sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Notícias de Educação - 23/fev/2018

Clipping Focando Educação

Gestão

Estácio abre turmas de ensino médio no Rio

A Estácio Participações abriu neste ano turmas de ensino médio em oito unidades do grupo localizadas no Rio de Janeiro, dando a largada em um projeto piloto para expandir as operações além dos cursos de graduação e pós-graduação presenciais e à distância.
"Colocamos em pé essa nova unidade de negócio que terá crescimento 100 por cento orgânico... Temos toda a estrutura, então investimos apenas em professores e inspetoria, o que entrar vai ser receita incremental", afirmou à Reuters o presidente da segunda maior empresa de ensino superior do país, Pedro Thompson.
Terra

Prefeitura de BH terá R$ 17,5 milhões em repasses para investir na Educação municipal

A Prefeitura de Belo Horizonte garantiu o repasse de R$ 17,5 milhões que deverão ser aplicados na Educação, especificamente na mobilidade e em equipamentos tecnológicos. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, segundo a secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, deverão estar disponíveis "entre três e quatro meses".
Hoje em Dia

Inclusão

Discriminação na escola, não!

É comum os jovens vivenciarem momentos de descoberta da própria identidade enquanto cursam o Ensino Médio. Nesse contexto, a diversidade, seja étnica, de orientação sexual ou de gênero, muitas vezes acaba se deparando com um cenário de preconceito e discriminação inclusive dentro da escola. Assim, para alcançar a meta de universalização dessa etapa, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu a estratégia de combate ao preconceito e discriminação como forma de evitar a evasão escolar.
Os dados mostram que essa estratégia é fundamental.
O Estado de São Paulo

Projeto 'A Menina que Calculava' aproxima meninas da matemática

(...) A conclusão do estudo é que uma crença generalizada, e não fundamentada, de que mulheres não dispõem desse talento inato faz com que elas evitem as disciplinas em que se supõe, certo ou errado, que brilho intelectual seja indispensável. Como acabar com um estereótipo cultural que priva muitas áreas da ciência da contribuição de metade da humanidade?
Folha de São Paulo

Opinião

A Educação dos Bilionários: 3 pilares essenciais para o sucesso

Uma das minhas principais surpresas quando comecei a cobrir (investigar, ler, escrever, descobrir e revelar) bilionários para a Forbes em 2011 foi perceber que a maioria deles não eram pessoas com riqueza intelectual ou cultural. Ficou claro para mim que ter diploma não é sinônimo de ter educação. Ser aluno nas universidades de mais renome não significa necessariamente que você receberá a melhor formação. Como disse Mark Twain, “Eu nunca deixei a escola interferir com minha educação.” Mais importante do que ter diploma é ter conhecimento. De fato, há mais bilionários sem diplomas universitários do que bilionários com PhD (doutorado). George Lucas, o cineasta que ganhou bilhões e escreveu o nome na história com sucessos como Indiana Jones e Star Wars (Guerra nas Estrelas), disse:
“É assustador pensar em nosso sistema de ensino como algo um pouco melhor do que uma linha de montagem onde o único objetivo é a produção de diplomas.”
Startse

Estatística, pesquisas e estudos

O Censo Escolar 2017 e a urgência de se investir na formação docente

Com a divulgação do Censo Escolar 2017, no início deste mês, velhos fantasmas voltaram a assombrar as discussões e análises em torno do nosso degradado sistema de ensino. Não se fala em outra coisa senão na queda, pelo quarto ano consecutivo, nas matrículas do Ensino Médio, nas baixíssimas taxas de aprovação nos anos iniciais do ciclo escolar, que persistem, e na infraestrutura precária, quase insalubre, de boa parte das escolas da rede pública. Há, porém, em meio a tantas estatísticas ruins, algo de positivo a se destacar e comentar: o total de professores com superior completo em licenciatura cresceu em toda a Educação básica.
O Estado de São Paulo

No Ceará, 88,2% terminam o 2º ano alfabetizados

No Ceará, 88,2% dos alunos finalizaram o 2º ano do ensino fundamental alfabetizados. Desse total, 77,4% dos estudantes apresentaram nível desejável de alfabetização e 10,8%, nível suficiente.
O resultado foi o melhor dos últimos dez anos de implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), lançado em 2007.
O Povo

Matemática desafia Estado a melhorar índices de aprendizagem

O Povo

Resultados 52 municípios críticos no 9º ano

O Povo

Programa de combate à evasão deve ser lançado em março

O Povo

Ensino Superior

Cai distância entre públicas e privadas em prova de cursos médicos

A distância entre faculdades de medicina públicas e privadas diminuiu de 2016 para 2017 de acordo com exame do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo). No total, 64,6% foram aprovados em exame de conselho, recorde em 13 anos.
Folha de São Paulo

'Não é censura', diz Marun sobre possibilidade de governo barrar disciplina na UnB

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, defendeu que o governo tente barrar a disciplina da Universidade de Brasília que tratará o impeachment de Dilma Rousseff como "golpe". Após o site Poder 360 revelar que a matéria constava na grade curricular da universidade, o ministro da Educação, Mendonça Filho, informou também ao site que deve enviar um ofício a vários órgãos de controle para que seja analisada a legalidade do curso denominado "o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil".
O Estado de São Paulo

Eventos

Debate sobre educação e gênero nas escolas causa tumulto na Câmara de Vereadores de Juiz de Fora

Grupos a favor e contra a discussão de gênero nas escolas estiveram presentes durante a Tribuna Livre realizada na tarde desta quinta-feira (22) Câmara de Vereadores de Juiz Fora. Em determinado momento, o debate ficou acalorado, sendo necessária a presença da Polícia Militar (PM) para conter alguns manifestantes.
G1

Outras do dia

Declaração de Trump a vítimas de ataques em escolas reaviva debate sobre armar professores nos EUA

Em um encontro com sobreviventes da tragédia que matou 17 pessoas na semana passada na escola Marjory Stoneman Douglas, na Flórida, Donald Trump defendeu uma ideia polêmica: armar os professores para que eles possam agir em caso de ataques desse tipo.
BBC

Modo educativo de 'Assassin's Creed Origins' censura estátuas nuas

Na semana passada, a Ubisoft anunciou que seu mais recente título, "Assassin's Creed Origins", ganharia um modo educativo sem violência chamado "Discovery Tour". A novidade chegou nesta semana, mas já está rendendo polêmica.
O modo "Discovery Tour" censura as estátuas nuas que fazem parte do cenário do game principal, ambientado no Egito de 75 a 45 a.C.
Olhar Digital