sexta-feira, 13 de abril de 2018

Notícias de Educação - 13/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Passeios fotográficos revelam o olhar das crianças sobre a cidade

Oficina sensibiliza famílias e educadores para escutar crianças por meio de fotos e reflexões que trazem a perspectiva delas sobre o espaço público
Porvir

Gestão

SP: Na educação, Alckmin amplia ensino integral na rede estadual, mas segura reajuste a professores

Além de entregar obras de mobilidade com atraso e não reduzir a emissão de poluentes em São Paulo, como mostrou a equipe de checagem do GLOBO, o pré-candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB-SP) deixou o governo do estado na semana passada sem cumprir totalmente a meta de investir na carreira de professor.
O Globo

Leis e políticas

Profissional de apoio atenderá a no máximo três alunos com deficiência

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (11) projeto que determina o máximo de três alunos com deficiência a serem atendidos pelo profissional de apoio escolar. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 278/2016 prevê ainda que o profissional poderá ser contratado e pago pela família do aluno, mesmo para atuar em escolas públicas. O texto segue para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em caráter terminativo.
Senado

Opinião

De olhos bem abertos

Nove entre dez brasileiros entendem que a má qualidade do nosso ensino impede o país de avançar; essa percepção é o primeiro grande passo para darmos a devida prioridade à formação do nosso povo
O olhar crítico e preciso de um povo sobre as reais fragilidades de seu país é um elemento fundamental para que uma sociedade rompa um ciclo vicioso de pobreza, corrupção e violência e ingresse em outro, virtuoso, de desenvolvimento, igualdade e justiça social.
O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Casos de bullying aumentam 8% em escolas estaduais de SP, diz secretaria

Foram 564 casos registrados em 2017, 80 a mais do que no ano anterior. Número de ocorrências pode ser maior, já que muitos alunos não denunciam a prática.
Os casos registrados de bullying registrados em escolas estaduais de São Paulo aumentaram 8% em 2017, em relação ao ano anterior. Os número foram fornecidos pela Secretaria de Educação do estado.
G1

Segundo dados do MEC, cerca de 20 mil estudantes assistem às aulas em hospitais

Um levantamento feito pelo Núcleo de Jornalismo de Dados do GLOBO com base nos números do Censo Escolar mostra que o Rio tem a quarta maior taxa de alunos em hospitais no Brasil, com 94 para cada 100 mil matrículas. O Espírito Santo lidera, com 138 a cada 100 mil matrículas. Os microdados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) revelam que houve uma evolução na taxa de matrículas em hospitais no país entre 2013 e 2017 (veja no gráfico abaixo). No ano passado, elas somavam 20,6 mil, de um total de quase 54 milhões de inscritos em todos os níveis de escolaridade básica — da educação infantil ao ensino médio e técnico, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Globo

Profissionais da Educação

CE: Professores da rede municipal anunciam greve da categoria

Os professores da rede municipal de educação de Fortaleza entram em greve na próxima quarta-feira, 18. A decisão foi tomada hoje, em assembleia na Escola Filgueiras Lima. Profissionais da categoria rejeitam proposta de reajuste salarial feita pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) que, para eles, fere a lei do piso dos docentes.
O Povo

Ensino Superior

As universidades estão deprimindo os estudantes?

Pesquisa realizada nos EUA aponta que pelo menos 20% dos estudantes universitários tem depressão ou ansiedade. Além das pressões do meio acadêmico, o uso excessivo de redes sociais, a falta de qualidade do sono e a mudança repentina de ambiente também estão entre os fatores causadores da doença.
Gazeta do Povo

Governo federal transforma dois câmpus de universidades públicas do Nordeste em novas instituições de ensino

Duas novas instituições de ensino públicas foram criadas na região Nordeste, de acordo com projeto de lei assinado pelo presidente da República, Michel Temer, na última quarta-feira (11).
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí, e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), em Guaranhuns (PE), serão desdobramentos de câmpus de instituições já existentes.
G1

Temer: criação de universidades mostra atenção do governo com educação superior

Planalto

Estudantes ocupam prédio da reitoria da Universidade de Brasília

Em protesto contra o corte de gastos na Universidade de Brasília (UnB), um grupo de estudantes decidiu ocupar a reitoria da instituição no início da tarde desta quinta-feira, 12. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), cerca de 500 pessoas estão no local. Segundo a corporação, algumas viaturas se encontram no local, mas responsabilidade pelo prédio é da Polícia Federal.
O Estado de São Paulo

Eventos

Espaço para educação participativa

Qual é a função do jovem na construção de uma educação eficaz e de qualidade? Essa é a principal questão a ser debatida na mesa de conversa que ocorre na sede do projeto Jovem de Expressão, no próximo dia 23. A discussão faz parte da Brazil Conference at Harvard and MIT, promovida em 6 e 7 de abril em Boston, nos Estados Unidos.
Correio Braziliense

Outras do dia

Alunos do Direito da USP fazem mapa ideológico

Integrantes do Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), no Largo de São Francisco, fizeram uma lista dos calouros da instituição, separando-os por seus interesses políticos, gostos musicais e até religião. O documento interno, uma planilha no Google, vazou e causou repúdio dentro da faculdade.
R7

Estudantes ocupam prédio da Sorbonne sob ameaça de repressão policial

Diversas faixas na entrada, pichações nos muros, carteiras e cadeiras dispostas aqui e ali, uma dispensa e uma cozinha improvisadas. Os sinais deixam claro a todos os visitantes que o centro Tolbiac, um dos anexos da prestigiosa universidade Sorbonne de Paris, está “ocupado” e funciona de maneira diferente há várias semanas. A RFI conversou com os manifestantes para entender suas reivindicações.
G1