sexta-feira, 16 de março de 2018

Notícias de Educação - 16/mar/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Programa educativo combate o consumismo

Discutir o consumismo e incentivar as crianças de 6 a 12 anos a pensar sobre seu cotidiano e hábitos que impactam o meio ambiente são os objetivos do programa EcoAtivos, que vai atingir 500 escolas da rede pública em sete cidades do Brasil.
O projeto quer ampliar o conhecimento de professores, diretores, gestores e comunidade escolar para a adoção de atitudes sustentáveis. É uma espécie de alfabetização ambiental para adultos com o objetivo de chegar aos estudantes.
Gazeta do Povo

Português, matemática e... “empatia”? Disciplina começa a ser incluída nos currículos escolares

Incluída gradativamente no currículo de escolas públicas brasileiras, a empatia é uma habilidade socioemocional que pretende formar o estudante para os desafios do século 21. Especialistas, porém, apontam inúmeras ressalvas sobre a inclusão deste tipo de conteúdo em sala de aula: criar uma disciplina tão específica pode sobrecarregar um currículo já ineficaz.
Gazeta do Povo

Desenvolvimento das habilidades socioemocionais (Parte 1)

É difícil responder ao tiroteio ocorrido na escola Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland, Flórida, sem ser dominado por sentimentos diversos como medo e tristeza. As causas são complexas, sua frequência e o fatalismo sombrio envolve a política de armas e de educação.
A Havard Graduate School of Education reuniu uma série de informações para ajudar educadores e pais a lidarem e começarem a construir resiliência – uma das habilidades socioemocionais – em suas famílias e comunidades escolares.
Guia Escolas

Desenvolvimento das habilidades socioemocionais (Parte 2)

Guia Escolas

Desenvolvimento das habilidades socioemocionais (Parte 3)

Guia Escolas

NOVA ESCOLA traz 600 novos planos de aula de Matemática

A partir de agora, os professores podem acessar 600 novos planos de aula de Matemática no site de NOVA ESCOLA. “Este é só um primeiro passo de um projeto mais ambicioso que contará com 6 mil planos de todas as disciplinas alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz Juliana Cavalcante, gerente de produtos pedagógicos de NOVA ESCOLA. Até o final de março, 1.500 planos de aula de Matemática devem estar disponíveis na plataforma.
Nova Escola

Gestão

‘O ensino médio brasileiro não serve para nada’, diz secretária-executiva do MEC

Secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães aposta no engajamento de professores e alunos para tirar a reforma do ensino médio do papel. Segundo ela, todos clamam por uma reformulação do setor que "não funciona". A menos de um ano do fim do mandato Temer, a mudança na etapa aguarda, no entanto, a homologação da Base Nacional Comum (BNCC) do Ensino Médio, que sequer foi apreciada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
O Globo

Ensino integral permite maior aproveitamento e participação de alunos em atividades escolares

Cantar, tocar e dançar no ambiente escolar se limita, no máximo, aos intervalos entre as aulas, pois é comum encontrar alunos nos corredores disparando notas em um violão ou colocando em prática a coreografia do último lançamento pop. Mas, com o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), instituído pelo Ministério da Educação, essas atividades tornaram-se muito mais palpáveis aos estudantes em horários do contraturno às aulas. Além disso, são fatores decisivos para a redução da evasão e para a adesão de novos estudantes às instituições que oferecem esse diferencial.
MEC

RS: Governo do Estado fecha escolas sem consultar comunidades, critica Conselho de Educação

O Conselho Estadual de Educação, responsável por fiscalizar as políticas públicas educacionais, diverge do governo do Estado no que diz respeito ao fechamento de escolas. O presidente do Conselho Estadual de Educação, Domingos Buffon, alega que existe falta de diálogo do Executivo com as comunidades afetadas pelos fechamentos de unidades, ressaltando que o trâmite legal frequentemente não é respeitado pela Secretaria da Educação (Seduc). Segundo o presidente do Conselho, o governo chega a consultar as comunidades só após os fechamentos.
Zero Hora

Leis e políticas

BNCC em pauta: os desafios após a aprovação

Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve ser implementada nas escolas de educação básica e ensino fundamental de todo o país em até três anos. No entanto, isso não significa que o debate em torno do texto que serve de parâmetro para os currículos estaduais, tenha terminado.
Correio Braziliense

Projeto exige capacitação de professores e funcionários de escolas em primeiros socorros

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 9468/18) que obriga a capacitação de professores e demais funcionários de escolas de ensino ou recreação infantil e fundamental em noções básicas de primeiros socorros.
Câmara

Aprovada urgência ao projeto que exige capacitação em primeiros socorros para professores

Câmara

Escolas do DF questionam lei que institui educação moral e cívica

Representantes das escolas particulares do Distrito Federal afirmam que a lei que institui conteúdos de educação moral e cívica na matriz curricular é redundante. O coordenador pedagógico do Mackenzie e membro do Conselho de Educação do DF, Marco Antônio Del Isola, afirma que os conteúdos já são abordados em momento exclusivos e também em disciplinas diversas.
G1

Opinião

Mais inovação, mais desigualdade?

Estou feliz em ver que essa transformação está mais rápida do que eu pensava em algumas escolas brasileiras.
A realidade das nossas escolas públicas é diferente: as inovações ainda não chegaram e elas não estão tendo transformação quase nenhuma. Ou seja, as inovações não chegam às pessoas que mais precisam. No início dessa revolução, eu acreditava que a tecnologia era um fator que iria aproximar as duas realidades, a Educação dos pobres e dos ricos, mas agora estou achando quer ela vai aprofundar esse fosso.
O Estado de São Paulo

Um professor brasileiro transformando a educação

Nesta semana, uma delegação de brasileiros vai a Dubai participar do Global Education and Skills Forum, um encontro repleto de propostas para assegurar que o mundo consiga realizar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que preconiza que todos tenham acesso à educação primária e secundária de qualidade, possam concluí-la e se envolver numa jornada de aprendizagem ao longo da vida.
Pela segunda vez, um brasileiro está entre os dez finalistas. Diretor de escola em São José do Rio Preto, em São Paulo, Diego Mahfouz Faria Lima mereceu destaque por transformar sua escola, localizada em área de tráfico de drogas e violência e anteriormente considerada uma das piores do estado em evasão, clima escolar e aprendizagem, em referência nacional e agora internacional. Ao contrário do que parece, a escola não era ruim por falta de disciplina.
Folha de São Paulo

Técnico e Profissionalizante

Plataforma abrigará dados sobre a educação profissional no Brasil

A Plataforma Nilo Peçanha foi lançada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação nesta quinta-feira, 15. A ferramenta traz dados de mais de 650 unidades de ensino que participam da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, tais como informações sobre matrículas e oferta de cursos e investimentos, construindo um retrato da educação profissional, científica e tecnológica do Brasil.
MEC

Ensino Superior

Justiça ordena reintegração 'forçada' de professores e multa Unimep por descumprir decisão

A Justiça do Trabalho determinou nesta quinta-feira (15) a reintegração "forçada" dos docentes da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) que foram desligados em dezembro de 2017. As readmissões estão marcadas para segunda-feira (19) e serão feitas por um oficial de Justiça. Segundo a juíza, a mantenedora da instituição de ensino não cumpriu a decisão de recontratar os docentes no prazo e, por isso, é necessária a intervenção do Judiciário.
G1

Profissionais da Educação

MG: Professores estaduais decidem manter greve após assembleia da categoria

Os educadores da rede estadual decidiram pela greve por tempo indeterminado em Minas Gerais. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada nesta quinta-feira (15). Um novo encontro foi marcado para reavaliar o movimento no próximo dia 22 de março.
Os professores estão parados há uma semana e afirmam que, até agora, não tiveram propostas a respeito do pagamento do piso salarial, fim do parcelamento dos salários e do 13º salário.
Hoje em Dia

SP: Professores voltam a protestar contra mudança em previdência

Um dia depois de protesto que acabou em ataques da Polícia Militar e da Guarda Civil, servidores de São Paulo — em sua maioria, professores —, voltaram a se manifestar ontem, na Câmara de Vereadores. Eles são contrários à proposta de reforma da previdência enviada pela Prefeitura. Durante o ato, em audiência pública na Câmara, vereadores e servidores discutiam o projeto de lei que prevê aumento da contribuição previdenciária de11% para 14%. O clima foi de tensão entre alguns vereadores e os professores.
O Povo

Outras do dia

Escola municipal do Rio receberá nome de Marielle Franco, anuncia Crivella

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), detalhou, nesta quinta-feira (15), o Plano de Recuperação da Rede Municipal de Ensino do estado. Antes disso, no entanto, Crivella aproveitou a oportunidade e, dado que falava de educação, anunciou que dará o nome da vereadora Marielle Franco (Psol) a uma escola municipal.
iG

Estudantes da UFC protestam contra docente denunciado por assédios

Para reforçar o repúdio às denúncias de assédio em sala de aula e cobrar efetividade na punição de professor acusado de assediar alunas, estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) se reuniram em protesto, ontem, no Departamento de Física, no Pici.
O Povo