segunda-feira, 16 de abril de 2018

Notícias de Educação - 16/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como fazer perguntas propositivas para os alunos

Não existem perguntas certas ou erradas, mas algumas têm capacidade maior de instigar a curiosidade e fazer refletir. É o que defende a norte-americana Rhonda Bondie, da Harvard School of Education (EUA), que esteve em São Paulo (SP) para a 4ª Conferência de Educação da St. Paul’s School, que ocorreu em março e reuniu especialistas de diversas partes do mundo para discutir a necessidade de promover um ambiente feliz, seguro e estimulante para que ocorra a aprendizagem dos alunos.
Porvir

Quantidade de horas de estudo não deve ser referência para sucesso

Recentemente, uma mãe nos relatou que o filho não estava conseguindo boas notas mesmo estudando mais de dez horas por dia. Além das aulas tradicionais no período da manhã e da tarde, ele precisa fazer as tarefas da escola à noite. Lazer? Apenas algumas horas no final de semana, afinal, é ano de vestibular e Enem.
Vocês já devem imaginar o motivo do mau rendimento do filho. Isso mesmo, o cansaço.
Brasil Escola

Inspirado em filme, projeto em escola pública de Piracicaba estimula reflexão e resulta em dois livros escritos por alunos

As carteiras organizadas em fileiras dão lugar a um círculo formado por alunos de 11 a 16 anos. Ao centro, um enérgico professor de história de 37 anos que, em 1hora e 40 minutos, discute com os atentos participantes sobre educação, filosofia e a formação da sociedade a partir de obras clássicas da filosofia, filmes e música. Bem-vindos ao projeto "Sociedade dos Poetas Vivos", da Escola Estadual Manassés Ephrain Pereira, no bairro Monte Líbano, em Piracicaba.
G1

Gestão

Até com serrote em aula, Nova Zelândia se destaca com autonomia a alunos

Movimento chama a atenção por ser contrário de Estados Unidos e Brasil
O pequeno e desenvolvido país da Oceania tem chamado a atenção de especialistas internacionais por dar a escolas e alunos grau de autonomia impensado em outros centros, como Reino Unido, EUA ou até o Brasil. Em 2017, o país foi eleito o que mais bem educa para o futuro, segundo a revista britânica The Economist.
Folha de São Paulo

Como o Blockchain pode revolucionar a educação

Um estudo realizado pela Joint Research Centre, entidade científica que realiza estudos e fornece aconselhamento científico para as questões políticas da União Europeia, aponta diversas maneiras como o Blockchain pode revolucionar a Educação. Ele explica como a tecnologia pode, ao mesmo tempo, romper com as atuais normas institucionais e empoderar aprendizes e estudiosos. O estudo propõe oito aplicações muito interessantes do Blockchain na educação, considerando o atual estado dessa tecnologia e seu desenvolvimento.
TI Inside

Inclusão

Cotas raciais: 15 anos depois, professora da UnB faz balanço sobre reserva de vagas

A professora da UnB Renísia Filice – doutora em educação e pós-graduada em estudos étnicos e raciais – recebeu o G1 em seu gabinete para um balanço dos 15 anos de políticas afirmativas no país. Sobre a investigação, a docente afirma que os candidatos estão sendo reavaliados. "Pretendemos terminar os trabalhos ainda no primeiro semestre", diz.
Em entrevista anterior, Renísia explicou que a ideia da comissão "não é punir, apontar dedos, e nem instituir qualquer coisa como um tribunal racial", mas, sim, "propor uma discussão".
G1

DF: Crianças prematuras ou com deficiência têm atendimento gratuito em escolas

É durante os primeiros anos de vida que se formam conexões neuronais fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Por isso, bebês prematuros ou com algum tipo de deficiência precisam ser estimulados durante todo esse período. A rede pública de ensino oferece atendimento especializado para essa população por meio do Programa de Educação Precoce, criado há 31 anos. As crianças são atendidas por profissionais de diversas áreas, individualmente ou em grupo.
Correio Braziliense

Leis e políticas

É um equívoco utilizar unidades de saúde para atender a Educação Infantil?

Permitir que prédios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), já construídos e sem funcionamento, abriguem creches e escolas. Ou ainda que cumpram duplo atendimento como escolas e postos de saúde.
A possibilidade é vista com preocupação pelos especialistas que pleiteiam a Educação Infantil de qualidade. O temor é que os parâmetros mínimos de atendimento da etapa sejam perdidos e as crianças sejam prejudicadas em sua formação.
Carta Educação

Politicagem eleitoral, partidária e afins

Visita a acampamento pró-Lula garante horas complementares na UFPR

Gazeta do Povo

Bolsonaro quer difundir escolas militares para diminuir desigualdade de renda

Gazeta do Povo

Professor expulsa da sala de aula aluno que apoia Bolsonaro

Gazeta do Povo

Opinião

Ano eleitoral traz riscos à Educação

Como acontece a cada ano de eleições, a educação já está na boca dos pré-candidatos à Presidência. Podemos até adivinhar quais propostas não faltarão nos discursos: mais escolas em tempo integral, acabar com a aprovação automática, melhorar o salário dos professores. Também não faltará quem prometa mudanças no Enem, investimento de 10% do PIB e o aumento das vagas em creches.
O risco de um ano-calendário como este é que a educação real, que acontece no dia a dia das escolas e universidades, com os 56 milhões de estudantes brasileiros, acabe sem sair do lugar.
Zero Hora

Juventudes, no plural

Adulto em formação, rito de passagem, etapa de transição, todos iguais. Essas definições para as juventudes ficaram para trás com a mais recente proposta da Base Nacional do Ensino Médio entregue pelo Ministério da Educação (MEC). Saem os termos que camuflam as diferenças e entram os conceitos que valorizam a diversidade. Afinal, assim como na vida, a escola é lugar de pluralidade – de pessoas, identidades e objetivos.
O Estado de São Paulo

A decadência da educação superior no Brasil

O corte generalizado de investimentos por parte do governo federal compromete a retomada de programas estratégicos, como o de ampliação do acesso ao ensino superior. Ações do Ministério da Educação expressas por portarias em 2017 deixavam claro que tanto os juros para estudantes que pretendiam valer-se do Fies quanto a participação das instituições de ensino superior (IESs) nos financiamentos seriam maiores. Ao esvaziar o programa, o governo buscou alternativas. E elas não são boas para a educação.
Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Filosofia e sociologia obrigatórias derrubam notas em matemática

A inclusão de filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias no ensino médio em 2009 prejudicou a aprendizagem de matemática dos jovens brasileiros, principalmente os de baixa renda. A conclusão é dos pesquisadores Thais Waideman Niquito e Adolfo Sachsida, em estudo inédito que será publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Folha de São Paulo

Unicamp registra alta de 61,4% de calouros residentes fora de SP no vestibular 2018

O número de calouros da Unicamp residentes fora de São Paulo aumentou 61,4% no vestibular 2018, segundo a comissão organizadora do exame (Comvest). Ao todo, foram 247 ingressantes de 19 estados e do Distrito Federal, 94 a mais que a edição anterior.
G1

Ensino Superior

Pesquisa nas universidades brasileiras cresce em quantidade e qualidade

Levando em conta os dados mais recentes, de 2016, o Brasil é o 13º maior produtor de artigos científicos, entre Coreia do Sul e Holanda. Estados Unidos, China e Reino Unido lideram o ranking.
O crescimento em pesquisa nas universidades brasileiras registrado entre 2011 e 2016 melhorou a posição do país no cenário mundial.
Gazeta do Povo

Governo suspende criação de novos cursos de medicina. Quem perde: só as faculdades ou a sociedade?

No último dia 5, o Ministério da Educação confirmou formalmente a suspensão da criação de novos cursos de medicina no Brasil, que já havia sido ventilada no final do ano passado. A medida foi bem recebida por entidades médicas, que nos últimos anos passaram a cobrar uma fiscalização maior dos novos cursos após o afrouxamento das regras ocasionado pelo Programa Mais Médicos. Por outro lado, grupos de ensino particulares se manifestaram contra o que consideraram um excesso do governo, que teria cedido às pressões dos profissionais da saúde.
Gazeta dio Povo

Ocupação na UnB completa três dias; reitora assinou acordo de 'não penalização'

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) mantiveram neste sábado (14), pelo terceiro dia, a ocupação do prédio da reitoria no campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto. O grupo pede acesso ao orçamento da instituição e questiona medidas de austeridade anunciadas pelos gestores. O pacote inclui corte de terceirizados e estagiários.
G1

Eventos

Base curricular do ensino médio será debatida em audiências públicas

O Conselho Nacional de Educação (CNE) vai realizar audiências públicas nas cinco regiões do país para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. O documento vai orientar os currículos dessa etapa e estabelecer as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo do ensino médio em cada área de conhecimento.
EBC

Seminário discute atuação de universidades no desenvolvimento regional

Na próxima quarta-feira (18) o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara realiza um seminário sobre as instituições de ensino superior e o desenvolvimento regional.
O objetivo do seminário é discutir estratégias para a criação de Centros de Desenvolvimento Regional a partir das instituições de ensino superior.
Câmara

Comissão analisa aplicação de índice de qualidade da educação

Em reunião na terça-feira (17), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deverá analisar, em caráter terminativo, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 299/2014, que determina o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para todas as escolas de educação básica do Brasil, com exceção das exclusivamente dedicadas à educação especial.
Senado

Outras do dia

Duelo na educação básica

Zaher vendeu sua participação na Estácio para o fundo americano Advent por mais de R$ 400 milhões e decidiu focar no ensino básico. A Kroton, por sua vez, passou a buscar alternativas de crescimento. Na semana passada, os dois deram duas grandes tacadas. O SEB comprou uma escola em Goiânia, numa sucessão de aquisições que tem feito desde o início de 2017, e a Kroton anunciou a criação de uma holding para investir no ensino básico. Ou seja, vão brigar pelo mesmo mercado.
IstoÉ Dinheiro