 anos explica teoria de Einstein em vídeo de 3 minutos e ganha prêmio de R$ 800 mil

Hillary Andales, estudante filipina de 18 anos, venceu outros 11 mil alunos, de 178 países, e ganhou um prêmio de ciência chamado “Breakthrough Junior Challenge”, criado por Mark Zuckerberg e sua esposa. O desafio era explicar um conceito de física ou matemática de forma acessível, em um vídeo de no máximo 3 minutos. Com bom humor e recursos gráficos divertidos, ela conseguiu esclarecer o que é a Teoria da Relatividade, publicada em 1905 por Albert Einstein.
G1