quinta-feira, 19 de abril de 2018

Notícias de Educação - 19/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Realidade virtual: Como essa tecnologia ajuda na educação e aprendizagem?

Você já se imaginou mergulhando ao lado de uma espécie de tubarão? E se você soubesse que você pode viver essa e outras experiências sem sair do lugar? A Campus Party, maior evento de tecnologia e cultura nerd da América Latina, volta a Bahia com novidades tecnológicas que prometem favorecer não só a diversão, mas também a educação.
Conectando a realidade virtual com a educação é possível remodelar a forma como aprendemos. Isso possibilita que os jovens absorvam conteúdos de forma mais rápida e interativa. Essa tecnologia está sendo utilizada até em escolas, possibilitando que os alunos viagem no tempo e visitem museus em diferentes países. Tudo sem sair da sala de aula.
Correio

Professores apostam em projetos especiais para evitar evasão de alunos em Curitiba

Professores de Curitiba têm investido em projetos especiais para incentivar alunos a frequentar a escola.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que é alto o número de crianças e de adolescentes, entre seis e 14 anos, fora das salas de aula em Curitiba.
G1

Livros infantis que disparam boas conversas em sala de aula

Os livros infantis estão entre os materiais mais usados em sala de aula na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Básico. E por uma razão importante: eles podem compor um universo de temas que o professor quer trabalhar com as crianças e ampliar seu vocabulário e compreensão. “O livro é um ‘disparador’ para que as crianças possam pensar sobre algumas coisas, como respeito, o outro e aquilo que que é diferente”, diz Denise Tonello, orientadora educacional e pedagógica do 1º ciclo Ensino Fundamental 1 no Miguel de Cervantes, em São Paulo. Segundo ela, principalmente na faixa até o 3º ano, as histórias são importantes para trabalhar essa reflexão das crianças sobre vários assuntos.
O educador precisa estar ciente que não é uma questão de escolher o livro somente preso a ensinamentos moralizantes.
Nova Escola

Projeto desenvolvido em Brasília incentiva os alunos a lerem mais

Há cinco anos, o incentivo à leitura entre as crianças tem sido um dos pilares principais da Escola Classe 308 Sul, em Brasília. O projeto, que tem dois nomes – “Era uma vez” e “Sacola literária” –, consiste em emprestar um livro ao aluno, deixar que ele aproveite o conteúdo durante o final de semana e, a partir dessa vivência, criar espaço para discutir, em sala de aula, o que foi lido nos dias anteriores. O trabalho incorpora a meta do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no país em 18 de abril.
MEC

Gestão

TCU manda MEC fiscalizar certificação que garante bolsas de estudo

Auditoria identificou concessão a pessoas com remuneração acima do permitido, como 49 donos de barcos e 462 sócios de empresas
Ao apontar indícios de irregularidades no fornecimento de bolsas de estudo e fragilidade no acompanhamento, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira, 18, que o Ministério da Educação (MEC) sistematize o processo de concessão, renovação e monitoramento da Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) na Área da Educação - um requisito para entidades obterem renúncia fiscal.
O Estado de São Paulo

Vagas em creches predominam entre ações judiciais na área de educação

Um estudo sobre a judicialização da educação básica no Brasil mostra que as principais causas de ações na justiça são a busca por vagas em creches e a permissão para o ingresso no ensino fundamental de crianças com idade inferior ao determinado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
IstoÉ

Politicagem eleitoral, partidária e afins

Depois do esculacho, como fica a vida?

Traumas psicológicos, hostilidade nas redes sociais, processos judiciais e administrativos, dificuldade para seguir lecionando ou mesmo arranjar emprego, medo e preocupação em estar sendo constantemente observado. As dificuldades de docentes perseguidos pelo Escola Sem Partido (ESP) são duradouras. É o que relatam a NOVA ESCOLA três professores expostos pelo movimento nos últimos anos.
Nova Escola

Educação de Jovens e Adultos

Encceja Nacional já tem mais de meio milhão de inscritos

A edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) recebeu 542 mil inscrições em 48 horas, segundo balanço parcial divulgado na tarde desta quarta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
G1

Profissionais da Educação

Ministro promete continuidade no fortalecimento da educação

As políticas atuais de fortalecimento da educação brasileira, por meio de ferramentas como o Programa de Excelência Acadêmica, dirigido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e da formação continuada de professores, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), estão preservados e terão plena continuidade este ano.
A garantia foi dada pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, nesta quarta-feira, 18, durante sua primeira visita oficial à Capes, desde que assumiu o comando da pasta, há oito dias.
MEC

Paralisação de professores deixa ao menos 10 escolas particulares de BH sem aula nesta quinta

Pelo menos 10 escolas particulares de Belo Horizonte confirmaram a suspensão das aulas, por causa da paralisação dos professores, programada para esta quinta-feira (19). Já a lista divulgada pelo Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG) chega a 34 escolas. Com isso, cerca de 10 mil alunos ficam sem aula, nas contas dos representantes dos docentes.
Hoje em Dia

MG: Professores da rede estadual suspendem greve e aulas serão retomadas na segunda-feira

Os trabalhadores da rede estadual de ensino decidiram suspender, na tarde desta quarta-feira (18), a greve da categoria. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (23).
Ainda de acordo com o sindicato, a paralisação foi encerrada, mas com a manutenção do estado de greve, o que significa que a categoria vai continuar exigindo os seus direitos.
Hoje em Dia

CE: Professores da rede municipal em greve fazem protesto

Professores da rede municipal de Fortaleza bloquearam faixa da avenida Pontes Vieira, em frente à Secretaria Municipal da Educação (SME), na manhã de ontem, no primeiro protesto da greve iniciada no dia 11. Com faixas e cartazes, pediam melhorias estruturais nas escolas e respeito à Lei do Piso Nacional da Educação.
O Povo

Eventos

Curso de neurociência para professores mostra como crianças aprendem

Entender como as crianças e adolescentes aprendem é o primeiro passo para personalizar o ensino e atender às demandas dos estudantes que têm dificuldade. Esse é o objetivo da nova temporada do curso online Neurociência e Educação, que vai apresentar novas ideias para educadores diversificarem suas práticas pedagógicas.
Porvir

Entidades de ensino e pesquisa defendem maior inserção de universidades no desenvolvimento regional

Participantes de seminário internacional na Câmara defenderam nesta quarta-feira (18) a focalização das atividades das universidades no desenvolvimento regional e na integração com o setor produtivo.
Câmara

Outras do dia

Professora feminista ameaça alunos “escrotos”: “quero arrebentar fascista a pau”

Uma professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) afirmou em rede social que os estudantes que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff “serão cobrados com juros pela vida”.
Em postagem no Facebook, a professora chama os alunos, que classifica como “golpistas”, de “grotescos e escrotos” e declara ter “ódio de classe”.
Gazeta do Povo

Obesidade: cartilha preconceituosa será recolhida em São Paulo

Após receber reclamações de pais de alunos, a prefeitura de São José dos Campos (SP) mandou recolher das escolas públicas uma cartilha sobre hábitos alimentares, por causa de abordagem considerada preconceituosa sobre a obesidade infantil. A prefeitura informou que prestará os esclarecimentos sobre a medida que forem solicitados pela Promotoria da Infância e Juventude.
EBC