terça-feira, 13 de março de 2018

Notícias de Educação - 13/mar/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

A rotina do Professor

Ninguém questiona a importância da educação e do professor para o avanço do Brasil. Mas quais os principais desafios atuais da profissão - e o que está avançando, mesmo que aos poucos e não uniformemente?
Confira em nossa mais recente reflexão!
Focando Educação

Sala de aula

O desafio da Educação 4.0 nas escolas

O termo Educação 4.0 já vem sendo discutido a partir da chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, que começa a usar novos tipos de robôs, recursos da Internet das Coisas, da Inteligência Artificial e da Linguagem Computacional, tornando os ambientes de produção cada vez mais automatizados e fazendo com que os trabalhadores envolvidos em processos produtivos tenham cada vez mais o perfil de gerente de máquinas - e não mais o de operadores destas - e atuem de forma colaborativa.
Nosso cotidiano está cercado de inovações tecnológicas. A cada dia surgem novos gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis) para nos auxiliar em alguma atividade, seja ela no trabalho, no cotidiano ou em novas aprendizagens. Partindo destas reflexões, como fica o papel da escola? Como preparar nossos alunos para esse novo mundo que se abre com a Indústria 4.0? Os educadores começam a tomar contato e a entender essas transformações, percebendo que a escola também precisa mudar. Mas por onde começar?
Terra

Gestão

Falta mais dinheiro na educação?

Estudo do Banco Mundial mostra que aumento da eficiência do gasto público poderia melhorar o desempenho nacional em 40% no ensino fundamental e 18% no médio
Porvir

A influência das mães de classe média na escola pública

O movimento de mãe e pais de classe média transferirem seus filhos de escolas particulares para escolas públicas tende a se aprofundar em momentos de crise econômica, como a que o país atravessa. Em 2017, 220.767 estudantes matriculados na rede estadual de São Paulo vieram da rede privada, um número 25,8% maior do que os que fizeram a mudança em 2012 (175.404). No mesmo período, o desemprego cresceu de forma alarmante, forçando a classe trabalhadora a abrir mão de serviços privados como educação e saúde.
Carta Educação

Analfabetismo funcional é entrave para impulsionar bibliotecas, apontam especialistas

No Dia do Bibliotecário, as bibliotecas da Câmara e do Senado se juntaram para debater o papel destes centros de informação como transformadores da sociedade. Os problemas apontados são muitos: vão do analfabetismo funcional de 73% da população brasileira à precariedade das bibliotecas de muitas escolas públicas, que não contam com profissionais especializados.
Câmara

Inclusão

Ele quer mudar a educação pública no Brasil

Andrade nasceu e cresceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e passou parte da vida escolar em colégios públicos. Foi aprovado no curso de Economia da USP após dois anos tentando, mas então sentiu que não bastava estar ali sozinho - seus colegas e vizinhos não estavam usufruindo do mesmo privilégio. Sua inquietude serviu como semente para a criação do projeto Salvaguarda, que visa mostrar aos estudantes da rede pública que a graduação é uma realidade possível para eles.
Terra

Leis e políticas

Lei inclui educação moral e cívica em escolas públicas e particulares do DF

Publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (9), a norma dá prazo de 120 dias para que o Conselho de Educação do DF faça a regulamentação. Na prática, isso significa que as escolas devem começar a aplicar o conteúdo até, no máximo, começo de julho.
A ideia é que "princípios de moralidade e civilidade" sejam inseridos na educação como "conteúdos tranversais", sem alterar as disciplinas já definidas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
G1

Ensino Superior

Justiça determina que Metodista recontrate 80 professores demitidos em 2017

A Justiça determinou que a Universidade Metodista de São Paulo reintegre, em até 15 dias, 80 professores que haviam sido desligados da instituição em dezembro do ano passado.
Em sentença publicada na última sexta (9), a juíza Valéria Pedroso de Moraes também estipulou que sejam pagos os salários vencidos desde a "injusta dispensa" até a reintegração, "com reflexos em férias acrescidas do terço constitucional, 13º salário e FGTS".
Uol

Justiça proíbe universidade de expulsar calouros por não participarem de oficinas com “gênero” e “movimento LGBT”

A Justiça Federal atendeu a um pedido da Associação Escola Sem Partido e proibiu que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) expulse calouros que não comparecerem a oficinas com temas como “identidade de gênero” e “movimentos LGBT”.
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da Justiça Federal em Brasília, decidiu nesta segunda-feira que que a universidade não pode desligar alunos que se recusem a comparecer às oficinas por motivos filosóficos ou religiosos.
Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

Doria afirma não ter recuo na previdência de professores

O prefeito João Doria (PSDB) pediu compreensão aos professores da rede municipal de São Paulo e afirmou que a paralisação, além de não ter nada a ver com educação, traz prejuízos aos alunos e seus familiares. Em discurso durante coletiva de imprensa sobre a retomada da Operação Delegada, responsável por combater, principalmente, o comércio ambulante ilegal na capital paulista, o prefeito atestou que não há recuo na agenda da Previdência. “Vamos votar a Previdência municipal e aprová-la na Câmara, não tem recuo”.
Carta Educação

Eventos

Projetos de jogos virtuais pré-selecionados são divulgados

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do Ministério da Educação, divulgou nesta segunda-feira, 12, o resultado preliminar do edital de Fomento à Inovação na temática de jogos virtuais. Foram selecionados 11 projetos. Os jogos educacionais selecionados são voltados a cursos de licenciatura e terão o valor máximo de financiamento de R$ 100 mil.
MEC

Países lusófonos discutem políticas de educação de adultos

O Ministério da Educação realiza a 1ª Oficina sobre Boas Práticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nesta segunda-feira, 12, e terça-feira, 13, em Brasília. O objetivo do evento é promover a discussão técnica sobre a alfabetização e a educação de jovens e adultos, com foco no acesso, formação de educadores, equidade e inclusão social. As conclusões da oficina serão levadas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, à 10ª Reunião de Ministros de Estado da Educação da CPLP, que acontece em 16 de março, em Salvador.
MEC

Outras do dia

Bancado com dinheiro de universidade, Fórum Social Mundial terá “Festival de Cerveja”

A programação do Fórum Social Mundial, que ocorrerá na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e receberá R$2,2 milhões da instituição de ensino, inclui até mesmo um “Festival da Cerveja Artesanal”.
O “Primeiro Festival de Cerveja Artesanal e Culturas de Resistência” será composto por oficinas, debates e shows voltados para a produção de cerveja artesanal como uma forma de resistência ao capitalismo e... captação de recursos.
Gazeta do Povo

Alunos do Instituto Federal de SP denunciam professor por comentário racista

O professor José Guilherme de Almeida, que faz parte do quadro docente do Instituto Federal de São Paulo fez uma postagem racista no sábado (10) em suas redes sociais onde afirma ter ódio de negros e pardos, descreve a alimentação deles como "macabra".
G1

MPF denuncia professor da UnB por discriminar aluna com deficiência visual

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) denunciou à Justiça, neste mês, um professor da Universidade de Brasília (UnB) suspeito de discriminar, em sala de aula, uma aluna de engenharia química que tem deficiência visual. Além do crime supostamente praticado em duas ocasiões, o MP aponta prática de improbidade administrativa.
G1