terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Notícias de Educação - 12/dez/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Meu filho repetiu de ano, e agora? Saiba o que os pais podem fazer pelo aluno reprovado

“A notícia não deve ser surpreendente nem para os pais, nem para o filho. Caso todos estejam unidos, a reprovação vai ser compreendida: ela é o resultado de um ano inteiro”, afirma Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP). “Se os adultos mostrarem ao adolescente que é uma oportunidade de consolidar o aprendizado e de entender melhor os conteúdos, a pressão negativa vai ser menor”, completa.
Faz parte da missão da escola sinalizar ao longo do ano letivo que o aluno está com alguma dificuldade de acompanhar as aulas.
G1

3 métodos simples para aprender a multiplicar sem calculadora

É provável que você tenha aprendido o método tradicional de multiplicação na escola. Ou seja: primeiro você decora a tabuada para, em seguida, multiplicar número a número.
Existem, no entanto, outros métodos menos conhecidos que ajudam a entender a lógica da multiplicação. E alguns são bastante visuais - envolvem traços, linhas e pontos.
BBC

Facebook vai doar câmeras de 360 graus para escolas públicas do Brasil

O Facebook anunciou nesta segunda-feira, 11, uma parceria com a ONG Recode em um projeto chamado "Cineastas 360". Por meio deste projeto, a empresa vai distribuir câmeras de 360 graus para escolas públicas do Brasil.
Olhar Digital

Ensino domiciliar pode ser regulamentado no Brasil

Uma proposta do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) permite o ensino domiciliar no Brasil (PLS 490/2017). De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular os filhos na rede regular de educação, mas dados da Associação Nacional de Educação Domiciliar mostram que a prática tem se popularizado no país. Fernando Bezerra Coelho quer garantir aos pais a liberdade de escolha sobre a educação dos filhos. Para isso, ele defende a regulamentação do ensino domiciliar, permitindo o acompanhamento do Estado.
Senado

Gestão

Chance de aprender é maior quando estados e municípios são parceiros

Quais práticas contribuem para o sucesso educacional de uma cidade ou estado? Conforme dados divulgados pela segunda edição do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), políticas integradas, ações preventivas e equilíbrio na autonomia das escolas são alguns dos fatores que fizeram a diferença para os municípios que se destacam entre os melhores colocados do índice, que considera o ecossistema de educação em cada local, incluindo crianças e adolescentes fora da escola.
Porvir

BH: Mensalidade escolar para 2018 sobe até o dobro da inflação; veja valores dos principais colégios

Pesquisa realizada em 46 escolas particulares de Belo Horizonte revelou reajustes de mensalidades acima da inflação, que deve fechar 2017 em torno de 3%, segundo projeções do mercado financeiro. De acordo com levantamento do site Mercado Mineiro, o maior aumento encontrado para os anos do Ensino Fundamental foi para a mensalidade da 1ª série , que teve acréscimo de 5,98%
Hoje em Dia

Somos deve desistir de venda das escolas

A Somos Educação, maior grupo de ensino básico do país, controlado pela gestora de private equity Tarpon, deve desistir de vender uma fatia do negócio de colégios. A companhia planejava se desfazer de até 30% da divisão.
A Somos Educação tem no radar cerca der 1,5 mil colégios que podem ser adquiridos, ou seja, algo entre 7,5% a 10% do total de escolas privadas no país.
Valor

Programa de educação em tempo integral de Pernambuco passa a contar com mais 20 escolas

Mais 20 escolas da rede pública de ensino de Pernambuco farão parte do programa estadual de educação em tempo integral, a partir do ano letivo de 2018. Além disso, três dessas unidades serão transformadas em Escolas Técnicas Estaduais (ETE).
G1

Inclusão

RS: “Tribunal racial” de universidade rejeita 239 alunos por não serem negros

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) negou as inscrições de 239 alunos aprovados no último vestibular por suspeita de fraude no uso de cotas raciais. Ainda cabe recurso da decisão; caso os estudantes não provem ter cumprido os critérios de seleção, terão o registro negado.
A decisão foi anunciada na última sexta. É a primeira vez que a universidade se vale de uma comissão do tipo para evitar possíveis fraudes no sistema de cotas.
Gazeta do Povo

Leis e políticas

Educadores cobram aprovação da Base Curricular, mas reconhecem importância de pedido de vista de conselheiros

A votação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Conselho Nacional de Educação (CNE) foi novamente adiada nesta quinta-feira, após um pedido de vista de três conselheiras. O argumento é de que ainda é necessário discutir melhor o documento que já recebeu diversas sugestões, sistematizadas em cerca de 70 emendas. Embora cobrem a aprovação do texto o quanto antes, educadores concordam que o pedido é importante para que a análise feita pelos conselheiros seja mais completa. O presidente do CNE, Eduardo Deschamps, já disse que convocará uma sessão extraordinária para a próxima semana para retomar a discussão.
O Globo

Nota oficial do CNE

CNE

Projeto cria bônus por desempenho para professores e reacende debate sobre ideia

Um projeto de lei que tramita no Senado institui um programa de bonificação aos professores da Educação Básica no nível federal. A proposta de autoria de Wilson Matos (PSDB-PR) voltou a ganhar velocidade nos últimos meses e está, agora, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Se aprovado pela CAE, que ainda poderá ter duas reuniões neste ano, o projeto segue de volta à Comissão de Educação. De lá, a proposta, que tem caráter terminativo, pode seguir direto para a Câmara do Deputados.
Gazeta do Povo

Leis municipais proíbem temas como sexualidade em escolas

Em 14 municípios de nove estados do país já existem leis que proíbem — ou estão prestes a proibir — professores de discutir ou usar em sala de aula material didático que se refira a questões de gênero e religiões. Também há restrições a comentários políticos. No total, são afetados cerca de 270 mil alunos do ensino fundamental, com idade média entre 6 e 14 anos.
Apesar da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso que considerou inconstitucional uma lei estadual de Alagoas, já que cabe à União legislar sobre Educação, projetos de lei desse tipo se espalham pelo país.
O Globo

Após protestos, projeto Escola Sem Partido avança na Câmara de SP

Após uma semana de pressão do Movimento Brasil Livre (MBL) e do Direita São Paulo na Câmara Municipal, o texto que institui o projeto Escola Sem Partido na capital paulista teve as discussões retomadas nesta segunda-feira, 11, e foi aprovado pela Comissão de Finanças, último trâmite necessário antes de o texto ser liberado para a votação em plenário. A expectativa é que o projeto seja votado no começo do ano que vem.
O Estado de São Paulo

Opinião

Violência nas escolas e o mito do brasileiro cordial

Tudo indica que a ideia do “brasileiro cordial” nunca passou de uma leitura equivocada da realidade – na verdade, nossa sociedade sempre foi bastante violenta. Violenta em pensamentos, palavras e ações – com intervalos de maior contenção ou repressão.
O novo, nessa história, é a entrada da violência em locais antes considerados como “sagrados”. A palavra sagrado significa separado, protegido, respeitado. A escola foi dessacralizada.
Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Somente 1 em cada 10 escolas da elite nacional do Enem é da rede pública

Só um em cada dez colégios com as maiores médias por escolas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 são públicos. E quase todos são federais, técnicos ou de aplicação.
Folha de São Paulo

Escolas separam melhores alunos e 'criam resultados' no Enem

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Justiça suspende demissões de professores da Estácio

Três dias após a instiuição privada de ensino superior Estácio confirmar a intenção de demitir uma quantidade significativa de professores como parte de um processo de “reorganização institucional”, a Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro acolheu um pedido do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-RJ) e suspendeu provisoriamente os desligamentos. As primeiras informações veiculadas pela imprensa davam conta de que a Estácio planejava demitir cerca de 1,2 mil funcionários em todo o país – cerca de 400 só no estado do Rio de Janeiro. Mas a instituição não confirma no número.
EBC

Quando vale fazer uma dupla titulação?

Um dos pontos complicados de se conciliar ao se decidir fazer uma pós-graduação é o tempo. Voltar ao estudos é algo que consome períodos preciosos que poderiam ser usados não apenas para se trabalhar, mas também para se ter o merecido descanso. É com a promessa de poupar tempo que a dupla titulação surge como boa opção para quem quer, ou precisa ter, uma ampliação de conhecimentos profissionais de modo mais rápido e muitas vezes até mesmo mais barato do que o convencional.
O Estado de São Paulo

Como saber que curso é melhor para seu futuro

O Estado de São Paulo

‘Curso deve ser coerente com a carreira’

O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Governo de SP vai reduzir afastamento de professor temporário para 40 dias

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai reduzir de 200 dias para 40 dias o período de afastamento obrigatório que professores temporários da rede estadual de São Paulo precisam cumprir entre dois contratos de trabalho. Alckmin deve encaminhar para a Assembleia Legislativa nesta terça-feira (12) projeto de lei que prevê a brecha.
Folha de São Paulo

Eventos

Curso de pedagogia on-line ganha o “Oscar” da educação

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), órgão federal ligado ao Ministério da Educação, recebeu, no último dia 6 de dezembro, na Filadélfia, nos Estados Unidos, o prêmio Reimagine Education 2018, considerado o Oscar da educação mundial. A instituição brasileira faturou o primeiro lugar na categoria “Educação híbrida”, com o projeto do curso on-line de pedagogia bilíngue, ofertado nas duas modalidades, on-line e presencial.
MEC