quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Notícias de Educação - 21/fev/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

A importância da leitura na qualidade de vida

Há uma crença de que a grande oferta de meios eletrônicos ainda na infância tem afastado crianças e adolescentes da leitura, afinal, celulares são mais populares que livros e permitem um acesso amplo a diferentes mídias, não é mesmo?
Na verdade, jovens brasileiros estão lendo mais.
Brasil Escola

Gestão

(Gráficos) O número de alunos nas salas de aula do Brasil

Ao longo do ensino, turmas se tornam cada vez mais cheias. No geral, escolas privadas têm turmas menores do que as das públicas.
Nexo

Falta de tempo não é mais desculpa: celular aproxima pais da escola

Pais mais envolvidos no cotidiano escolar dos filhos contribuem para melhor desempenho acadêmico, maior frequência e notas mais altas. A participação, porém, não precisa ser do modo tradicional, como em reuniões ou encontros com professores: até mesmo mensagens enviadas por WhatsApp têm papel importante no sucesso acadêmico das crianças e jovens.
Estudo realizado na Universidade Stanford aponta que manter pais informados sobre as notas e frequências dos estudantes melhora desempenho e comportamento.
Gazeta do Povo

RS: Mudança em projeto de educação deixa cerca de 130 mil alunos do RS sem aulas no turno inverso

A mudança nos critérios de adesão ao projeto Mais Educação, do governo federal, atingiu escolas do Rio Grande do Sul. Justamente as que tiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) vão perder o turno inverso, o que corresponde a quase 130 mil alunos. As vagas caíram de mais de 184 mil no ano passado para pouco mais de 54 mil este ano.
G1

Inclusão

O que as novas tecnologias podem fazer pela educação inclusiva

A inclusão escolar de alunos deficientes no ensino regular tem crescido no país.
No entanto, precisamos evoluir nas metodologias que estão sendo adotadas para, de fato, proporcionar uma aprendizagem efetiva dessas crianças e desses adolescentes. E não poderia existir melhor momento para isso. Temos uma geração de estudantes que já nasceu digital, e o uso correto das novas tecnologias acaba sendo um grande aliado nessa inclusão. Além disso, escolas e professores reclamam da falta de infraestrutura e de formação adequada para que a inclusão acontece da melhor forma.
Porvir

Adaptação após o bullying

A mudança de escola sempre envolve muita expectativa. Ainda mais quando o estudante vem de um histórico de bullying. Deixar pra trás o ambiente que envolvia a agressão nem sempre resolve o problema.
Após o trauma, crianças e adolescentes podem encontrar dificuldade na socialização em uma nova escola. A solução do problema está na escuta, apoio e compreensão por parte da família e do colégio.
O Povo

Asperger: como a escola deve acolher o aluno e os pais

Confusão. Falta de empatia. Caos. Esses são alguns termos usados por pais e mães para definir o período em que seus filhos com Síndrome de Asperger frequentaram escolas que não estavam verdadeiramente preparadas ou dispostas a recebê-los.
Nova Escola

Leis e políticas

OCDE: Educação é melhor que renda para reduzir desigualdade

Para o diretor de educação e de competências da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher, garantir educação de qualidade a todas as crianças do Brasil é o caminho mais eficiente para reduzir a enorme desigualdade de renda e oportunidades.
Valor

Comissão de Educação aprova criação de duas universidades federais em Goiás

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou a criação de duas universidades no estado de Goiás: a Universidade Federal de Catalão e a Universidade Federal de Jataí. As instituições de ensino serão criadas a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás, conforme determinam os Projetos de Lei da Câmara (PLC 5/2018 e PLC 7/2018) apresentados pela Presidência da República.
Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Meninas são melhores do que meninos na resolução de problemas, diz estudo com base no Pisa 2015

As alunas brasileiras mostraram, em média, mais habilidade para trabalhar em grupo com duas ou mais pessoas e tentar resolver uma tarefa do que os alunos.
A nota média delas no Brasil foi 420.6, 17 pontos à frente da dos meninos, que obtiveram 402.30. Enquanto 15,2% das meninas tiveram desempenho igual ou superior à média da OCDE (500), 12,2% dos meninos chegaram a esse patamar.
G1

Número de estudantes estrangeiros no Brasil cresce 112% em oito anos

O número de matrículas de estudantes estrangeiros cresceu 112% em oito anos. Levantamento aponta que o número de matrículas de estudantes imigrantes ou refugiados passou de 34 mil em 2008 para 73 mil em 2016.
Segundo a pesquisa, 64% desses estudantes estão nas escolas públicas.
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Capes diz que não fará repasse por causa de investigação da PF e UFSC adia início das aulas de cursos EAD

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou que o início das aulas de nove cursos de Educação a Distância (EaD) será adiado por falta de repasse. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disse que não enviará dinheiro para fundações investigadas pela Polícia Federal relacionadas à Operação Ouvidos Moucos. As aulas começariam em 26 de fevereiro e não há previsão de início.
G1

Profissionais da Educação

Pós-graduação docente: que tal se especializar?

A docência é uma profissão de caráter humano, o que significa lidar com imprevistos. No entanto, quando os desafios são complexos a ponto de absorver os professores, ensinar se torna muito difícil.
É nessas lacunas de aperfeiçoamento que os cursos de pós-graduação podem impactar a atuação docente. Mas atenção: assim como em qualquer outra profissão, não vale qualquer curso. O investimento alto (de estudo, tempo e dinheiro) deve ser de qualidade, estar alinhado à carreira do profissional e combinar a reflexão teórica com os problemas práticos da escola.
O Globo

MEC lança até março edital para formação de professores

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (20) que até início de março o governo lançará o edital com oferta de vagas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e para o novo programa de residência pedagógica, com objetivo de melhorar a qualidade da formação inicial de professores.
Terra

RO: Trabalhadores em educação do Estado entram em greve nesta quarta-feira

A paralisação das atividades é em protesto contra a falta de reposição de perdas salariais, pelo descumprimento, por parte do governo do estado, da Lei nº 3.565/2015, que instituiu o Plano Estadual de Educação, e contra a implantação do programa de computador Gênesis 360, que está prejudicando profissionais da educação na relotação.
Rondônia Agora

Outras do dia

Alunos de 'faculdade fantasma' no DF correm risco de perder bolsa integral do Prouni

Mais de 100 estudantes matriculados em uma "faculdade fantasma" em Planaltina, no Distrito Federal, correm o risco de perder a bolsa do Prouni. Isso porque a instituição na qual eles pretendiam se matricular não existe fisicamente.
O endereço informado pela União de Ensino Superior de Saúde e Tecnologia de Planaltina – o mesmo presente no site do Ministério da Educação – não tem nada que a identifique.
G1

‘Brasil tem coisas boas’, diz professor escolhido entre os 10 melhores educadores do mundo

Um mês antes de viajar a Dubai, o professor de São José do Rio Preto (SP) escolhido entre os 10 melhores educadores do mundo se prepara para palestrar sobre a Educação no Brasil no ano de 2030.
“Tenho a missão de representar o país e a expectativa é grande. Estou me preparando para mostrar que o Brasil, apesar das dificuldades, tem coisas boas e que a educação transforma vidas”, afirma o professor da escola Darcy Ribeiro, Diego Mahfouz Faria Lima.
G1