quinta-feira, 12 de abril de 2018

Notícias de Educação - 12/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Fileiras na sala de aula, nunca mais

É possível ter uma escola inteira fora do modelo tradicional de organização? Sem carteiras enfileiradas, sem ter a lousa e o professor sendo os principais focos da aula? A ideia de abandonar completamente o modelo das salas de aula organizadas por fileiras pode ser chocante para a maioria dos educadores. Mas algumas escolas já vivem (bem) em novos formatos. “É uma mudança de cultura”, afirma Célia Senna, formadora de professores da consultoria INovAÇÃO.
Gestão Escolar

A escola está preparada para a Educação 4.0?

Em um mundo onde robôs, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Linguagem Computacional estão em alta, como a escola deve promover novas experiências para os alunos? Karen Andrade, consultora em Tecnologia Educacional da Planneta, empresa do grupo Vitae Brasil (www.vitaebrasil.com.br), diz que é preciso propor aos jovens novas soluções após investigar, descobrir, conectar, criar e refletir a partir dos resultados, para que possam testar infinitas possibilidades na aprendizagem cotidiana. “Nativos digitais preferem aprender por meio de experiências”, afirma.
Portogente

Mia Couto: “O professor tem que ser um contador de histórias”

No Brasil para lançar a última obra de uma trilogia em que fala sobre um dos mais emblemáticos episódios da história de seu país, a queda do imperador Gungunhane, o autor concedeu entrevista a NOVA ESCOLA, em que comentou sobre a própria experiência escolar – e um professor que marcou sua vida –, sua relação com a gramática e arriscou uma sugestão: é preciso que haja mais espaço para a imaginação.
Nova Escola

Professora desenvolve projeto que estuda cultura afro na matemática

Todos os povos têm os seus saberes, seu acúmulo específico de experiências, aprendizados e invenções. O raciocínio, a razão, o pensamento lógico e abstrato, as capacidades de observar, comparar, medir e selecionar, estão presentes em todas as sociedades. Em maio de 2016, foi dado início a atividade do programa Etnomatemática com 17 alunos do segundo ano da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, em Joinville (SC).
Porvir

Avaliação

Enem 2018 recebe mais de 2,5 milhões de pedidos de isenção; prazo termina no domingo (15)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 recebeu, até as 10h30 desta quarta-feira (11), 2,57 milhões de pedidos de isenção da taxa de inscrição. O prazo para candidatos solicitarem o benefício foi prorrogado para o próximo domingo, dia 15 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).
G1

Inclusão

Igualdade de gênero na Educação: por que ainda é importante falar sobre isso?

Ainda hoje, mundialmente, nascer menina significa estar mais propensa a nunca colocar os pés em uma sala de aula: há 34 milhões de meninas fora da escola primária no mundo, do total de 63 milhões de crianças. Somente 35% das meninas seguem carreira no campo de exatas na Educação Superior, de acordo com o relatório Unesco “Cracking the code” (2017). No Brasil, 26,1% das meninas que não estudam deixaram a escola para realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) (2016); outros estudos apontam também a gravidez como importante causa da evasão escolar de mulheres jovens.
A preocupação não é apenas em relação às meninas na escola ou fora dela, mas às consequências disso em suas vidas
O Estado de São Paulo

Concursos terão análise visual de cotistas negros

Candidatos em qualquer concurso público federal que se autodeclararem negros terão de passar obrigatoriamente por uma comissão visual para confirmar a etnia. O Ministério do Planejamento publicou anteontem uma portaria no Diário Oficial que define as diretrizes para a realização desse tipo de aferição, que passa a valer a partir de qualquer edital aberto agora.
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Relator do projeto “Escola sem Partido” critica doutrinação política

O relator da comissão especial que analisa o projeto de lei da chamada Escola sem Partido (PL 7180/14), deputado Flavinho (PSC-SP), afirmou na última terça-feira (10), durante audiência pública, que a doutrinação política é um problema que existe no sistema educacional do país e que seu relatório pretende propor soluções para essa realidade. O deputado deve apresentar seu parecer até o final do mês de abril.
Câmara

Em reunião no CNE, ministro destaca importância do diálogo na construção da Base Comum Curricular

O ministro da Educação, Rossieli Soares, espera que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio seja homologada até o fim deste ano, de forma que o processo de implementação possa ser iniciado em 2019. Para isso, ele garantiu, em reunião realizada no Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta quarta-feira, 11, que a Base será prioridade este ano.
Antes de homologada, a BNCC será debatida em audiências públicas pelo próprio Conselho, que deverá aprová-la antes da homologação.
MEC

Ensino Superior

Proposta defende cursos de humanas nas universidades públicas

Se uma ideia legislativa (IL) pretende eliminar os cursos de ciências humanas das universidades públicas com o objetivo de enfatizar “cursos de linha”, como medicina, direito e engenharias”, outra iniciativa está em votação para defender a continuidade da oferta destes cursos nas instituições públicas.
Gazeta do Povo

UFPR diz que tenta acordo com alunos que ocupam departamento no prédio da reitoria

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da assessoria de imprensa, informou, na manhã desta quarta-feira (11), que tenta entrar em um acordo com os cerca de 20 estudantes que ocupam o Departamento de Licitações e Contratações, na Reitoria, em Curitiba, desde terça-feira (10).
De acordo com a universidade, o grupo manifesta pedindo melhores condições de trabalho para os funcionários do Restaurante Universitário (RU). Eles também são contra a terceirização do RU.
G1

Após protesto de alunos, Unesp Rio Claro suspende atividades de restaurante

A direção do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP), suspendeu temporariamente as atividades do restaurante universitário do campus, nesta quarta-feira (11). A decisão ocorreu após cerca de 50 alunos almoçarem no local sem pagar na terça-feira (10). A instituição avalia o ato dos estudantes como uma invasão.
G1

Análise de novos cursos busca consistência nas propostas, diz CAPES

Na abertura da edição 2018 do seminário “Orientações para a elaboração de propostas de cursos novos” a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) enfatizou que a tendência da análise será cobrar mais consistência das propostas.
Capes

Alunos do Direito-USP fazem mapa ideológico

Integrantes do Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo de São Francisco, fizeram uma lista dos calouros da instituição, separando-os por seus interesses políticos, gostos musicais e até religião. O documento interno, uma planilha no Google, vazou e causou repúdio dentro da faculdade.
O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

MP registra cerca de 400 reclamações sobre concurso da Secretaria de Educação de MG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou, nesta quarta-feira (11), que cerca de 400 reclamações sobre o concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE) foram registradas pela ouvidoria do órgão até a tarde desta terça-feira (10).
Entre os principais motivos das queixas, estão, por exemplo, provas que teriam começado em horários diferentes, candidatos com celular, envelopes de cadernos de questões que teriam chegado abertos e cadernos xerocados.
G1

Eventos

Reunião discute estratégias para sistema de educação escolar indígena no AM

A Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI/AM) é realizada até a próxima sexta-feira (13), na sede da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), no bairro Japiim 2, Zona Sul de Manaus. O objetivo é analisar e aprovar o regimento interno do conselho e eleger o presidente e vice, que atuarão até o próximo ano.
G1