quinta-feira, 15 de março de 2018

Notícias de Educação - 15/mar/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Aprendizado no mundo real explica eficácia do homeschooling

No homeschooling é possível dar uma boa formação intelectual despendendo poucos recursos. Conforme observa-se nos países que já tem uma tradição de desescolarização, um dos benefícios de se educar em casa é potencializar a qualidade do aprendizado. Isso acontece porque se ministra um ensino individualizado e personalizado que respeita o ritmo da criança.
Gazeta do Povo

Avaliação

Encceja Nacional 2018 será aplicado no dia 5 de agosto

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Nacional será aplicado no dia 5 de agosto em todo o país para as pessoas que buscam os diplomas dos ensinos fundamental e médio. O edital com as regras do exame foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14).
G1

Inscrito no Encceja 2018 que faltar e não justificar ausência terá de ressarcir custo ao governo, diz Inep

G1

Gestão

Base Nacional: 4 pontos de boas práticas internacionais

Este ano marca o início de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Infantil e Fundamental no País. Para o Ensino Médio, o desafio será aprovar a Base seguindo os moldes da reforma da etapa assinada em 2016. De acordo com a terceira meta do Plano Nacional de Educação (PNE), as bases para os currículos devem conter os direitos e objetivos que cada aluno deve aprender. E para que o texto não fique no papel, o Brasil pode se inspirar nos países que já passaram por esse processo. Listamos 4 fatores importantes para uma base curricular sólida.
O Estado de São Paulo

CIEB lança projeto para aproximar empreendedores e escola pública

Para apoiar quem cria em quem usa produtos e serviços de tecnologia na educação, o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), em parceria com a Fundação Lemann e a Omidyar Network, lança o projeto Seleção e Aquisição de Tecnologias Educacionais. Da parte dos gestores e educadores, o projeto vai propiciar que as compras sejam realizadas de modo ágil, eficiente e seguro, em alinhamento com as propostas pedagógicas, gerando inovação no processo de aprendizagem dos alunos. Os fornecedores serão mapeados e apoiados a se adequar aos processos de compras do setor público.
Porvir

DF: Lotação máxima nas salas

Professores de três regionais de ensino do Distrito Federal enfrentam o desafio de ensinar em turmas que estão no limite do número de alunos permitidos pela legislação. Orientação da própria secretaria sugere classes com menos estudantes
Correio Braziliense

Inclusão

USP, Unicamp e Unesp têm despesa 42% maior com inclusão e pedem verba

Com o aumento das iniciativas de inclusão, como cotas raciais e para estudantes da rede pública, USP, Unicamp e Unesp pressionam a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) por recursos extras para bancar os gastos com permanência estudantil. Relatório enviado pelo conselho dos reitores das universidades (Cruesp) ao governo em janeiro e obtido pelo Estado aponta que, descontada a inflação, o custo desse tipo de auxílio aumentou 42% nos últimos cinco anos.
O Estado de São Paulo

Universidades públicas do Rio vão submeter candidatos cotistas a comissões

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPF-RJ) recomendou, nesta quarta-feira (14), que a política de entrada em universidades públicas no estado por meio de cotas raciais seja mais controlada. Isso porque diversos estudantes chegaram a disputar essas vagas mesmo não fazendo parte do grupo que teria tal benefício por direito.
iG

Escolas e universidades de SP têm um caso de injúria racial a cada cinco dias

O estado de São Paulo registra um caso de injúria racial em estabelecimentos de ensino a cada 5 dias, segundo dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo obtidos pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação.
G1

Alunas de escola pública de SP denunciam professores que teriam banalizado estupro e assédio: 'sangue ferveu'

G1

Leis e políticas

"Precisamos de uma política pública que dê prioridade à primeira infância"

A declaração de Angela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social, destaca uma questão urgente, mas que ainda não recebe a devida atenção do governo. Para ela, educação e leitura são dois dos pilares que devem ser cultivados desde cedo a fim de formar cidadãos plenos e autônomos
Correio Braziliense

Deputada alerta que se não houver mudanças, Fundeb acaba em 2020

A necessidade de tornar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente e aumentar a complementação da União foi debatida hoje (13) por secretários de Educação estaduais, durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Fortaleza. A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que é relatora da proposta de emenda à Constituição que traz essas mudanças, lembrou que o Fundeb deve acabar em 2020, se não for aprovada uma alteração na Constituição.
EBC

Educação moral e cívica nas escolas do DF: governo quer derrubar lei na Justiça

O Governo do Distrito Federal informou ao G1 nesta quarta-feira (14) que vai recorrer à Justiça para derrubar a lei que obriga escolas públicas e privadas da capital a incluir o tema "educação moral e cívica" na grade curricular dos ensinos infantil e fundamental – nas escolas públicas e particulares.
G1

Para especialistas, volta de Educação Moral e Cívica é 'retrógrada'

Correio Braziliense

Opinião

Desafios reais na licenciatura fazem alunos repensarem papel da tecnologia na educação

Os resultados da experiência nesta disciplina foram bastante satisfatórios. Ao final, eles relataram que puderam compreender o papel do professor de informática e que haviam entendido a importância do professor de informática para educação atual.
Porvir

Estatística, pesquisas e estudos

Inep publica panorama da última década do Sistema de Avaliação

Um relatório sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acaba de ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Disponível no Portal do Inep, o documento tem por objetivo apresentar aos gestores educacionais e demais públicos de interesse um panorama da última década – precisamente, o período compreendido entre 2005 e 2015.
MEC

Ensino Superior

Faculdades dizem que atrasos no Fies prejudicam calendário de matrículas

O calendário de matrículas nas instituições de ensino privado está sendo afetado este ano por atrasos no programa de financiamento estudantil Fies. Faculdades e universidades privadas reclamam que entraves burocráticos criados no novo modelo do programa estão inviabilizando matrículas e acabam por impactar também a entrada de estudantes pagantes.
Uol

Profissionais da Educação

Após tentativa de invasão, Câmara de SP barra entrada de professores

A Câmara Municipal de São Paulo, na região central da cidade, foi fechada para o acesso ao público, no final da manhã desta quarta-feira (14), após uma tentativa de invasão comandada por professores da rede pública municipal. Eles protestam no local desde a noite dessa terça (13) e acamparam na calçada da casa legislativa com oito barracas.
Uol

PM atira bombas contra professores na Câmara de SP; CCJ muda Previdência

Uol

Em meio a repressão, projeto que altera previdência de professores é aprovado pela CCJ

Carta Educação

SP: ato de professores tem bomba, gás e balas de borracha

Terra

MG: Diante da greve dos professores, secretário de Educação pede reflexão

Professores da rede estadual de ensino decidem, nesta quinta-feira (15), em assembleia da categoria, os próximos rumos da greve, que completa uma semana. A categoria cobra o cumprimento de acordo do governador Fernando Pimentel de conceder os ajustes de 14,97% do piso nacional, referentes a 2017 e 2018.
Com os cofres públicos às mínguas e limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estourado, o governo não apresentará nova proposta para cessar a paralisação, que atinge 16% das 3.653 escolas.
Estado de Minas

Greve dos servidores da educação de Cabo Frio, RJ, termina após mais de 40 dias de paralisação

A greve dos servidores da educação de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, terminou nesta terça-feira (13) após mais de 40 dias de paralisação. A decisão foi tomada pelo sindicato que representa a categoria em uma assembleia realizada no Colégio Dilson Duarte. O estado de greve ainda permanece.
G1

Eventos

Especialistas defendem formação de professores para a cultura da paz

Especialistas ressaltaram a necessidade de políticas públicas para a formação de professores para promover a cultura da paz nas escolas, em audiência pública nesta quarta-feira (14). O debate foi promovido pela comissão especial destinada a elaborar propostas legislativas para desenvolver a cultura da paz.
Câmara

Outras do dia

Estudantes dos EUA abandonam as salas de aula para protestar contra as armas

Estudantes abandonam as salas de aula em várias cidades dos Estados Unidos para protestar contra a violência com armas nas escolas, para marcar um mês da matança de 17 pessoas em um colégio de Parkland, Flórida. Na fotografia, dezenas de estudantes do instituto Druid Hills participam em um protesto nacional contra a venda de armas em Atlanta, Georgia, dia 14 de março de 2018. 1Estudantes abandonam as salas de aula em várias cidades dos Estados Unidos para protestar contra a violência com armas nas escolas, para marcar um mês da matança de 17 pessoas em um colégio de Parkland, Flórida.
El País