segunda-feira, 12 de março de 2018

Notícias de Educação - 12/mar/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Cinco temas importantes para os professores em 2018

Os temas que envolvem a educação vão muito além das paredes da sala de aula. Não é apenas a dinâmica entre professor e aluno que interfere nos resultados. Para uma escola funcionar, toda a política educacional merece atenção.
A convite da Fundação Telefônica Vivo, Olavo Nogueira Filho, diretor de Políticas Educacionais da organização Todos Pela Educação, selecionou cinco temas relevantes para os professores acompanharem em 2018.
Fundação Telefônica

Cresce busca por espaços informais de educação infantil

Um número crescente de espaços não formais de educação infantil tem aparecido nos últimos dois anos em São Paulo. Fazem parte de um novo movimento de rejeição às escolas para crianças menores de 6 anos. Não se tratam de lugares para brincar antes ou depois do período escolar. As crianças não frequentam a escola e ficam nesses locais diariamente – apesar de algumas terem mais de 4 anos, idade em que a matrícula é obrigatória por lei. As mensalidades vão de R$ 900 a R$ 2 mil.
O Estado de São Paulo

Conselho quer novas regras para espaços de 'unschooling'

O Estado de São Paulo

Série Merlí, da Netflix, mostra como conectar ensino médio à vida do jovem

A série catalã Merlí, que trata de um professor de filosofia no ensino médio, é uma notícia muito boa para quem se interessa em discutir como pode ser criativo, envolvente e empolgante um curso no ensino médio. Ela se aplica à matéria de filosofia, mas poderia eventualmente ser pensada para outras, sobretudo na área de humanas.
Porvir

Estereótipos de gênero influenciam educação de meninas, diz pesquisa

Toda criança carrega desde o primeiro respiro a expectativa: o que vai ser quando crescer? Embora seja uma pergunta ampla, as respostas, geralmente, vêm em caixas carregadas de estereótipos: uma rosa, se é menina, e uma azul, para o menino. Dentro da primeira, carreiras como professora, dançarina, enfermeira. Na segunda: engenheiro, cientista, matemático. Uma pesquisa realizada pela Cadeira Regional Unesco Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina (Flacso Argentina) e pela Associação Civil Chicos.net revela que o cenário evoluiu muito, mas ainda há pontos sensíveis que acabam refletindo em escolhas futuras das crianças.
O Globo

Avaliação

Notas do Enem já são aceitas para seleção em 29 universidades de Portugal

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinou um acordo interinstitucional com a Universidade Fernando Pessoa (UFP), que passa a aceitar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de estudantes brasileiros. Com isso, passa para 29 o número de instituições portuguesas que aceitam o resultado do Enem para ingresso de brasileiros.
EBC

Gestão

Escola não muda educação sozinha, diz chefe de faculdade de NY

Presidente da faculdade de educação mais tradicional dos EUA, Susan Fuhrman afirma que a escola tem papel limitado, ainda que importante, para a melhoria da qualidade do ensino. Especialista diz que aluno precisa de muitas ajudas e elogia base nacional.
Folha de São Paulo

Inclusão

Igualdade de gênero nas carreiras demanda mudança em casa, na escola e na universidade

No dia 8 de março, não há muito o que comemorar quando são comparados os dados de rendimento salarial por gênero. Apesar de terem trajetória escolar semelhante e mais anos de estudo, dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostram que as mulheres ainda ganham menos do que os homens na maioria das ocupações e atividades econômicas.
Da educação básica ao ensino superior, não há dados de proficiência que justifiquem a discrepância na proporção de pessoas que chegam a patamares altos de remuneração no Brasil: 5,37% homens contra 1,49% das mulheres com 15 ou mais anos de estudo que ganham mais de 20 salários mínimos.
Porvir

FGV suspende aluno por 3 meses após ofensa racista

A Faculdade Getúlio Vargas (FGV) suspendeu um aluno por três meses por ter chamado um estudante negro da instituição de escravo. Segundo o Diretorio Acadêmico, a vítima registrou boletim de ocorrência por injúria racial após tomar conhecimento da ofensa.
O Estado de São Paulo

Pais e prefeitura de Curitiba brigam por educação de crianças com deficiência

Um grupo de pais de quatro crianças com Síndrome de Down está pedindo na Justiça que a prefeitura de Curitiba aceite retê-los por mais um ano na educação infantil. O argumento dos pais – respaldado pelos especialistas que acompanham as crianças – é o de que a “retenção na educação infantil pode ser benéfica ao seu desenvolvimento”.
Gazeta do Povo

Leis e políticas

Regulamentação do homeschooling enfrenta resistência no CNE

Em reunião nesta quinta-feira (8) com representantes de entidades ligadas ao ensino, o Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps, afirmou que o parecer que mantém obrigatoriedade da frequência escolar elaborado há 18 anos ainda vale como normativa do conselho. Para ele, não há necessidade de revisão – pelo menos por enquanto.
Gazeta do Povo

A história da Educação no Brasil: uma longa jornada rumo à universalização

Desde a chegada dos jesuítas ao Brasil, no período colonial, muitas mudanças ocorreram na educação - alguns problemas porém, ainda assombram os brasileiros
Apesar da construção educacional brasileira ter uma trajetória de quase 500 anos, o país ainda enfrenta gargalos na área. E o analfabetismo é um deles.
Gazeta do Povo

Opinião

Como garantir que empregos não sejam ameaçados pela ascensão da IA?

Precisamos aprender a nos adaptar mais rápido do que nunca - e precisamos aprender a ensinar melhor a capacidade de adaptação. Perturbações anteriores nos mostram que essas mudanças também criam oportunidades e novos tipos de empregos. Embora não haja uma bala de prata para resolver o problema, gostaria de sugerir algumas mudança que nos ajudarão a "robustecer" nossas forças de trabalho.
IDG Now

O brasileiro quer educação para já

É muito comum ouvirmos que o brasileiro não valoriza a educação. De fato, em diversas pesquisas ao longo dos últimos anos, quando perguntado sobre o que é mais importante fazer pelo Brasil, costuma-se posicionar o tema atrás de saúde, emprego, combate à corrupção e segurança.
Mas se olharmos com mais profundidade, qual a razão por trás disso? Não valorizamos a educação ou perdemos a confiança na capacidade da gestão pública de promover alguma solução no curto prazo, horizonte em que se notam resultados concretos e visíveis?
O Estado de São Paulo

Como promover o pensamento crítico (com 5 macacos e uma banana)

Muitas pessoas, entre eles vários professores, se perguntam frequentemente como promover o pensamento crítico. Eles sabem que a avaliação de fontes é uma habilidade fundamental para qualquer indivíduo, sobretudo na época atual dos Fake News. Quero compartilhar aqui no Professor Inovador a minha visão a respeito dessa questão. E enfatizo já desde o início que é imprescindível as escolas dedicarem uma boa parte do currículo ao desenvolvimento de competências como avaliar fontes, principalmente na hora de citá-las em trabalhos.
Professor Inovador

Educação Infantil e a tecnologia na escola

Até os 7 anos o uso da tecnologia é absolutamente desnecessário, e mesmo contra indicado, na escola, assim como foi a TV e os jogos eletrônicos. Se os pais não regularem o uso compulsivo destes recursos é necessário, pelo menos, saber que nada diz da inteligência de uma criança. Quanto a escola deve evitar o uso destes recursos no decorrer, pelo menos, dos 7 primeiros anos.
O Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Reduções na renda familiar aumentam evasão escolar no Brasil, aponta Banco Mundial

Banco Mundial indica que jovens de 15 a 25 anos vivendo em lares afetados por quedas nos rendimentos têm 2,3% mais chances de abandonar os estudos. Entre os que têm 18 anos, o índice sobe para 4,5%. O problema preocupa porque, em anos recentes, mais brasileiros viram sua renda encolher
Carta Maior

Desde pequenas, meninas já consideram a engenharia uma atividade só para meninos, diz estudo

Elas não têm nem dez anos, mas já repetem a ideia de que "engenharia é coisa de menino". De acordo com um estudo da Cátedra Unesco Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina (Flacso-Argentina) apresentado nesta sexta-feira (9), nove em cada dez meninas com entre 6 e 8 anos associam a engenharia com afinidades e destrezas masculinas.
G1

Técnico e Profissionalizante

Ministro recebe pauta de demandas de nova diretoria do Conif e reforça compromisso do MEC

O ministro da Educação, Mendonça Filho, recebeu a visita, na tarde desta quinta-feira, 8, da nova diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Eleitos para um mandato de um ano em fevereiro passado, os representantes do órgão visitaram o Ministério pela primeira vez, trazendo uma pauta de continuidade de projetos que englobam vários setores do ensino federal.
MEC

Ensino Superior

Com 850 inscritos no 'curso do golpe', Unicamp vai disponibilizar aulas em vídeo

O Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu 850 inscrições para o curso livre "O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil", para discutir o impeachment da ex-presidente da República Dilma Rouseff (PT), em 2016. Por conta da alta procura, a instituição decidiu disponibilizar as aulas em vídeo. No entanto, quem participar da atividade pela internet não vai receber o certificado.
G1

Onda de cursos sobre “golpe” expõe domínio “acachapante” da esquerda nas universidades

Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

Governo de SP anuncia reajuste de 7% para diretores e supervisores da rede

O aumento, de acordo com o comunicado, se estende aos aposentados. O projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para aprovação e o reajuste será retroativo a 1º de fevereiro.
Uol

Eventos

Secretários vão analisar documento que orientará currículos do ensino médio

Secretários de educação de todo o país estarão hoje (12) e amanhã em Fortaleza para a primeira reunião de 2018 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Durante o evento, os secretários vão validar o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio que está sendo elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).
EBC

Febrace 2018 e 2º Festival de Invenção e Criatividade

A 16ª Edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada de 13 a 15 de março de 2018 na Escola Politécnica (Poli) da USP, apresentará 346 projetos feitos por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares do Brasil. Os finalistas foram selecionados entre mais de 2,2 mil projetos.
Fapesp

Ferramenta pedagógica para cegos leva professor à final de prêmio internacional para docentes

O ensino da matemática pode ir muito além do giz e quadro negro. É possível, por exemplo, usar o tato para compreender um gráfico de plano cartesiano. Os alunos com deficiência visual do professor Rubens Ferronato sabem exatamente como é essa sensação. O paranaense teve que se reinventar em sala de aula para poder tornar acessível um conteúdo complexo: os cálculos matemáticos. Essa iniciativa rendeu a ele diversos prêmios e uma indicação para a final do prêmio Global Teacher Prize. Ferronato é o único brasileiro entre 50 docentes finalistas.
MEC

Outras do dia

Educação sobe 3,89% no IPCA de fevereiro com reajustes de mensalidades

Os reajustes de mensalidades escolares que ocorrem todo início de ano letivo elevaram as despesas das famílias com Educação em 3,89% em fevereiro. A alta teve um impacto de 0,19 ponto porcentual sobre a taxa de 0,32% registrada no mês pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o equivalente a 59% de toda a inflação, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Estado de Minas

RJ: Alunas do Colégio Santo Inácio fazem protesto para poder usar bermuda fora das aulas de educação física

Alunas do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio protestaram na porta da instituição nesta quinta-feira (8) contra a proibição do uso do uniforme de educação física em outras aulas. Segundo elas, só os rapazes podem usar a bermuda de ginástica do dia a dia da escola
G1

Universidade estadual gasta mais de R$ 2 milhões em evento com Lula e Dilma

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) investiu R$ 2,2 milhões em um evento que terá a presença dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, além do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e Cristina Kirchner, da Argentina.
Gazeta do Povo